Bem-vindo: Qua, 17 de Abril 2024, 0:06 Pesquisa avançada

Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 8 de Maio 2012, 0:43

Boas Cláudio, quase 70 MB de redução.

Mas já agora, quando escreves que executaste "este" comando, a qual te referes?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor José Craveiro » Ter, 8 de Maio 2012, 1:01

Venha daí esse artigo que se pode tornar o grande complemento a esta otimização! ;)

Dá-me a sensação de que a percentagem desta subtração de consumo conseguido não é linear!
Acho que é proporcional, se não, porque razão os valores em MB têm diferenças entre os conseguidos pelo Miguel e os que eu consegui?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Maio 2012, 1:09

Miguel Fonseca » Ter Mai 08, 2012 12:43 am escreveu:Boas Cláudio, quase 70 MB de redução.

Mas já agora, quando escreves que executaste "este" comando, a qual te referes?

Cumps.

Esqueci-me de um pôr :facepalm2: Vou alterar! :upsiu:

José Craveiro » Ter Mai 08, 2012 1:01 am escreveu:Venha daí esse artigo que se pode tornar o grande complemento a esta otimização! ;)

Dá-me a sensação de que a percentagem desta subtração de consumo conseguido não é linear!
Acho que é proporcional, se não, porque razão os valores em MB têm diferenças entre os conseguidos pelo Miguel e os que eu consegui?


Eu não fiz tudo aquilo! Era demasiado radical para os meus princípios :desdentado: Estou a brincar! Há algumas coisas que quero manter e então nem tudo o que o Miguel sugere eu fiz! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 8 de Maio 2012, 1:39

Boas Cláudio, realmente foste muito conservador! :upsiu:

De qualquer maneira, não excluíste alguns dos mais "pesados". Update Notifier como exemplo.

Mas excluíste o "lens-files" que por acaso esse foi o único "lens" que não excluí!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Maio 2012, 1:48

Os ficheiros não tem qualquer importância para mim! Já o das aplicações tem alguma! :D

sobre o update notifier, bom, ao desligar pelas opções, que isso fiz (esqueci-me de mencionar), creio que não é preciso preocupar-me mais com ele! ;)

Entretanto estive a investigar e o pessoal da canonical cada vez mais mostra não saber muito bem o que anda a fazer. Estive a ver que há um processo que arranca sempre e vai comunicar à internet simplesmente para saber se nós mudamos de país ou não. Acho isto um pequeno abuso. Mas o verdadeiro abuso é que não o podemos remover se não ele remove o indicador das horas. Fico pasmado como eles não dão uma solução para desligar (nem digo remover) uma aplicação como esta para um computador fixo por exemplo. É impensável!

Não acreditam no que digo, vejam a resposta oficial:
http://askubuntu.com/questions/106916/h ... ime-i-boot




E entretanto reparei que o meu unity está a chamar um processo do fallback :facepalm:
Esta canonical não sei o que anda a fazer :desdentado: E apenas precisam de mudar uma condição para resolver este problema ¬¬
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 8 de Maio 2012, 1:53

Bem Cláudio, ao menos pareceram interessados em que essa possibilidade venha a existir no 12.10!

Já não é mau de todo! Estão a ouvir a comunidade, acho... :roll:

Não sei se reparaste no segundo comentário, que o utilizador queria utilizar o tal processo de mudança de nome do executável para que o processo não corresse?

Afinal dá a entender que é comum os utilizadores de Linux utilizarem esta "artimanha" para impedir que processos não necessários se executem ao iniciar.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Maio 2012, 1:56

Pois por acaso lembrei-me logo disso mesmo! Mas continuo reticente sobre essa artimanha xD

Entretanto, atualizei o post acima, sobre mais um problema dos processos que iniciam no ubuntu! :p




Já agora eu fiquei assustado com a quantidade de processos inúteis que infelizmente não podemos fazer nada! Por exemplo existe um processo que simplesmente faz a conversão do Gconf para o Dconf todas as vezes que o UBuntu arranca. Não faz sentido! Pergunto-me com que objetivo é que se lembraram de abandonar o Gconf. Provavelmente para ter mais processos :facepalm2:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 8 de Maio 2012, 2:07

Também já tinha reparado nesse processo, mas julgo que a única maneira de o eliminar, seria desinstalar o pacote "gnome-session-fallback" (que inclui o "gnome-panel").

Mas não o fiz, pois quis manter a sessão Clássica do Ubuntu.

Quanto ao assunto dos GConf/DConf, também não percebi.

Dois Editores de Configuração?! o.0

E que tal um com todas as opções dos dois?!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Maio 2012, 2:17

O Gconf toda a "vida" foi o programa de baixo nível de configurações do Gnome. Não sei qual foi motivo (não procurei saber também), mas desde o Natty mais ou menos (ou seja, Unity! xD ) que o Dconf tem sido usado. Eu por acaso pensei que era um programa equivalente e pronto. Mas na verdade é um programa que faz uso do Dconf. ¬¬

Sobre o processo do clássico, aquilo pela sugestão do link que pus, é só mesmo uma alteração de uma configuração de autostart! Nada mais!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 8 de Maio 2012, 2:19

Hum, autostart, não queres desenvolver?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes