Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:49 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Incompatibilidade Linux/Windows para codigos...

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: Incompatibilidade Linux/Windows para codigos e textos

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 22 de Novembro 2013, 0:07

HIzium (21-11-2013, 22:58) escreveu:Bom, gostaria de agradecer pelas respostas, me ajudaram bastante.
Vou usar o Gedit para esses textos compartilhados, é bem simples e se, antes de salvar o arquivo, eu escolher o modo de terminação do Windows, os acentos aparecem normalmente.

Obrigado!!

O problema é que o Notepad do Windows, não usa UTF-8 (pelo menos até ao WinVista não usava), usando um ISO qualquer coisa, ou ainda "Windows-xxxx" em que xxxx é um código. É por esta razão, que no Windows, opto por usar o Notepad++, onde é possível contornar estas questões! Aliás, o Notepad++ tem uma funcionalidade que permite transformar de uma codificação para outra, incluindo também a terminação de linha!

Também é possível usar Gedit no Windows, já o fiz!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Incompatibilidade Linux/Windows para codigos e textos

Mensagempor HIzium » Qui, 28 de Novembro 2013, 20:33

Desculpem pela demora a responder, mas essa ultima semana estava bem corrida na faculdade e eu não pude testar tudo o que foi falado, de modo que só hoje eu consegui testar e resolver o problema:

Pelo gedit, na janela para salvar o arquivo tem a opção "Fim de Linha" onde eu posso escolher para Unix/Linux, Windows e Mac e também tem a opção de codificação de caracteres, essa ultima opção possui a UTF-8, a ISO-8859-15 e também deixa eu adicionar varias outras.
Usando o fim de linha para Windows e a codificação ISO-8895-15, os textos abrem sem problema nenhum em qualquer pc com linux e windows, e os códigos funcionam normalmente. O que eu faço com os códigos é o seguinte, eu digito e uso eles normalmente pelo Code Blocks e quando preciso mandar para alguns professor, eu salvo ele no gedit com as configurações de windows.

Enfim, apesar de ser uma duvida de iniciante, obrigado pelas respostas, pela atenção e paciência. :yeah:
Avatar do usuário
HIzium
 
Mensagens: 31
Registrado em: 28 Julho, 2013

Anterior

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 65 visitantes

cron