Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:59 Pesquisa avançada

Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Ter, 1 de Abril 2014, 12:25

Ontem a noite fui forçado a recompilar a Godot, o programa scons é realmente uma mão na roda ela compilou direitinho.
Nota importante é que precisei da ajuda do Aptitude para resolver problemas de pacotes com o libasound2 (doideiras com as versões mais novas do Ubuntu).

Tudo porque há um bug na hora que vc vai desenvolver um jogo de plataforma... a parte de colisão do tile fica no lugar certo já a imagem do tile vai parar há centenas de pixels de distância, isso só ocorre no tileset. Recorri a o último release de código para ver se isso não ocorria mais. Mesmo assim n funcionou, vou forçar meu inglês tosko e tentar criar uma issue sobre isso e ver oque acontece.

No demais "agora a porra ficou séria" pq já q aprendi a compilar quero ver oque vai me segurar de enfiar Lua ai no meio.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Qui, 3 de Abril 2014, 17:25

:yeah: Ponto a mais para a Godot, o pessoal do estúdio é super atencioso e "rápido p'krai" (lembro que isso foi um diferencial da Unity 3D). https://github.com/okamstudio/godot/issues/248

:notOK: E tipo... falando na Unity 3D, como sempre ela deixa parte do público (like me) a desejar. E dessa vez não foi só no ambiente de desenvolvimento, meu celular com Android 4.1 ficou fora da brincadeira.
Imagem
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Seg, 7 de Abril 2014, 12:41

num guentei
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 9 de Abril 2014, 14:40

Muito interessante seu vídeo Bitetti! Achei bastante simples isso que você fez, parece-me que realmente facilita muito a construção do jogo. Como são as outras coisas, nomeadamente física do jogo? Já agora, isto é tudo 2D ou é possível pôr modelos 3d? Seria interessante você fazer uma série de vídeos sobre esta Framework, acho que dever haver muita gente interessada visto que parece ser relativamente simples! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Qua, 9 de Abril 2014, 18:33

Boas Claudio.
Sobre a física n há muito oque dizer, a engine pra 2D é a Box2D. Na prática bastou dominar os conceitos simples que vc viu no colegial como vetor, normal e velocidade linear vc já pode montar algo com ela. Claro nem tudo são flores e eu tive que reescrever algumas coisas do exemplo deles, mesmo pq no jogo minha personagem sobe escadas.

Sobre o 3D, a engine já trabalha com isso, basta escolher entre o tipo de cena. O modelo a importar é o Collada (Open Source tb).
Terminando esse 2D eu vou montar um First Person Shooter 3D para sentir a engine.

Hj de manhã gravei o trabalho da criação dos inimigos e animação. A noite vou arrumar e postar no youtube.
A ideia de uma série de videos é boa, eu tinha feito um tutorial descrito, mas talvez fazer um em video chame + a atenção.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 9 de Abril 2014, 18:47

Sim, vídeos a começar com as coisas mais básicas seria interessantíssimo! Aliás, começar um jogo desde o início por exemplo, acho que poderia até gerar receitas para você através do Youtube!

Fica a sugestão! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Qui, 10 de Abril 2014, 12:28

Bom, receita no Youtube duvido muito, mas para a aparência do meu Linkedin com certeza ajuda.

A gravação que mencionei
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 10 de Abril 2014, 14:16

Já agora, uma pergunta sobre essa framework e respetivos produtos finais: existe alguma maneira de se fazer benchmarks? Há alguma funcionalidade? Warnings ou algo do género?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Bitetti » Sex, 11 de Abril 2014, 14:56

Ela possui em código para informações de desempenho. Pretendo usa-los logo para ver o real desempenho. https://github.com/okamstudio/godot/wik ... erformance

E o sistema de debug é bastante eficiente, quando há um erro em tempo de execução ele me informa devidamente o ponto de erro. E também há um interpretador de código que ajuda enquanto vc cria as funções.

Até agora os testes q fiz foram puramente a partir da sensibilidade com os aparelhos. Nada de números, mas roda tranquilo na maioria dos dispositivos.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Godot Engine: Desenvolvimento de jogos no Linux

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 13 de Abril 2014, 22:22

Pois, mas tranquilo num jogo em fases iniciais dificilmente é algo conclusivo. Os jogos vão ganhando complexidade tanto em controlo como em enriquecimento visual e funcional, por isso é natural que o peso venha sendo afetado. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

AnteriorPróximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 58 visitantes