Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 21:33 Pesquisa avançada

LibreOffice

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Re: LibreOffice

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 23 de Março 2012, 2:01

Boas, para quem usa o Libreoffice no Ubuntu em ambiente gráfico Gnome ou Unity existem 2 pacotes essenciais.

O "libreoffice-gnome" e o "libreoffice-gtk", para tal basta:

sudo apt-get install libreoffice-gnome libreoffice-gtk


No caso de quem usa o Ubuntu com o Unity, não em todos os casos, é também necessária a instalação de um pacote extra que torna a integração do Libreoffice com o Global Menu do Unity melhor.
Trata-se do pacote "lo-menubar", para tal basta:

sudo apt-get install lo-menubar


Este pacote evita que aconteça aquilo que vi nos screenshots acima na maior parte das vezes.

No caso de já terem este pacote instalado, no Ubuntu 11.10 e 12.04, quando se actualiza o Libreoffice para uma versão nova, é aconselhável desinstalar e voltar a instalar o mesmo. Neste caso:

sudo apt-get remove lo-menubar


sudo apt-get install lo-menubar


MAS ATENÇÃO, para quem usa o Gnome-Shell ou o Cinnamon, não deve nem instalar este último pacote (lo-menubar), como também deve desactivar o Global Menu, pois pode interferir com a correcta apresentação do Libreoffice, através também do tipo de "bugs" apresentados nos sceenshots acima.

Experimentem e vejam se resolve esse problema, tendo em atenção o tipo de ambiente gráfico que utilizam.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: LibreOffice

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Março 2012, 13:26

Miguel tal como eu tinha referido os pacotes abaixo não surtiram efeito nesse bug:
libreoffice-gnome libreoffice-gtk libreoffice-gtk3

Quando ao lo-menubar, creio que não deve ter a ver com o problema, pois é um pacote de transformação para utilização do Global-Menu.

Em suma, mesmo fazendo purge ao lo-menubar e ter os 3 pacotes acima, o problema realmente pressiste. Na minha opinião isso não me importa muito pois apenas ocorre se se abrir o libreOffice geral e não uma das aplicações da suite. Como abro sempre a aplicação que quero nunca vejo isso. Já agora, aqui fica a imagem do sucedido neste preciso momento:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: LibreOffice

Mensagempor José Craveiro » Sex, 23 de Março 2012, 13:34

Então Cláudio também lhe acontece a si? :|
Usa também a 3.5x?

Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: LibreOffice

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Março 2012, 13:52

Sim, acontece! Nunca tinha reparado nisso pois não tenho costume de abrir o LibreOffice dessa maneira!

Quanto à versão, sim! Veja:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: LibreOffice

Mensagempor José Craveiro » Sex, 23 de Março 2012, 14:00

Bom, não sei se isto serve de alguma coisa, mas aqui vai, instalei o novo LibreOffice pelo repositório apresentado no ubuntued.info sobre a versão anterior que estava instalada. É, não creio minimamente que esteja aqui a diferença... :)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: LibreOffice

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 23 de Março 2012, 14:10

Pois a diferença está em algo que o Xubuntu deve ter :p
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: LibreOffice

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 23 de Março 2012, 15:42

Claudio Novais » 23 Mar 2012, 14:10 escreveu:Pois a diferença está em algo que o Xubuntu deve ter :p

Eu tenho Ubuntu 11.10 64 bit, LibreOffice 3.5.1 e não me acontece isso, mas também ainda não experimentei no Unity, só em XFCE e em Cinnamon. Vou dar uma espreitadela ao Unity a ver se isso acontece!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: LibreOffice

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 23 de Março 2012, 15:51

Luis Cardoso » 23 Mar 2012, 15:42 escreveu:
Claudio Novais » 23 Mar 2012, 14:10 escreveu:Pois a diferença está em algo que o Xubuntu deve ter :p

Eu tenho Ubuntu 11.10 64 bit, LibreOffice 3.5.1 e não me acontece isso, mas também ainda não experimentei no Unity, só em XFCE e em Cinnamon. Vou dar uma espreitadela ao Unity a ver se isso acontece!

Aqui não acontece nada disso... Podem ver pela seguinte imagem:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: LibreOffice

Mensagempor carlosneygf » Sex, 23 de Março 2012, 21:33

Olá. Fiz o que o Miguel72 sugeriu acima, mas continuou do mesmo jeito. Como o Cláudio já falou, isso não interfere no funcionamento do aplicativo LibreOffice. É apenas uma questão de estética mesmo (fica meio feio...).
Avatar do usuário
carlosneygf
 
Mensagens: 54
Registrado em: 23 Março, 2012

Re: LibreOffice

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 23 de Março 2012, 21:37

Entretanto estive a experimentar noutro PC e acontece-me o mesmo... Deve ser algum problema associado a gráfica... O PC onde funcionou tem o driver mais recente da Nvidia! Ou então, é por ter o XFCE instalado :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes

cron