Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 9:36 Pesquisa avançada

Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor José Craveiro » Seg, 7 de Maio 2012, 21:23

Miguel, já calculava que isto iria ser ótimo, mas depois de ver o resultado, este parece-me mesmo muito interessante! :)
A usar Gnome-Shell, com desktop vazio, o monitor de sistema acusava anteriormente um consumo médio de RAM na ordem dos 245/250 MB.
Agora, depois das alterações aqui sugeridas (só não mexi nas aconselháveis), tenho em iguais circunstâncias um consumo médio de RAM na ordem dos 210/215 MB. Bom, tenho no entanto o portátil ligado há quase 3 horas e está um pouco quente; tendo em conta que este facto pode influenciar um pouco os valores, verei mais logo como se comporta!
Mas desde já é muito bom em termos de resultados. Curioso, esta era a minha média quando usava o Xubuntu! :D
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 7 de Maio 2012, 21:55

200MB é mesmo bastante pouco, incrível! tendo em conta que diariamente tenho o pc acima de 1.5GB, isso é incrível!

Claro está que 64 bits influencia muito a memória mas mesmo assim a diferença é bem grande o.0
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 7 de Maio 2012, 22:30

José Craveiro » 07 Mai 2012, 21:23 escreveu:Miguel, já calculava que isto iria ser ótimo, mas depois de ver o resultado, este parece-me mesmo muito interessante! :)
A usar Gnome-Shell, com desktop vazio, o monitor de sistema acusava anteriormente um consumo médio de RAM na ordem dos 245/250 MB.
Agora, depois das alterações aqui sugeridas (só não mexi nas aconselháveis), tenho em iguais circunstâncias um consumo médio de RAM na ordem dos 210/215 MB. Bom, tenho no entanto o portátil ligado há quase 3 horas e está um pouco quente; tendo em conta que este facto pode influenciar um pouco os valores, verei mais logo como se comporta!
Mas desde já é muito bom em termos de resultados. Curioso, esta era a minha média quando usava o Xubuntu! :D

Então se eu fizesse isso, usando o LXDE passava de 190/220 MB para quê? 150 ou até menos! 8| acho que vou ter de experimentar!!!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 7 de Maio 2012, 22:35

Boas Luís, gostava que experimentasses e colocasses aqui os resultados.

Seriam mais dados a acrescentar à eficácia ou não, destes procedimentos. Com o extra de se tratar de um DE (embora não nativo, visto que está instalado por cima do Ubuntu) diferente.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 7 de Maio 2012, 22:37

Miguel Fonseca » 07 Mai 2012, 22:35 escreveu:Boas Luís, gostava que experimentasses e colocasses aqui os resultados.

Seriam mais dados a acrescentar à eficácia ou não, destes procedimentos. Com o extra de se tratar de um DE (embora não nativo, visto que está instalado por cima do Ubuntu) diferente.

Cumps.

Assim que tiver disponibilidade (possivelmente ao fim de semana) farei o teste ao boost xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 7 de Maio 2012, 22:41

OK Luís, cá fico a aguardar.

Se o José, que tem o Xubuntu nativo também tentasse, era :OK:

Alguns dos processos são comuns às duas distribuições.

Que tal José?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor José Craveiro » Seg, 7 de Maio 2012, 23:43

Mas eu já não estou a usar o Xubuntu, Miguel! 8)
Uso o Ubuntu com camada Gnome Shell!! :desdentado:
Sorry... :p
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 7 de Maio 2012, 23:56

José Craveiro » Seg Mai 07, 2012 11:43 pm escreveu:Mas eu já não estou a usar o Xubuntu, Miguel! 8)
Uso o Ubuntu com camada Gnome Shell!! :desdentado:
Sorry... :p


Já não me lembrava!! 8| Até deixei a dica das 20 extensões! o.0

É da idade! 8) :notOK:

Mas de qualquer maneira, podes experimentar na mesma, para ver o "alívio" (ou não :upsiu: ) que tens no consumo com o Gnome-Shell.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor José Craveiro » Ter, 8 de Maio 2012, 0:15

Desde aí a cada momento!
Sim, nota-se que posso ter mais material aberto sem acelerações ou congestionamentos. Para além desta camada se ter revelado para mim de momento a que com a qual me identifico, ter este bónus é fundamental! ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Maio 2012, 0:33

Miguel está de parabéns por dois motivos!! Primeiro porque segui algumas das dicas de remoção de coisas que não me interessa e apesar do Boot estar igualzinho em termos de velocidade de arranque em termos de memória realmente está melhor! Em segundo lugar, isso deu-me vontade de criar uns artigos sobre otimização do Ubuntu.

Por isso, em suma, todos teremos a ganhar agora com esta pro-atividade demonstrada! Aliás, espero até ver mais pessoal a mandar ideias de como melhorar/otimizar o Ubuntu, assim até poderei fazer outros artigos que tenho em mente! Talvez amanhã o primeiro já apareça, mas esse será muito ténue! ;)
Depois mais virão! Aliás, há um, avançado (que não recomendo a iniciantes) que eu ainda não fiz simplesmente porque a Central de programas dá asneira com ele e não queria que o artigo ficasse manchado e estou à espera que resolvam aquele problema! Quando resolverem irão ver o verdadeiro Boost ao ubuntu! :D

Entretanto, para já com apenas a execução deste comando eis os meus resultados (de ressalvar que a imagem do antes, creio que ainda não tinha arrancada com o gestor de atualizações, por isso talvez devesse ter mais alguns MB na memória!). Passou de quase 500MB de RAM sem nenhuma aplicação aberta para 425MB :rox:
sudo apt-get remove ubuntuone-client deja-dup gnome-online-accounts modemmanager unity-scope-* unity-lens-music unity-lens-video unity-lens-files

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes

cron