Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 11:54 Pesquisa avançada

Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE?

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE?

Mensagempor Moz » Ter, 12 de Junho 2012, 1:50

Já tentei de diversos métodos e não consegui, até ao momento, instalar e habilitar correctamente o Compiz no Lubuntu 12.04. Como deverei proceder para que tudo fique a funcionar? :S
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 12 de Junho 2012, 9:58

depois de sair do trabalho, lhe darei essa indicação!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Moz » Ter, 12 de Junho 2012, 13:25

Luis Cardoso » Ter Jun 12, 2012 9:58 am escreveu:depois de sair do trabalho, lhe darei essa indicação!


Obrigado. ;)
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 12 de Junho 2012, 18:25

Moz » 12 Jun 2012, 01:50 escreveu:Já tentei de diversos métodos e não consegui, até ao momento, instalar e habilitar correctamente o Compiz no Lubuntu 12.04. Como deverei proceder para que tudo fique a funcionar? :S

Primeiro de tudo, o que é que já fez para o activar? Convém saber o que já tentou!

Segundo, tem o Ubuntu + Lubuntu-desktop, ou instalou o Lubuntu de raiz?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Moz » Ter, 12 de Junho 2012, 19:43

Luis Cardoso » Ter Jun 12, 2012 6:25 pm escreveu:
Moz » 12 Jun 2012, 01:50 escreveu:Já tentei de diversos métodos e não consegui, até ao momento, instalar e habilitar correctamente o Compiz no Lubuntu 12.04. Como deverei proceder para que tudo fique a funcionar? :S

Primeiro de tudo, o que é que já fez para o activar? Convém saber o que já tentou!

Segundo, tem o Ubuntu + Lubuntu-desktop, ou instalou o Lubuntu de raiz?


Estava a correr o Lubuntu de base, mas entretanto optei pelo CM 18 LXDE que se está a demonstrar bem mais rápido e já traz o compiz instalado. No entanto, não está habilitado quando se inicia a sessão. Quando faço no terminal "compiz --replace", todos os efeitos ficam a funcionar, mas perco as bordas das janelas.

Só preciso, neste momento, de o colocar de início sem perder os botões e o título das janelas. ;)
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 12 de Junho 2012, 19:49

Boas Moz, instala o pacote "fusion-icon".

Vai ficar presente um ícone do Compiz no painel, nele defines o Compiz como o teu gerenciador de janelas (Window Manger) e o GTK como o teu decorador (Decorator).

Depois, para que estas alterações "arranquem" com o PC, tens dois processos:

- Adicionas o Fusion-Icon às tuas aplicações de arranque no ficheiro /etc/xdg/lxsession/autostart (o Luís corrige-me se não for exactamente assim)

- Adicionas o comando "compiz --replace" no mesmo ficheiro /etc/xdg/lxsession/autostart

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Moz » Ter, 12 de Junho 2012, 19:56

Miguel Fonseca » Ter Jun 12, 2012 7:49 pm escreveu:Boas Moz, instala o pacote "fusion-icon".

Vai ficar presente um ícone do Compiz no painel, nele defines o Compiz como o teu gerenciador de janelas (Window Manger) e o GTK como o teu decorador (Decorator).

Depois, para que estas alterações "arranquem" com o PC, tens dois processos:

- Adicionas o Fusion-Icon às tuas aplicações de arranque no ficheiro /etc/xdg/lxsession/autostart (o Luís corrige-me se não for exactamente assim)

- Adicionas o comando "compiz --replace" no mesmo ficheiro /etc/xdg/lxsession/autostart

Cumps.


Boas,

O caminho para o autostart tem um ligeiro lapso /etc/xdg/lxsession/Lubuntu ou CaixaMagica18/autostart

Mas o problema consiste no facto de, no fusion-icon, a opção para o decorador não estar passível de ser alterada.

;)
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 12 de Junho 2012, 20:02

Bem Moz, relamente eu esqueci-me de acrescentar o Caixa Mágica 18 ao caminho para o ficheiro. :desdentado:

Acrescenta o comando compiz --replace ao ficheiro para que ele guarde as tuas configurações em cada "arranque".

Para configurares o Compiz, usa com muito cuidado a aplicação compizconfig-setting-manager.

Quanto ao Fusion-Icon não ser configurável, nunca tal me aconteceu, mas como não uso LXDE, aguarda pelo Luís, pois esse DE é a especialidade dele.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Moz » Ter, 12 de Junho 2012, 20:06

Miguel Fonseca » Ter Jun 12, 2012 8:02 pm escreveu:Bem Moz, relamente eu esqueci-me de acrescentar o Caixa Mágica 18 ao caminho para o ficheiro. :desdentado:

Acrescenta o comando compiz --replace ao ficheiro para que ele guarde as tuas configurações em cada "arranque".

Para configurares o Compiz, usa com muito cuidado a aplicação compizconfig-setting-manager.

Quanto ao Fusion-Icon não ser configurável, nunca tal me aconteceu, mas como não uso LXDE, aguarda pelo Luís, pois esse DE é a especialidade dele.

Cumps.


Agradeço a celeridade no auxílio. Eu confesso também que, ao fim de tantos anos a utilizar linux, nunca me tinha acontecido não conseguir colocar o compiz a funcionar correctamente. :lol:
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Como instalar e habilitar o Compiz correctamente em LXDE

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 12 de Junho 2012, 22:03

Moz » 12 Jun 2012, 20:06 escreveu:
Miguel Fonseca » Ter Jun 12, 2012 8:02 pm escreveu:Bem Moz, relamente eu esqueci-me de acrescentar o Caixa Mágica 18 ao caminho para o ficheiro. :desdentado:

Acrescenta o comando compiz --replace ao ficheiro para que ele guarde as tuas configurações em cada "arranque".

Para configurares o Compiz, usa com muito cuidado a aplicação compizconfig-setting-manager.

Quanto ao Fusion-Icon não ser configurável, nunca tal me aconteceu, mas como não uso LXDE, aguarda pelo Luís, pois esse DE é a especialidade dele.

Cumps.


Agradeço a celeridade no auxílio. Eu confesso também que, ao fim de tantos anos a utilizar linux, nunca me tinha acontecido não conseguir colocar o compiz a funcionar correctamente. :lol:

Nas dicas do Miguel apenas ficou a faltar o seguinte:
sudo apt-get install -y metacity

No Fusion icon seleccione metacity, pois o openbox não lida muito bem com o Compiz!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 75 visitantes