Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 17:06 Pesquisa avançada

Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor José Craveiro » Qui, 10 de Maio 2012, 2:20

... depois da minha última lamuria aqui no tópico, pensara eu que a coisa se aguentava! 8)
Não previa, mas voltei ao xfce (not xubuntu)! :)

Bom, quanto a valores de RAM atuais e portanto já nesta interface gráfica (uso o xfce4 + os goodies), após a otimização fiquei com valores de um desktop vazio a não ultrapassar os 170 MB e por exemplo com esta página aberta a oscilar entre os 220/225 MB.

Sublinho que em relação ao que anteriormente referi sobre o oneconf e portanto a sua relação com o funcionamento do Centro de Software, verifiquei que na ausência dos restantes comandos, o bloqueio mantinha-se, mas mesmo assim decidi fazer a respetiva alteração de acordo com a sugestão, afinal são pouquíssimas as vezes que recorro ao setor do software instalado do software-center e caso precise de lá ir, basta que retroceda o comando e fica tudo normal. Antes assim do que estar a desperdiçar recursos importantes! 8)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 2:39

Boas José, mas mantém-se o teu problema em relação ao oneconf!

O USC não funciona devidamente quando o removes, certo?

Continuo sem perceber porque te acontece isso e a mim não! o.0

Vai-se lá perceber estas coisas. 8|

Pois eu já reduzi o meu a um consumo abaixo dos 250 MB, com AWN e Monitor de Sistema abertos.

Está muito, mas mesmo muito melhor!!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Maio 2012, 11:03

Miguel Fonseca » 10 Mai 2012, 00:26 escreveu:Boas Luís, só recuperaste 2 MB?!

Isso não é muito!

Mas também estás no ambiente XFCE ou LMDE?

Qualquer deles é muito mais leve que o Unity!

Cumps.

O meu problema não era no arranque, até porque alguns surgiam depois quando abria uma aplicação Gnome, do tipo USC, Nautilus, etc... Aí é que o consumo de RAM aumentava passando dos 124 MB para mais de 200 MB, outras vezes para 300 MB sem razão para tal. Agora se tiver de abrir o Nautilus, quando o fecho, volta aos 124~130 MB normais, em vez de ficar nos >200MB

Notei uma aceleração nos processos por ter executado o tutorial do Miguel. Quanto ao USC, não tenho qualquer problema a relatar, não o tenho xD

P.S.: Tenho LXDE (com apenas metade de um painel :lol: ) + xcompmgr + AWN + DockManager a pesar apenas 122~124MB de RAM no arranque, nada mal :p
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 15:49

Boas Luís, realmente poderá existir o tal problema que o Cláudio referiu e que na altura, pensei que não existisse.

Talvez, ao renomearmos um processo, embora impedindo o mesmo de se iniciar, o serviço que o controla, invoca-o de vez em quando.

Como não o encontra, verifica-se um aumento de consumo periodicamente, de cada vez que ele tenta invocar o tal processo.

Não sei se me expliquei bem! o.0 :desdentado:

Mas no meu caso, não tenho verificado isso. E a poupança que consegui, fez valer bem a pena!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Maio 2012, 15:58

Miguel Fonseca » 10 Mai 2012, 15:49 escreveu:Boas Luís, realmente poderá existir o tal problema que o Cláudio referiu e que na altura, pensei que não existisse.

Talvez, ao renomearmos um processo, embora impedindo o mesmo de se iniciar, o serviço que o controla, invoca-o de vez em quando.

Como não o encontra, verifica-se um aumento de consumo periodicamente, de cada vez que ele tenta invocar o tal processo.

Não sei se me expliquei bem! o.0 :desdentado:

Mas no meu caso, não tenho verificado isso. E a poupança que consegui, fez valer bem a pena!

Cumps.

Mas agora não me aumenta o consumo xD, depois de ter feito o seu tuto, ficou tudo bem mais rápido, pois não abre aqueles extras desnecessários, que nem sei porque o fazia, pois não havia razão para tal :roll:
:obrigado: pela sua ajuda ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 16:10

Luís, diz-me só uma coisa, que pacotes instalaste para teres o LMDE no teu Ubuntu?

Estás a usar o Lubuntu Software Center sem problemas?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Maio 2012, 16:22

Miguel Fonseca » 10 Mai 2012, 16:10 escreveu:Luís, diz-me só uma coisa, que pacotes instalaste para teres o LMDE no teu Ubuntu?

Estás a usar o Lubuntu Software Center sem problemas?

Cumps.

É LXDE e usei este (é um meta-pacote):
sudo apt-get install -y lubuntu-desktop

Desde que fiz a optimização ainda não abri o LSC, foi falta de lembrança, mas como tenho usado mais o Synaptic, nem me lembrei de testar esse! Mais logo vejo isso ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 16:26

Tiveste que desinstalar alguns programas, certo?

Tipo, Abiword, Gnome-MPlayer, Audacious, Blueman, Chromium, Gecko MediaPlayer e Pidgin. Ou ficaste com eles?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 10 de Maio 2012, 16:37

Miguel Fonseca » 10 Mai 2012, 16:26 escreveu:Tiveste que desinstalar alguns programas, certo?

Tipo, Abiword, Gnome-MPlayer, Audacious, Blueman, Chromium, Gecko MediaPlayer e Pidgin. Ou ficaste com eles?

Cumps.

Fiquei com eles, pois utilizo-os, principalmente o Pidgin, acho que vou tratar de desinstalar o Empathy, pois anda com uns bugs parvos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 10 de Maio 2012, 16:45

Mais uma pergunta :desdentado:

Instalaste algum dos pacotes restricted? addon ou extras?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 49 visitantes