Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:15 Pesquisa avançada

Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Seg, 14 de Abril 2014, 13:02



Bom, já estou terminando a parte da mecânica do jogo, ai a tela de seleção de magias quase funcionando.
Ai sim posso testar o real impacto do desempenho dela, já vou adiantando que estou inclinado a trocar o esquema de física usado no demo por um diferente (depois vo postar isso com calma)m sustamente para ter maior desempenho (por enquanto o export em HTML5 realmente não esta bom).

Com essa parte pronta o resto é criar o cenário e ver oque acontece. Espero estar soltando um release pro povo testar antes do feriado de pascoa (pq feriado de pascoa eu quero é café, cerveja e jogar Trine 2 e Saturday Morning RPG)
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 14 de Abril 2014, 23:40

ahahah, gostei particularmente da última frase! :D

Partilhe para averiguarmos! ;) Sobre o HTML5, não está bom em que medida? Performance? Experimentou no Chrome?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Ter, 15 de Abril 2014, 2:49

Mandei uma nova questão para os desenvolvedores https://github.com/okamstudio/godot/issues/291 (com o meu inglês tosco e tudo) a respeito de um crash que dá com duas colisões simultâneas.

A HTML5 esta dando um FPS baixíssimo, bem além do esperado e mesmo desabilitando o debug oque me leva a crer que o template deles precisa de um refinamento considerável. Mas ainda n é motivo p desanimar, vou terminar a proposta do game e depois ver oque tem q optimizar.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 16 de Abril 2014, 15:57

Não será que usa primitivas do webGL ou algo do género que poderá estar a dar problemas no seu computador? Estou a dizer isto, mas não sei nada a respeito do Godot.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Qui, 17 de Abril 2014, 17:15

Eu suspeitava q não, afinal a WebGL nada mais é dq uma interface pros comando OpenGL, quando isso ocorre o problema é geralmente do gerenciador de cena. O GODOT usa a estrutura dividida em servidores, e eu suspeitava do de física.
Ai olhei o codigo exportado, vi um JS de 22MB ... e nem tentei abrir.

No fórum deles deu p ver que eles usaram um tal de asm.js p gerar um porte para javascript a partir do código em C. Já vi felizes resultados com coisas similares como o Alchemy da Adobe, mas a tecnologia era totalmente outra.
De fato esse arquivo nem vai abrir no Firefox OS.

Obviamente como a coisa esta em beta eles fizeram assim só p quebrar o galho. Acho q há alguns tópicos no fórum sobre optimização.

Não entrei no canal do IRC, nem na fan-page no facebook (sem net no celular - $ :notOK: - n dá p ficar olhando o face toda hora)

No demais... ta saindo, agora vem a parte gostosa de pensar no cenário e fds deve ter um download do beta.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 18 de Abril 2014, 14:20

Hmm, compreendi. É esperar por novas versões e otimizações.

Entretanto, tal como você disse no vídeo, a física está com alguns problemas, pelo menos a gravidade parece ter uma aceleração muitíssimo baixa. Depois há os bugs das colisões em quedas, mas essas coisas é trabalho. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Sáb, 26 de Abril 2014, 13:18

Olha, acho q se eu sentar aqui sem cachorros latindo e gatos brigando acho q consigo monta um tutorial em video de instalação da GODOT.

Por enquanto... me empolguei demais nessa piroca, e comecei a portar alguns conceitos do jogo mãe para esse mini-game... sim mais cenas e mais recursos a serem testados... essa é a hora que o personagem morre.




Esse tutorial ai rendeu até discução no GitHUB com os autores por conta da cauda de fumaça da alma da personagem.
O reduz n poupou palavras p me chamar de preguiçoso, mas eu retruquei que pensando simples oque eu esperava do comportamento das particulas deveria ser o mesmo tipo de raciocinio que um "designer" teria. (isso tudo no meu inglês tranqueira)
https://github.com/okamstudio/godot/issues/327
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Dom, 27 de Abril 2014, 20:46

Imagem

Nessa segunda etapa eu inverti algumas coisas em busca de performance, sem mencionar que já estou + familiarizado com a engine.
-A detecção de colisão é feita pelo Player e não informada pelo inimigo, como ocorre nos demos.
Não foi a melhor saída prática já que por alguma razão a GODOT não retorna a função o objeto que criamos o script e sim um objeto visual da classe pai... ou seja eu acesso os elementos do objeto, mas uma variável como "tipo" que criei no script não.
-No demais toda movimentação deve ser feita com o mecanismo de física da engine para garantir que os objetos de colisão realmente funcionem.
-Há um bug na engine, pelo que deu para ver no fórum é mais particular a sistemas Linux dentro do ambiente de edição, e ocorre quando usamos a função de detecção de colisão.

PS. a inspiração da engine foi tão grande que esses novos sprites desa fase eu criei especialmente para o projeto.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Ter, 29 de Abril 2014, 2:25


Alguns detalhes precisam ser aparados, mas cheguei a boas conclusões dobre o uso da engine.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 29 de Abril 2014, 19:51

Bitetti (29-04-2014, 2:25) escreveu:
Alguns detalhes precisam ser aparados, mas cheguei a boas conclusões dobre o uso da engine.

Quando é que pessoal poderá jogar? :desdentado: Está a ficar bem interessante acompanhar o desenrolar da criação deste jogo :yeah:

Boa continuação e continue o bom trabalho :rox:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 63 visitantes