Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:45 Pesquisa avançada

Ajuda com impressão em programas em C

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor leleo » Qua, 21 de Agosto 2013, 15:19

Bom dia pessoal.
Estou com um trabalho para fazer da faculdade em C, usando listas, ponteiros e talz...
Eu e meu grupo, além de não ser preciso, decidimos criar uns "relatórios" e jogar para imprimir.
Por exemplo, controle de estacionamento. O cara chega com o carro, o funcionário anota a placa e o horário que o carro chegou. Imprime e da uma via para o cliente.

Essa função, como eu disse, não foi pedido pela professora, porém gostaríamos de implementar para deixar o trabalho mais "completo".

Andei pesquisando e achei sobre aquela função stdprn, porém não consegui jogar nada para impressão.

Alguém será que poderia me dar uma luz? Alguém conhece algum outro comando ou alguma biblioteca que possa ser usada para isso?
Gigabyte 990FX-UD3 - 2x 4GB Corsair 1600 MHz - AMD FX-8150 Bulldozer 3.60 GHz - AMD Radeon HD 6570 - Samsung 320GB - Seagate 1TB - Philips 215VW 21.5' - Ubuntu 12.04 - Windows 8 Pro
Avatar do usuário
leleo
 
Mensagens: 84
Registrado em: 12 Junho, 2011
Localização: Vargem Grande do Sul, São Paulo / Brasil

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 21 de Agosto 2013, 15:32

Antes de mais nunca tentei fazer isso através do C.

Mas uma coisa que eu tenho de referir é que normalmente os projetos académicos em C tendem a ser puramente instrutores e nesse sentido é comum ver-se os alunos a "reinventarem a roda".

Na prática na maioria dos casos, o que fazem é algo meramente académico que termina no final do projeto. Por esse motivo, dar-lhe uma solução avançada para este problema dava direito a uma biblioteca nova, devido à complexidade que geraria.

Nesse sentido, apesar de não saber se você o pode fazer, na minha opinião recomendo que simplesmente use as bibliotecas já existentes, neste caso o CUPS. Procure pela Internet que provavelmente existe muita coisa sobre isso! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 21 de Agosto 2013, 17:47

Claudio Novais (21-08-2013, 15:32) escreveu:Antes de mais nunca tentei fazer isso através do C.

Mas uma coisa que eu tenho de referir é que normalmente os projetos académicos em C tendem a ser puramente instrutores e nesse sentido é comum ver-se os alunos a "reinventarem a roda".

Na prática na maioria dos casos, o que fazem é algo meramente académico que termina no final do projeto. Por esse motivo, dar-lhe uma solução avançada para este problema dava direito a uma biblioteca nova, devido à complexidade que geraria.

Nesse sentido, apesar de não saber se você o pode fazer, na minha opinião recomendo que simplesmente use as bibliotecas já existentes, neste caso o CUPS. Procure pela Internet que provavelmente existe muita coisa sobre isso! ;)

E não é só isso, o programa tem de incluir uma janela de configuração para escolher qual o dispositivo de saída! Ainda têm de pedalar muito só para incluir isso. É que mesmo que CUPS faça muito desse trabalho ocultando até o tipo de porta e comunicação usada (Série [USB] ou Paralela [LPT]), a escolha da saída de impressão ainda tem de ser orientada pelo utilizador!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor leleo » Qui, 22 de Agosto 2013, 12:57

Certo, entendi.
Então, foi como eu falei, agente gostaria de usar a impressão apenas para "ilustrar" mais a apresentação depois. Eu postei aqui pois não vamos aprofundar a mais na linguagem, estaremos parando em árvore. Nada muito avançado. Mas tudo bem, vou procurar sobre CUPS.
Agradeço desde já!
Gigabyte 990FX-UD3 - 2x 4GB Corsair 1600 MHz - AMD FX-8150 Bulldozer 3.60 GHz - AMD Radeon HD 6570 - Samsung 320GB - Seagate 1TB - Philips 215VW 21.5' - Ubuntu 12.04 - Windows 8 Pro
Avatar do usuário
leleo
 
Mensagens: 84
Registrado em: 12 Junho, 2011
Localização: Vargem Grande do Sul, São Paulo / Brasil

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor Bitetti » Qui, 22 de Agosto 2013, 13:26

Essa função, como eu disse, não foi pedido pela professora, porém gostaríamos de implementar para deixar o trabalho mais "completo".

Isso é o tipo de erro comum, quando vc quer embelezar demais. Acessar uma impressora nessa linguagem n é fácil e foge do assunto. Eu recomendo largar mão da ideia e se concentrar no objetivo principal.
Cuidado pq isso mais no futuro pode atrapalhar na vida profissional.

Não q não seja má ideia se aprofundar em C, muitas escolas dão C apenas com um pretexto mundano de "iniciar" o aluno na aprendizagem. Mas C e C++ são linguagens extremamente úteis no mundo de hoje.

Um exemplo de como o assunto foge do tema e da complexidade: em C eu n fiz precisaria da BOOST ou da biblioteca SimpleSocket, em Java para Android uma impressora fiscal precisa nada mais doque o IP e um cabeçalho, em seguida o texto é enviado em ASCII e só.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor leleo » Qui, 22 de Agosto 2013, 14:45

Bitetti (22-08-2013, 13:26) escreveu:
Essa função, como eu disse, não foi pedido pela professora, porém gostaríamos de implementar para deixar o trabalho mais "completo".

Isso é o tipo de erro comum, quando vc quer embelezar demais. Acessar uma impressora nessa linguagem n é fácil e foge do assunto. Eu recomendo largar mão da ideia e se concentrar no objetivo principal.
Cuidado pq isso mais no futuro pode atrapalhar na vida profissional.

Não q não seja má ideia se aprofundar em C, muitas escolas dão C apenas com um pretexto mundano de "iniciar" o aluno na aprendizagem. Mas C e C++ são linguagens extremamente úteis no mundo de hoje.

Um exemplo de como o assunto foge do tema e da complexidade: em C eu n fiz precisaria da BOOST ou da biblioteca SimpleSocket, em Java para Android uma impressora fiscal precisa nada mais doque o IP e um cabeçalho, em seguida o texto é enviado em ASCII e só.


Então, em Java foi certinho, mas infelizmente tem que ser em C.
Achei a api CUPS, acabei de compilar ela. Vamos ver o que ela é capaz e como funciona!

----------EDIT------------

Acho que vou seguir esse conselho aí...
Vamo larga mão de imprimir!? haha
Trabalheira demais. Não vai compensar no final...
Gigabyte 990FX-UD3 - 2x 4GB Corsair 1600 MHz - AMD FX-8150 Bulldozer 3.60 GHz - AMD Radeon HD 6570 - Samsung 320GB - Seagate 1TB - Philips 215VW 21.5' - Ubuntu 12.04 - Windows 8 Pro
Avatar do usuário
leleo
 
Mensagens: 84
Registrado em: 12 Junho, 2011
Localização: Vargem Grande do Sul, São Paulo / Brasil

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Agosto 2013, 17:28

Bitetti (22-08-2013, 13:26) escreveu:
Essa função, como eu disse, não foi pedido pela professora, porém gostaríamos de implementar para deixar o trabalho mais "completo".

Isso é o tipo de erro comum, quando vc quer embelezar demais. Acessar uma impressora nessa linguagem n é fácil e foge do assunto. Eu recomendo largar mão da ideia e se concentrar no objetivo principal.
Cuidado pq isso mais no futuro pode atrapalhar na vida profissional.

Não q não seja má ideia se aprofundar em C, muitas escolas dão C apenas com um pretexto mundano de "iniciar" o aluno na aprendizagem. Mas C e C++ são linguagens extremamente úteis no mundo de hoje.

Um exemplo de como o assunto foge do tema e da complexidade: em C eu n fiz precisaria da BOOST ou da biblioteca SimpleSocket, em Java para Android uma impressora fiscal precisa nada mais doque o IP e um cabeçalho, em seguida o texto é enviado em ASCII e só.

Exactamente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor leleo » Ter, 27 de Agosto 2013, 2:50

Pessoal, tem uma coisa que eu achei o tal do lpansi.
Alguem já usou? Sabe de alguma coisa?
Gigabyte 990FX-UD3 - 2x 4GB Corsair 1600 MHz - AMD FX-8150 Bulldozer 3.60 GHz - AMD Radeon HD 6570 - Samsung 320GB - Seagate 1TB - Philips 215VW 21.5' - Ubuntu 12.04 - Windows 8 Pro
Avatar do usuário
leleo
 
Mensagens: 84
Registrado em: 12 Junho, 2011
Localização: Vargem Grande do Sul, São Paulo / Brasil

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor ghost66 » Qui, 29 de Agosto 2013, 2:19

Primeiro... Não deixe ninguém te dizer que você deve-se limitar ao básico, programação é técnica aliada ao continuo desenvolvimento de rotinas, muitas vezes no ato de se "reinventar" a roda vc descobre algo novo, algo que te dá um novo rumo a suas ideias ou até mesmo um novo insight. E na programação se reinventa a roda todo dia, e se não fosse assim ainda estaríamos usando Algol, Fortran, Mumps, Pascal, Cobol, Assembler e por ai vai...

Segundo, se ao pesquisar em portugues vc não encontrar nada, vá para o inglês, na primeira pesquisa que fiz com intuito de te ajudar encontrei isso aqui :
http://stackoverflow.com/questions/14518004/linux-cups-printing-example-tutorial

Não testei pois estou sem impressora

Abraços e boa sorte

Geraldo
Avatar do usuário
ghost66
 
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Dezembro, 2012

Re: Ajuda com impressão em programas em C

Mensagempor leleo » Qui, 29 de Agosto 2013, 13:19

Bom Dia Geraldo!
Eu andei dando uma olhada nesse CUPS. Cheguei a baixar a API, compilei, não apresentou erros.
Mas ao se executar qualquer código de exemplo, ele para na linha do #include<cups/cups.h>.
Coloquei meu projeto dentro da pasta, coloquei o endereço inteiro, copiei todos os arquivos do CUPS pra dentro da pasta do projeto e nada (lógico respeitando as hierarquias das pastas). Dando uma analisada no debug, uma função que fica dentro do cups.h não consegue chamar um outro arquivo que fica na mesma pasta dele. Novamente, entrei pra editar os arquivos e os diretórios, porém dessa vez deu na mesma. Ou seja, não funciona.
Sobre pesquisar em inglês foi a primeira coisa que eu fiz depois de não achar nada em português.
Vou tentar novamente em outra distribuição e outro pc, quem sabe. Ou também, irei remover tudo o que tenho aqui e re-compilar o CUPS e tentar novamente. Quem sabe...

Estarei mexendo com isso agora de manhã e postarei os resultados!!

Muito Obrigado desde já!
Gigabyte 990FX-UD3 - 2x 4GB Corsair 1600 MHz - AMD FX-8150 Bulldozer 3.60 GHz - AMD Radeon HD 6570 - Samsung 320GB - Seagate 1TB - Philips 215VW 21.5' - Ubuntu 12.04 - Windows 8 Pro
Avatar do usuário
leleo
 
Mensagens: 84
Registrado em: 12 Junho, 2011
Localização: Vargem Grande do Sul, São Paulo / Brasil

Próximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 66 visitantes