Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 9:18 Pesquisa avançada

Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Thiago Frazão » Qua, 3 de Julho 2013, 23:17

Uma funcionalidade que senti falta no pantheon-files foi a opção abrir pasta atual no terminal/root. :\
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Julho 2013, 0:28

Não experimentei, mas uma outra funcionalidade que uso muito é aceder por SFTP, ou melhor, por SSH às pastas dos servidores. Apesar de não ter estas funcionalidades, sinceramente prefiro assim que vir com elas mas cheio de problemas, como foi e é o caso do Unity. Veio com as funcionalidades todas mas carregado de tralha que o põe lento.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 4 de Julho 2013, 22:15

Claudio Novais (04-07-2013, 0:28) escreveu:Não experimentei, mas uma outra funcionalidade que uso muito é aceder por SFTP, ou melhor, por SSH às pastas dos servidores. Apesar de não ter estas funcionalidades, sinceramente prefiro assim que vir com elas mas cheio de problemas, como foi e é o caso do Unity. Veio com as funcionalidades todas mas carregado de tralha que o põe lento.

E fazes isso pelo Nautilus? Eu tive de optar pelo PCManFM, porque o Nautilus andava a corromper os ficheiros todos... :\
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Julho 2013, 23:12

Corromper? Eu simplesmente ponho a localização e mexo nos ficheiros como se estivessem no meu computador. E o melhor de tudo: com segurança praticamente máxima, visto que estou a usar SSH.

Por exemplo, aceder aos ficheiros do servidor do Ubuntued é tão simples quanto escrever o seguinte:
  • sftp://claudio@198.199.90.200:21/blog/uploads/2013/06/
Eu nem sequer preciso de pôr senha pois tenho o SSH configurado propositadamente para não me pedir senha. Como é óbvio, só eu é que posso aceder a ele ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Moz » Sex, 5 de Julho 2013, 2:57

Caro Cláudio, esse tema é que daria um óptimo tutorial para o Ubuntued. Aceder a servidores via SSH. Fica a sugestão. ;)
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 5 de Julho 2013, 14:30

@Moz, aceder via Nautilus ou mais informações sobre SSH?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Moz » Sex, 5 de Julho 2013, 14:34

Claudio Novais (05-07-2013, 14:30) escreveu:@Moz, aceder via Nautilus ou mais informações sobre SSH?


Mais informações sobre SSH. ;)
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 5 de Julho 2013, 14:45

Em Agosto, quando eu estiver de férias, vou explicar como construí o servidor do Ubuntued! Nessa altura inevitavelmente terei de falar do SSH e nessa altura falo dessas coisas, ok? ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Moz » Sex, 5 de Julho 2013, 14:49

Claudio Novais (05-07-2013, 14:45) escreveu:Em Agosto, quando eu estiver de férias, vou explicar como construí o servidor do Ubuntued! Nessa altura inevitavelmente terei de falar do SSH e nessa altura falo dessas coisas, ok? ;)


Certíssimo. :)
Avatar do usuário
Moz
 
Mensagens: 98
Registrado em: 11 Junho, 2012

Re: Conselhos práticos para optimizar o Ubuntu 12.04

Mensagempor Thiago Frazão » Sex, 5 de Julho 2013, 15:13

Sei muito pouco sobre SSH, mas pelas minhas pesquisas, parece que nenhum gerenciador de arquivos que eu conheça se iguala ao nautilus em aceder via SSH. Mas sei muito pouco sobre SSH, de fato daria um bom tema! ;)

No caso do linux, seria OpenSSH?
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes

cron