Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:25 Pesquisa avançada

Gerando script para atualizar o sistema offline

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Gerando script para atualizar o sistema offline

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 8 de Outubro 2011, 19:33

Boa tarde, espero que estejam todos bem!


Introdução

Bom, esse tutorial foi testado e aprovado usando o Synaptic e pacotes deb, não testei com pacotes rpm, mas acredito que funcione normalmente.

Muitas pessoas, assim como eu, sofrem com o fato de ter internet discada, ou simplesmente não ter acesso a internet em casa, isso dificulta muito a instalação de programas no Linux, mas para esse problema existe uma solução bem simples e funcional.

Hoje em dia grande parte das distribuições utilizam algum tipo de pacote para instalação de programas, sendo os mais comuns os RPMs e DEBs, e são usados programas como o apt-get, urpmi, yum e etc, que através de repositórios baixam e instalam automaticamente o pacote e todas as dependências necessárias para instalação do mesmo, isso facilita e muito quando você tem internet banda larga, mas quando você usa internet discada, ou simplesmente não tem acesso a internet as coisas se tornam um pouco mais difíceis pois não basta baixar o pacote do programa e instalar, esse programa vai precisar de algumas dependências, e essas dependências vão precisar de outras dependências e isso acaba se tornando uma bola de neve.

Então para isso foi criado no Synaptic (gerenciador gráfico de pacotes), uma maneira de criar um script de download onde lista todos os pacotes e dependências que você deseja baixar, então você pega esse script e o executa em algum lugar onde tenha banda larga e baixa tudo que é necessário.

Vamos ver então como fazer isso...


Script de download

Gerando script de download


Gerar um script de download no Synaptic é muito simples. Mas antes de qualquer coisa, é necessário atualizar a sua lista de repositórios, você pode fazer isso através do Synaptic clicando em "Recarregar".

Depois de ter os repositórios atualizados, marque tudo que você deseja instalar, vá fazendo a busca pelos programas que você deseja e selecionando tudo que precisa sem se importar com a conexão com a internet.

Depois que tiver selecionado tudo, vá em:

Arquivo > "Gerar Script de pacotes baixados"

Salve o arquivo onde desejar com a extensão .sh.


Baixando os pacotes através do script

Depois de ter criado o script, leve ele até algum lugar onde tenha banda larga e Linux com Wget (se não tiver o wget, instale, é uma ferramenta muito comum e na maioria das distros já vem por padrão), crie uma pasta e coloque o script dentro, depois execute-o e ele baixará automaticamente todos os pacotes necessários para a mesma pasta onde se encontra o script.

Se você precisar baixar os pacotes no Windows, basta utilizar o wget for Windows:


:arrow: http://pages.interlog.com/~tcharron/wgetwin.html


Descompacte-o na mesma pasta onde estiver o script, renomeie o script mudando sua extensão para .bat, e execute o script.bat...

Com isso ele baixará através do Windows todos os pacotes necessários.


Instalando os pacotes através do script

Depois de ter baixado todos os pacotes, leve eles (dentro da pasta, junto com o script) até o seu PC sem banda larga, abra o Synaptic e clique em:

Arquivo > "Adicionar pacotes baixados"

Abrirá uma janela pedindo pra você apontar onde estão os pacotes baixados pelo script, mande ele abrir a pasta onde se encontram os pacotes e ele automaticamente instalará todos os pacotes e suas dependências.

Pronto, você acaba de instalar programas no Linux sem se preocupar com sua conexão.

Bom, espero que ajude o pessoal ai da discada (como eu), e até mesmo quem não possui acesso a internet.



Fonte: :arrow: Viva o Linux


Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 66 visitantes