Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 17:13 Pesquisa avançada

[resolvido]Procedimento de Execução de um Script

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

[resolvido]Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor william » Seg, 18 de Julho 2011, 0:28

Boa Noite a Todos:

Sou usuário do Sistema Linux, há 2 anos, e ainda tenho uma dúvida crucial: Vejo muitos "Scripts" por aí e ainda não entendi bem como executar tal procedimento via terminal; Alguém poderia me ajudar? Como seria o procedimento prático?
Sou inscrito no Ubuntued, há algum tempo, e agora pretendo acompanhar o Fórum e, também colaborar.


Desde já, agradeço
william nunes.
Editado pela última vez por william em Qui, 21 de Julho 2011, 4:05, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
william
 
Mensagens: 58
Registrado em: 18 Julho, 2011
Localização: são paulo - sp - Brasil -

Re: Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor Gramathur » Seg, 18 de Julho 2011, 5:38

William,

Caso seja um script do Nautilus, veja esta matéria: http://ubuntued.info/como-instalar-scripts-do-nautilus

Caso seja um script de shell, faça assim usando o Terminal:

1- Dê permissão de execução ao script:
chmod +x o_nome_do_seu_script_aqui.sh


2- E execute-o digitando:
./o_nome_do_seu_script_aqui.sh


Espero tê-lo ajudado.

Gramathur
 
Mensagens: 220
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor william » Seg, 18 de Julho 2011, 8:15

...Putz.....valeu Gramathur...
Fiz o teste aqui com um Script e deu certinho, cfme. vossa orientação;


Vlw, mesmo...
brigadão... :yeah:
Avatar do usuário
william
 
Mensagens: 58
Registrado em: 18 Julho, 2011
Localização: são paulo - sp - Brasil -

Re: Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor Gramathur » Qua, 20 de Julho 2011, 18:10

Bacana, Willian!! :)

Só uma coisa.. Eu acho que pelo sistema do fórum, agora que resolveu o problema, você precisa colocar a tag [RESOLVIDO] no título do seu tópico.

Gramathur
 
Mensagens: 220
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor william » Qui, 21 de Julho 2011, 4:01

E como eu faço isso?
vc sabe?
Avatar do usuário
william
 
Mensagens: 58
Registrado em: 18 Julho, 2011
Localização: são paulo - sp - Brasil -

Re: [resolvido]Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor Gramathur » Qui, 21 de Julho 2011, 5:43

Não sei não. Eu acho que se abrir o tópico para edição deve dar para mudar o título.

Gramathur
 
Mensagens: 220
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: [resolvido]Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Julho 2011, 14:19

Sim, é só editar o primeiro post do tópico para mudar o título para resolvido!

Entretanto, o que o Gramathur disse é exatamente o que é preciso para realizar a execução dos scripts!

No entanto, devem ter em conta que certos scripts, por vezes não devem ter privilégios de execução ou então não podem ser identificados como executáveis (o primeiro comando altera o ficheiro dizendo que ele é executável), por exemplo se o ficheiro estiver num cd, não será possível realizar esse comando. Então o que se pode fazer em alternativa é escrever o seguinte:
sh ficheiro.sh


O primeiro comando (SH) basicamente é um programa que recebe como argumento um ficheiro e executa-o mesmo que esse ficheiro não tenha características de executável!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: [resolvido]Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor Gramathur » Sáb, 23 de Julho 2011, 6:35

Claudio Novais » Qui Jul 21, 2011 10:19 am escreveu:Sim, é só editar o primeiro post do tópico para mudar o título para resolvido!

Entretanto, o que o Gramathur disse é exatamente o que é preciso para realizar a execução dos scripts!

No entanto, devem ter em conta que certos scripts, por vezes não devem ter privilégios de execução ou então não podem ser identificados como executáveis (o primeiro comando altera o ficheiro dizendo que ele é executável), por exemplo se o ficheiro estiver num cd, não será possível realizar esse comando. Então o que se pode fazer em alternativa é escrever o seguinte:
sh ficheiro.sh


O primeiro comando (SH) basicamente é um programa que recebe como argumento um ficheiro e executa-o mesmo que esse ficheiro não tenha características de executável!


Verdade!! :facepalm:

Acabei por dar a informação pela metade.

Obrigado Cláudio.

Gramathur
 
Mensagens: 220
Registrado em: 09 Junho, 2011

Re: [resolvido]Procedimento de Execução de um Script

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 23 de Julho 2011, 12:50

Gramathur » Sáb Jul 23, 2011 6:35 am escreveu:
Claudio Novais » Qui Jul 21, 2011 10:19 am escreveu:Sim, é só editar o primeiro post do tópico para mudar o título para resolvido!

Entretanto, o que o Gramathur disse é exatamente o que é preciso para realizar a execução dos scripts!

No entanto, devem ter em conta que certos scripts, por vezes não devem ter privilégios de execução ou então não podem ser identificados como executáveis (o primeiro comando altera o ficheiro dizendo que ele é executável), por exemplo se o ficheiro estiver num cd, não será possível realizar esse comando. Então o que se pode fazer em alternativa é escrever o seguinte:
sh ficheiro.sh


O primeiro comando (SH) basicamente é um programa que recebe como argumento um ficheiro e executa-o mesmo que esse ficheiro não tenha características de executável!


Verdade!! :facepalm:

Acabei por dar a informação pela metade.

Obrigado Cláudio.


De nada Gramathur! Devemos sempre ajudar mesmo a quem já ajuda! Com as informações mais completos acredito que consigamos chegar a um patamar superior. Aliás, esse é o motivo de o Ubuntued ter poucos artigos: Dou prioridade à informação minuciosa em detrimento de informação mais abstrata que informe apenas e torne mais difícil a utilização das novidades! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 45 visitantes