Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 12:29 Pesquisa avançada

Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor José Craveiro » Sex, 11 de Maio 2012, 0:59

Miguel Fonseca » Qui Mai 10, 2012 2:39 am escreveu:Boas José, mas mantém-se o teu problema em relação ao oneconf!

O USC não funciona devidamente quando o removes, certo?

Continuo sem perceber porque te acontece isso e a mim não! o.0

Vai-se lá perceber estas coisas. 8|

Pois eu já reduzi o meu a um consumo abaixo dos 250 MB, com AWN e Monitor de Sistema abertos.

Está muito, mas mesmo muito melhor!!

Cumps.


Bom, só agora vi isto, mas de qualquer forma não me alongarei mais do que para apenas dizer que esse bloqueio persiste!
Afeta apenas a área do software instalado, de resto, ao que me pareceu está tudo normal. A leveza conseguida vale bem o preço de não ter o oneconf a funcionar. Se precisar dele, já sei o que fazer! 8)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 11 de Maio 2012, 1:00

Boas José, é isso que interessa! 8)

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 31 de Maio 2012, 10:13

Tenho mais uma dica, substituir o Lightdm pelo gdm:
sudo apt-get install -y gdm

Durante a instalação, pressione em OK e depois selecione o gdm como opção preferencial!

Passei de 122~124MB para 115~116MB de RAM no arranque! A seleção de Ambiente no login já não requer mergulhar o PC numa arca frigorífica, como me acontecia com o Lightdm! Aqui fica a dica para quem usa portátil!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 31 de Maio 2012, 10:35

Luis Cardoso » Qui Mai 31, 2012 6:13 am escreveu:Aqui fica a dica para quem usa portátil!


Só para quem usa portátil? Ou para qualquer um?


Luis Cardoso » Qui Mai 31, 2012 6:13 am escreveu:Passei de 122~124MB para 115~116MB de RAM no arranque!


Como você conseguio esta façanha? :geek: :ugeek: Você usa qual sistema operacional e ambiente gráfico? Quero da uma otimizada no meu :rox:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 31 de Maio 2012, 11:06

yuryrodrigues » 31 Mai 2012, 10:35 escreveu:
Luis Cardoso » Qui Mai 31, 2012 6:13 am escreveu:Aqui fica a dica para quem usa portátil!


Só para quem usa portátil? Ou para qualquer um?

Não é só para portáteis, mas como estes têm um menor poder de processamento, quando comparado com o poder que as torres disponibilizam xD E depois há ainda o fator bateria/temperatura. Se conseguirmos manter o PC a uma temperatura baixa, prolonga-se o tempo de vida útil da bateria ;)

yuryrodrigues » 31 Mai 2012, 10:35 escreveu:
Luis Cardoso » Qui Mai 31, 2012 6:13 am escreveu:Passei de 122~124MB para 115~116MB de RAM no arranque!


Como você conseguio esta façanha? :geek: :ugeek: Você usa qual sistema operacional e ambiente gráfico? Quero da uma otimizada no meu :rox:

Para ter isto, depois de instalar o Ubuntu 12.04 32 bit, instalei o pacote lubuntu-desktop. Realizei esta otimização, editei mais algumas coisas e atualmente substituí o Lightdm por gdm!

Acredito que se tirasse mais algumas tralhas ficava com apenas 90~100MB no arranque. Se em vez de usar o Thunderbird, usasse o Sylpheed ou Claws, acabaria por eliminar os mais de 60~100MB quando quero ver o e-mail, para 20~30MB... Como vê, está tudo nas aplicações que escolhemos :)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 31 de Maio 2012, 18:43

Luis Cardoso » Qui Mai 31, 2012 7:06 am escreveu:Não é só para portáteis, mas como estes têm um menor poder de processamento, quando comparado com o poder que as torres disponibilizam xD E depois há ainda o fator bateria/temperatura. Se conseguirmos manter o PC a uma temperatura baixa, prolonga-se o tempo de vida útil da bateria ;)

Para ter isto, depois de instalar o Ubuntu 12.04 32 bit, instalei o pacote lubuntu-desktop. Realizei esta otimização, editei mais algumas coisas e atualmente substituí o Lightdm por gdm!

Acredito que se tirasse mais algumas tralhas ficava com apenas 90~100MB no arranque. Se em vez de usar o Thunderbird, usasse o Sylpheed ou Claws, acabaria por eliminar os mais de 60~100MB quando quero ver o e-mail, para 20~30MB... Como vê, está tudo nas aplicações que escolhemos :)


Obrigado pela ajuda. Já instalei o GDM e vi a diferença, diminui em cerca de 15-20MB no arranque. Quanto ao Lubuntu, instalei mas achei que faltou muitos recursos. Por exemplo, não encontro onde posso adicionar atalhos de teclado, algo muito importante. Por enquanto estou utilizando XFCE. Mas tenho que concordar que o Lubuntu é MUITO mais leve.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 31 de Maio 2012, 18:55

yuryrodrigues » 31 Mai 2012, 18:43 escreveu:Obrigado pela ajuda. Já instalei o GDM e vi a diferença, diminui em cerca de 15-20MB no arranque. Quanto ao Lubuntu, instalei mas achei que faltou muitos recursos. Por exemplo, não encontro onde posso adicionar atalhos de teclado, algo muito importante. Por enquanto estou utilizando XFCE. Mas tenho que concordar que o Lubuntu é MUITO mais leve.

Para os atalhos, tem de ser feito manualmente! Veja aqui como o fazer!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor yuryrodrigues » Qui, 31 de Maio 2012, 18:59

Luis Cardoso » Qui Mai 31, 2012 2:55 pm escreveu:Para os atalhos, tem de ser feito manualmente! Veja aqui como o fazer!


Obrigado. Vou colocar uns comandos que necessito e testar o resto do sistema.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Julho 2012, 19:03

Na quarta feira será publicado um artigo interessante no Ubuntued! Estará mais ou menos relacionado com este tópico. O assunto não é o mesmo, mas o objetivo é! ;)

Fica o aviso :sneaky:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor yuryrodrigues » Seg, 9 de Julho 2012, 19:10

E qual o tema do artigo? :sneaky:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 71 visitantes

cron