Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 12:14 Pesquisa avançada

Por onde começar na "programação"

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Por onde começar na "programação"

Mensagempor Angelo » Qua, 20 de Novembro 2013, 0:38

Olá, recentemente desenvolvi um grande interesse na programação e estou a procura de alguma dica/conselho de por onde começar. Em buscas pela web nunca encontrei algo concreto de por onde começar.
Se possível gostaria que algum de vocês me ajuda-se nesse incio... Me indicando pelo menos um caminho ou que procurar, se possível.
Desde já agradeço! xD

Angelo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Novembro, 2013

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Emerson » Qua, 20 de Novembro 2013, 1:58

Olá Angelo, antes de aprender qualquer linguagem de programação, você deve aprender lógica e algoritmos, aprendendo isso você terá a base para desenvolver e aplicar idéias em qualquer tipo de tecnologia.
Avatar do usuário
Emerson
 
Mensagens: 138
Registrado em: 24 Maio, 2013
Localização: Jaguari-RS, Brasil

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Angelo » Qua, 20 de Novembro 2013, 2:07

Emerson (20-11-2013, 0:58) escreveu:Olá Angelo, antes de aprender qualquer linguagem de programação, você deve aprender lógica e algoritmos, aprendendo isso você terá a base para desenvolver e aplicar idéias em qualquer tipo de tecnologia.


Hmm, entendo. Agradeço a resposta, vou começar reunir material então! :)

Angelo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Novembro, 2013

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Bitetti » Qua, 20 de Novembro 2013, 11:58

Lógica de forma simples: http://blockly-demo.appspot.com/static/apps/maze/index.html
Lógico q tem mais, existem coisas mais complexas, mas este é o básico e primordial. Muita gente demora p resolver esses exercícios.

Evite autores que dizem:
1> Vamos aprender direto na linguagem q é mais rápido
2> Pseudo-Código, UML, isso é perda de tempo
3> Quanto menos melhor, salve Rails
4> Tutorial no Youtube
Porquê?
1> Isso só faz vc ver a lógica limitada à linguagem, cometerá erros em outras
2> Programador desorganizado n programa gambiarreia
3> N, n adianta porra nenhuma vc conhecer um framework sem ter menor noção doq rola por baixo dos panos
4> Leia, leia, leia e não se distraia com imagens. Não estamos tratando imagem ou modelando 3D, usamos texto para nos comunicar e mesmo nestas áreas citadas vc precisa conhecer teoria p fazer um bom trabalho.

Gosto desse tipo de pergunta, sabe pq? Pq as respostas mudam com o tempo, preservam a síntese mas tem q se adaptar a novos conceitos a cada ano.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 20 de Novembro 2013, 12:46

A pergunta do autor do tópico, o Angelo, é muitíssimo abrangente e por esse motivo dificulta um pouco a resposta. De uma forma geral a minha resposta é: faça uma licenciatura nessa área. O motivo é simples: há muita coisa a ser estudada sobre esse assunto e por isso só mesmo um curso ou uma tremenda dedicação e autonomia é que pode resultar numa boa aprendizagem.

Concordo com o bitetti, é necessário saber no geral e não numa framework em específico. Isso só vai dar asneira, pois ao longo do tempo as coisas mudam mas o paradigma no geral mantém-se.

Os vídeos do youtube são atualmente talvez das melhores coisas que você pode fazer para aprender. Uma vez que me parece que você está um pouco "sozinho neste mundo" da informática, talvez começar a estudar pelo paradigma da programação orientada aos objetos (POO) seja o mais adequado. No entanto, há outras visões, por exemplo no meu curso comecei por programação funcional, depois a programação imperativa e só depois a programação orientada aos objetos. Por fim, ainda estudei a programação lógica, que serve essencialmente para construir agentes com inteligência artificial (geralmente).

Como vê, há muita coisa mesmo e por esse motivo a escolha de um curso numa universidade é provavelmente a melhor escolha.

Se quiser seguir pelo caminho mais simples, escolha a POO. Geralmente é utilizado o Java como linguagem prática sobre essa matéria, uma vez que é das linguagens mais completas que conheço para esse paradigma. Apesar de eu já ter dito publicamente que não gosto do produto final das aplicações Java, sou o primeiro a dizer que é uma linguagem muito completa e rica em documentação. O tratamento de exceções e a abrangência de bibliotecas é muito boa.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Angelo » Qui, 21 de Novembro 2013, 0:22

Muito Obrigado Bitetti e Claudio Novais. Gostei muito das respostas, bem completas. Realmente agora já tenho uma noção do que fazer.
Vlw =D

Angelo
 
Mensagens: 7
Registrado em: 20 Novembro, 2013

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Novembro 2013, 0:51

Claudio Novais (20-11-2013, 11:46) escreveu:A pergunta do autor do tópico, o Angelo, é muitíssimo abrangente e por esse motivo dificulta um pouco a resposta. De uma forma geral a minha resposta é: faça uma licenciatura nessa área. O motivo é simples: há muita coisa a ser estudada sobre esse assunto e por isso só mesmo um curso ou uma tremenda dedicação e autonomia é que pode resultar numa boa aprendizagem.

Concordo com o bitetti, é necessário saber no geral e não numa framework em específico. Isso só vai dar asneira, pois ao longo do tempo as coisas mudam mas o paradigma no geral mantém-se.

Os vídeos do youtube são atualmente talvez das melhores coisas que você pode fazer para aprender. Uma vez que me parece que você está um pouco "sozinho neste mundo" da informática, talvez começar a estudar pelo paradigma da programação orientada aos objetos (POO) seja o mais adequado. No entanto, há outras visões, por exemplo no meu curso comecei por programação funcional, depois a programação imperativa e só depois a programação orientada aos objetos. Por fim, ainda estudei a programação lógica, que serve essencialmente para construir agentes com inteligência artificial (geralmente).

Como vê, há muita coisa mesmo e por esse motivo a escolha de um curso numa universidade é provavelmente a melhor escolha.

Se quiser seguir pelo caminho mais simples, escolha a POO. Geralmente é utilizado o Java como linguagem prática sobre essa matéria, uma vez que é das linguagens mais completas que conheço para esse paradigma. Apesar de eu já ter dito publicamente que não gosto do produto final das aplicações Java, sou o primeiro a dizer que é uma linguagem muito completa e rica em documentação. O tratamento de exceções e a abrangência de bibliotecas é muito boa.

Não Cláudio, nunca recomendes ninguém partir logo para a POO... Além de criar maus hábitos, tende a uma programação (tal como o Bitetti descreveu aqui) mal estruturada e ficará a desconhecer pérolas da programação!

Eis algo que possivelmente ele não iria aprender se partisse logo para a POO (exemplo em PHP):
Código: Selecionar todos
function e_impar($numero){return (($numero&0x01)==0x01);} 

Esta função tem como objectivo verificar se um número é ímpar. Se for ímpar, devolve TRUE (Verdadeiro), se for par, devolve FALSE (Falso).

Sem ter os conceitos base, como iria chegar a esta solução? Existem muitas formas, mas esta é a mais próxima da que é usada a nível de hardware!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 1:04

Luis Cardoso (20-11-2013, 23:51) escreveu:Não Cláudio, nunca recomendes ninguém partir logo para a POO... Além de criar maus hábitos


Terminei aqui Luís. Desculpa, nem vou entrar novamente nesta conversa. Mas isto é a tua opinião, apenas e só! ;) Na prática, o mundo industrial rege-se pelo POO, o que é perfeitamente natural. Ah, e isto significa algo obviamente.

Em todo o caso, admito que não seja perfeito, mas de hábitos de qualidade isso não há melhor. Não é perfeito pelo simples facto de que se formos para a exatidão máxima acredito que a programação funcional esteja no auge da qualidade. Mas isso não me parece que seja uma programação para 95% dos casos da informática.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Novembro 2013, 1:10

Claudio Novais (21-11-2013, 0:04) escreveu:
Luis Cardoso (20-11-2013, 23:51) escreveu:Não Cláudio, nunca recomendes ninguém partir logo para a POO... Além de criar maus hábitos


Terminei aqui Luís. Desculpa, nem vou entrar novamente nesta conversa. Mas isto é a tua opinião, apenas e só! ;) Na prática, o mundo industrial rege-se pelo POO, o que é perfeitamente natural. Ah, e isto significa algo obviamente.

Em todo o caso, admito que não seja perfeito, mas de hábitos de qualidade isso não há melhor. Não é perfeito pelo simples facto de que se formos para a exatidão máxima acredito que a programação funcional esteja no auge da qualidade. Mas isso não me parece que seja uma programação para 95% dos casos da informática.

Eu referi começar, porque começar logo pela POO é o mesmo que começar uma casa pelo telhado! É preciso saber um pouco das bases, tal como o Bitetti referiu, é preciso saber o que é lógica, é preciso saber o porquê disto ou daquilo... Não é chapar logo, sem saber o porquê das coisas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Por onde começar na "programação"

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Novembro 2013, 1:16

Não estou a dizer para ir ao mais baixo nível, como eu fui, não estou a sugerir os 0's e 1's, ou no pior das hipóteses GND e VCC... Eu sugeria começar pelo C, porque aí iria ganhar mais calo na programação, até porque alguma da POO, é baseada em C, logo a transição seria fácil... Agora partir directo, sem antes passar pelo menos por uma mais "básica"... Só não sugiro Fortran, poupo-lhe o facto de lidar com uma linguagem bem picuinhas... Mas poderia usar Basic, Pascal, C, etc... Depois sim, poderia passar para as tuas favoritas POO.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron