Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 9:34 Pesquisa avançada

Montando ambiente de programação web com Php5, ...

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Montando ambiente de programação web com Php5, ...

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 18 de Junho 2014, 0:01

... PhpMyAdmin e Mysql no Ubuntu 14.04 LTS




Como foi informado no tutorial anterior, iremos fazer a instalação de todas as dependências para a programação php em uma distribuição GNU/Linux. Iremos utilizar o ubuntu para todos os tutoriais devido a sua fácil adaptação e instalação.

Este é mais um dos tutoriais que iram vir em sequência, com o intuito de montar um ambiente de programação funcional, estável e que não nos faça perder horas e mais horas certo?
Segue o link do primeiro tutorial para quem ainda não leu, de uma conferida (;

http://www.revista.espiritolivre.org/montando-um-ambiente-de-programacao-java-se-em-seu-ubuntu-14-04-lts

Neste tutorial utilizei uma imagem limpa do Ubuntu 14.04 LTS disponível para download no site oficial do projeto: http://www.ubuntu.com/download/desktop lá você tem todas as instruções para download e formas de instalação.

Iremos utilizar o pacote “lamp-server^” para a instalação dos pacotes necessários para a interpretação do php em uma hospedagem local, utilizaremos o mysql como banco de dados e instalaremos o pacote “phpmyadmin” para a administração dos bancos, tabelas, querys via interface web!

Antes de mais nada, atualize o seu sistema. Manter o sistema atualizado é manter o sistema estável, menos propícios a problemas e vulnerabilidades!

Como orientei o pacote “lamp-server^” contém todas as dependências necessárias para a instalação dos serviços, bastando-nos apenas fazer a configuração do mysql e do phpmyadmin, simples e fácil!

Vamos lá? Sem mais balelas :)

Abra o terminal e digite o comando para a instalação:

sudo apt-get install lamp-server^


Após verificar o pacote que é solicitado o terminal pergunta se realmente deseja instalar, confirme a opção e aguarde a instalação, acompanhe o processo para verificar se há alguma erro, caso não ocorra iremos receber a tela para configuração do mysql.

Defina a senha de root para o mysql na seguinte tela:



Confirme a senha e aguarde a instalação!

Beleza, agora já temos o php5 e o apache instalado corretamente, vamos testar os mesmos?
Para testar, vamos criar um arquivo com um código php simples para nos confirmar que está sendo interpretado corretamente.

O pasta raiz, onde armazenaremos todos os arquivos php é a /var/www/html sendo assim, vamos dar a está pasta a permissão de root para que possamos criar e modificar estes arquivos também via interface e não somente por terminal.

Digite no terminal o comando:
sudo chmod 777 -R /var/www/html


Sendo assim estamos dizendo que toda esta pasta quando os subdiretórios tem permissão de criar, modificar e deletar os arquivos. Para testar se o php está funcionando, acesse a pasta raiz, agora podemos criar uma pasta para organizar onde nossos códigos serão armazenados:

cd /var/www/html
mkdir projetos_php


E agora basta acessar a pasta e criar o arquivo com o comando teste dentro:

cd /var/www/html/projetos_php
vi teste.php


Irá abrir o editor de texto vi, digite o comando nele e salve dando um control+shift+x e confirme

Beleza, agora podemos testar este arquivo em nosso navegador, acesse o o arquivo com o seguinte endereço no seu navegador:

http://localhost/projetos_php/teste.php

Será exiba a mensagem que inserimos no arquivo teste.php e isto quer dizer que está funcionando!

Agora a última parte do tutorial é para instalar e configurar a senha do phpmyadmin, vamos lá.
Digite no terminal:

sudo apt-get install phpmyadmin


Confirme a solicitação de download e aguarde. Selecione em que tipo de serviço ele irá utilizar, neste caso o apache2. Pressionando a tecla Espaço para marcar-lo e pressione enter para confirmar:



Aparece uma mensagem perguntando se queremos que ele configure a base de dados no phpmyadmin, confirme pressionando enter.



Agora, ele irá solicitar a senha de acesso ao banco de dados instalado, então, faça o que ele pede!

Digite a senha que foi configurada para o mysql e pressione enter, confirme novamente a senha e pressione enter.

Aguarde o resto da instalação e beleza, já instalamos todos os serviços, vamos testar ? (;
Acesse no navegador :

http://localhost/phpmyadmin

Digite o login que como padrão vem como root e a senha inserida na instalação:



Para a edição html, css, php recomendo uma IDE que utilizo muito em meu dia a dia que é o Blue Fish, segue o link o para download no site oficial do projeto:



Ou se preferir, eu acho mais fácil, a instalação pelo terminal, digitando o seguinte comando:

sudo apt-get intall bluefish


Confirme a solicitação e aguarde a instalação.

Tcharaaaam, chegamos ao fim de mais um tutorial sobre Ambiente de programação no Ubuntu 14.04 LTS.

Segue o link do primeiro tutorial, que é sobre a instalação de um ambiente de programação Java SE.

http://www.revista.espiritolivre.org/montando-um-ambiente-de-programacao-java-se-em-seu-ubuntu-14-04-lts

Fonte: Revista Espírito Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Montando ambiente de programação web com Php5, ...

Mensagempor Alex Maximiano » Dom, 22 de Junho 2014, 14:31

Excelente tutorial e de muita ajuda para todos que querem aprender a criar um servidor local web.
Lembro-me quando era em 2004 eu sofria pra fazer esses comandos, aprender a mexer no ubuntu e brincar com meu PHP....

Bons tempos! hahaha
Avatar do usuário
Alex Maximiano
 
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Julho, 2013
Localização: Fartura - SP

Re: Montando ambiente de programação web com Php5, ...

Mensagempor Bruno Aquino » Dom, 22 de Junho 2014, 15:12

Esse tópico ficou bem completo, parabéns!

Usei bastante o bluefish, hoje uso o sublime text 3
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Montando ambiente de programação web com Php5, ...

Mensagempor abraaoduarte » Sex, 8 de Agosto 2014, 3:25

Eu fiz conforme o tutorial, so que a pagina localhost/phmyadmin aparece
"Not Found

The requested URL /projetos_php/phpmyadmin was not found on this server."

O que eu faço para resolver esse problema?

abraaoduarte
 
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Agosto, 2014

Re: Montando ambiente de programação web com Php5, ...

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 3 de Abril 2015, 0:50

abraaoduarte (08-08-2014, 3:25) escreveu:Eu fiz conforme o tutorial, so que a pagina localhost/phmyadmin aparece
"Not Found

The requested URL /projetos_php/phpmyadmin was not found on this server."

O que eu faço para resolver esse problema?

veja se isto ajuda: viewtopic.php?p=23447#p23447
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 56 visitantes

cron