Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 9:26 Pesquisa avançada

Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Maio 2012, 2:24

Miguel Fonseca » Ter Mai 08, 2012 2:19 am escreveu:Hum, autostart, não queres desenvolver?

Cumps.


Basicamente está desenvolvido no link abaixo. Que por sinal é a resolução desse problema que data de 2011 :!:
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sour ... bug/892989




Entretanto, depois de desligar meio Ubuntu em serviços, só consegui chegar aqui:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 8 de Maio 2012, 2:28

Bem Cláudio, é mais ou menos o que o meu PC consome logo após o arranque sem nenhuma aplicação aberta (excepto o Monitor de Sistema claro).

Já estás a poupar mais de 100 MB!.

Cumsp.

P.S. - Quanto ao "bug" é vergonhoso!! Então estava resolvido?! :facepalm: :facepalm2:
Sem comentários!! ¬.¬
Editado pela última vez por Miguel Fonseca em Ter, 8 de Maio 2012, 2:32, em um total de 2 vezes.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Maio 2012, 2:30

Bem verdade! Agora tenho de materializar todos estes pormenores em artigos :medo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 8 de Maio 2012, 9:36

Claudio Novais » 08 Mai 2012, 01:48 escreveu:Os ficheiros não tem qualquer importância para mim! Já o das aplicações tem alguma! :D

sobre o update notifier, bom, ao desligar pelas opções, que isso fiz (esqueci-me de mensionar), creio que não é preciso preocupar-me mais com ele! ;)

Entretanto estive a investigar e o pessoal da canonical cada vez mais mostra não saber muito bem o que anda a fazer. Estive a ver que há um processo que arranca sempre e vai comunicar à internet simplesmente para saber se nós mudamos de páis ou não. Acho isto um pequeno abuso. Mas o verdadeiro abuso é que não o podemos remover se não ele remove o indicador das horas. Fico pasmado como eles não dão uma solução para desligar (nem digo remover) uma aplicação como esta para um computador fixo por exemplo. É impensável!

Não acreditam no que digo, vejam a resposta oficial:
http://askubuntu.com/questions/106916/h ... ime-i-boot




E entretanto reparei que o meu unity está a chamar um processo do fallback :facepalm:
Esta canonical não sei o que anda a fazer :desdentado: E apenas precisam de mudar uma condição para resolver este problema ¬¬

Então no LXDE posso ver-me livre desse GeoIP, pois não preciso do indicador das horas, o LxPanel tem a sua extensão para o relógio :p
Estou a ver... Se fizer isto tudo, ainda me arrisco a um arranque com 90MB :desdentado: Bom, se pudesse deixar apenas o Nautilus e tirar tudo o resto que acompanha o ambiente Gnome-like, é que era! Pois para algumas coisas ainda preciso do Nautilus (por exemplo Nautilus Scripts), enquanto não arranjo forma de contornar o seu uso :D
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 8 de Maio 2012, 9:56

Claudio Novais » 08 Mai 2012, 02:17 escreveu:O Gconf toda a "vida" foi o programa de baixo nível de configurações do Gnome. Não sei qual foi motivo (não procurei saber também), mas desde o Natty mais ou menos (ou seja, Unity! xD ) que o Dconf tem sido usado. Eu por acaso pensei que era um programa equivalente e pronto. Mas na verdade é um programa que faz uso do Dconf. ¬¬

Sobre o processo do clássico, aquilo pela sugestão do link que pus, é só mesmo uma alteração de uma configuração de autostart! Nada mais!

Pois, já estás a ver as voltas que dou, pois em determinados ambientes vou a um e depois ao outros, noutros tudo se resume na utilização de um deles... É uma confusão... :roll:
Gnome-shell/CinnamonMutter, tenho de ir a um;
Unity/Gnome-ClassicMetacity (através de unity-window-decorator, gtk-window-decorator respectivamente :roll: ), tenho de ir a outro...

Ao menos no LXDE é apenas necessário ir a lxappearance e pronto, não há que enganar :p
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor José Craveiro » Ter, 8 de Maio 2012, 13:35

Um pormenor intrigante (talvez):
Tentei aceder ao separador dos programas instalados do Centro de Programas e não consegui, o processo de busca não conseguia nada; acontece também convosco?
Será que algum dos processos que removi ou alterei estarão na origem disto? :|
Só para orientação, executei todos os comandos exceto 2 deles, o deja-dup e o aptd.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Ron Alon » Ter, 8 de Maio 2012, 13:44

Boas, MIguel.

Obrigado pelo código de remover as lentes de vídeo e música! Não usava e não gostava.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 8 de Maio 2012, 13:56

José Craveiro » Ter Mai 08, 2012 1:35 pm escreveu:Um pormenor intrigante (talvez):
Tentei aceder ao separador dos programas instalados do Centro de Programas e não consegui, o processo de busca não conseguia nada; acontece também convosco?
Será que algum dos processos que removi ou alterei estarão na origem disto? :|
Só para orientação, executei todos os comandos exceto 2 deles, o deja-dup e o aptd.


Boas José, é evidente que também não removeste o Ubuntu Software Center. :upsiu:

Ora, se tirarmos o deja-dup (que eu removi), fizeste exactamente o que eu fiz!!

Tenho uma pergunta, reiniciaste o PC no final?

Se sim, faz primeiro o seguinte, abre a tua pasta pessoal, prime Ctrl+H para veres os ficheiros ocultos.

De seguida vai à pasta .config e, dentro desta, apaga a pasta software-center e exclui-a da lixeira (só para ter a certez :lol: ).

Então agora abre o Centro de Software e vê se funciona.

Caso ainda não funcione, diz-me uma coisa, tens o Lubuntu-Software-Center instalado?

Se tens, repete o processo acima descrito, mas, além de pagares a pasta software-center, apaga também a pasta lsc.

Então abre o Ubuntu-Software-Center e vê se já funciona.

Se continuar a não funcionar, abre-o pelo terminal e cola aqui o resultado.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor José Craveiro » Ter, 8 de Maio 2012, 15:15

Apaguei a pasta software-center da pasta .config, inclusive depois na lixeira, mas não resultou!
Não uso o Lubuntu-software-center e a pasta Isc não existe por lá.

Abrindo o Centro de programas no separador "instalados" via terminal:

~$ software-center
2012-05-08 15:08:51,660 - softwarecenter.ui.gtk3.app - INFO - setting up proxy 'None'
2012-05-08 15:08:51,666 - softwarecenter.db.database - INFO - open() database: path=None use_axi=True use_agent=True
2012-05-08 15:08:52,112 - softwarecenter.backend.reviews - WARNING - Could not get usefulness from server, no username in config file
2012-05-08 15:08:52,245 - softwarecenter.db.pkginfo_impl.aptcache - INFO - aptcache.open()
Traceback (most recent call last):
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/ui/gtk3/panes/viewswitcher.py", line 149, in config_view
pane = vm.set_active_view(view_id)
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/ui/gtk3/session/viewmanager.py", line 149, in set_active_view
view_widget.init_view()
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/ui/gtk3/panes/installedpane.py", line 145, in init_view
self.oneconf_handler = get_oneconf_handler(self.oneconf_viewpickler)
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/backend/oneconfhandler/__init__.py", line 32, in get_oneconf_handler
oneconf_handler = OneConfHandler(oneconfviewpickler)
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/backend/oneconfhandler/core.py", line 56, in __init__
self.oneconf = DbusConnect()
File "/usr/lib/python2.7/dist-packages/oneconf/dbusconnect.py", line 142, in __init__
HOSTS_OBJECT_NAME)
File "/usr/lib/python2.7/dist-packages/dbus/bus.py", line 241, in get_object
follow_name_owner_changes=follow_name_owner_changes)
File "/usr/lib/python2.7/dist-packages/dbus/proxies.py", line 248, in __init__
self._named_service = conn.activate_name_owner(bus_name)
File "/usr/lib/python2.7/dist-packages/dbus/bus.py", line 180, in activate_name_owner
self.start_service_by_name(bus_name)
File "/usr/lib/python2.7/dist-packages/dbus/bus.py", line 278, in start_service_by_name
'su', (bus_name, flags)))
File "/usr/lib/python2.7/dist-packages/dbus/connection.py", line 651, in call_blocking
message, timeout)
dbus.exceptions.DBusException: org.freedesktop.DBus.Error.Spawn.ExecFailed: Failed to execute program /usr/share/oneconf/oneconf-service: Success
2012-05-08 15:09:26,871 - softwarecenter.ui.gtk3.app - INFO - software-center-agent finished with status 0
2012-05-08 15:09:26,872 - softwarecenter.db.database - INFO - reopen() database
2012-05-08 15:09:26,872 - softwarecenter.db.database - INFO - open() database: path=None use_axi=True use_agent=True
Traceback (most recent call last):
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/ui/gtk3/panes/installedpane.py", line 685, in on_db_reopen
self._refresh_on_cache_or_db_change()
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/ui/gtk3/panes/installedpane.py", line 680, in _refresh_on_cache_or_db_change
self.refresh_apps(keep_state=True)
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/utils.py", line 118, in wrapper
f(*args, **kwargs)
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/ui/gtk3/panes/installedpane.py", line 652, in refresh_apps
self._build_categorised_installedview(keep_state)
File "/usr/share/software-center/softwarecenter/ui/gtk3/panes/installedpane.py", line 369, in _build_categorised_installedview
model = self.base_model # base model not treefilter
AttributeError: 'InstalledPane' object has no attribute 'base_model'
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 8 de Maio 2012, 15:27

Bem, ele não consegue aceder ao servidor!!

Tens a certeza que não removeste o aptd?

Procura o processo no Monitor de Sistema com o Centro de Software aberto!

Caso lá esteja, volta a renomer o oneconf (para o correcto nome), com este comando:

sudo mv /usr/share/oneconf/oneconf-service-old /usr/share/oneconf/oneconf-service


Reinicia a sessão e vê se o problema persiste.

Devo dizer que acho muito estranho este problema.

Como disse, fiz exactamente o que fizeste, ainda desinstalei o deja-dup, já reiniciei o PC para actualizar para o Kernel 3.3.5 e não tive esse problema!!

Depois "posta" aqui o que se passou.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes

cron