Bem-vindo: Sex, 19 de Abril 2024, 17:02 Pesquisa avançada

Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial)

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial)

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Maio 2013, 17:43

Apesar do nome Saucy Salamander ser um nome bonito e com muito sentido (opinião pessoal) para o Ubuntu 13.10 (mais informações aqui), acho que o animal em si certamente não tem tantos adeptos quanto outras mascotes de versões anteriores do Ubuntu. O motivo é simples: é um pequeno anfíbio, húmido, que nem todas as pessoas gostam de ver.

Ora, como nos próximos meses serão publicados artigos sobre este Ubuntu, será necessário imagens elucidativas dessa mascote. Como acho que nem todos os leitores iriam gostar de ver a pequena salamandra atrevida apresentada nos artigos, resolvi criar a mascote sobe a forma de desenho vectorial, algo a tender para o clipart. Ou seja, é como se fosse uma pequena proposta de logotipo de forma vectorial, com o formato de ficheiro SVG.

Já agora, este tipo de desenho normalmente é feito através de uma excelente aplicação, completamente open-source, chamada Inkscape que é apresenta neste artigo:

Através deste aplicativo, o Inkscape, e utilizando apenas 3 ferramentas, fiz esta pequena salamandra apresentada na imagem acima (você pode ver download do ficheiro SVG aqui). Aproveitei e gravei também um vídeo que mostra todo o desenvolvimento da pequena mascote. O vídeo não é nada de especial, muito menos o desenho final. No entanto, acredito que será útil para quem quiser fazer também a sua proposta de logotipo. Talvez você que está a ler este artigo faça um logotipo que pode ser o oficial do próximo Ubuntu.


As Ferramentas que usei foram apenas as seguintes:
  • Editor de Nós: que permite alterar a posição de cada ponto que define um objeto;
  • Elipse: tudo começou numa elipse e depois através do "Editor de nós" transformei-a em algo semelhante a uma salamandra;
  • Mão Livre: esta ferramenta, com um ícone de um lápis, permite fazer desenhos livres. Utilizei principalmente para fazer as manchas amarelas;
  • Caneta Bézier: para dar a forma ondulada de movimento da Salamandra utilizei esta ferramenta, através da opção "Forma" com o valor "Da Área de Transferência".
Simples!

Entretanto quem quiser ver o vídeo completo, sem estar acelerado, também pode ver, são apenas 20 minutos:
Spoiler:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor abdo » Ter, 7 de Maio 2013, 17:54

Boas Claudio

O vídeo completo está dando como não disponível...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Maio 2013, 17:59

Está a enviar ainda Abdo! ;) Aguarde uns minutos.

Entretanto como não gostei da primeira versão, por estar a fazer um pouco à pressa por estar a gravar o vídeo, fiz uns ajustes e mudei o "movimento" da salamandra ficando assim:


Agora vou começar a utilizar esta pequena salamandra nos artigos do Ubuntued, para evitar que alguns utilizadores não gostem (não fiquem impressionados na negativa) das imagens dos artigos relativos ao Ubuntu 13.10! ;)

Já agora, o que acharam? :desdentado:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Maio 2013, 18:40

Terceira versão e na minha opinião final (até que alguma crítica para melhorar apareça) xD

Fiz duas versões, mas o propósito original era a utilização de algo monochromático tal como ocorreu nas imagens das versões anteriores, por isso vou dar preferência à segunda imagem:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor cjgomes » Ter, 7 de Maio 2013, 18:54

Ficou bom hein, eu prefiro com os manchas coloridas, dá mais destaque.
Avatar do usuário
cjgomes
 
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Novembro, 2012

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Maio 2013, 19:00

Pois, eu utilizei sempre as manchas exatamente por esse motivo, pelo destaque. No entanto não queria deixar a imagem "muito pesada" e então o objetivo sempre foi no final tirá-las, tal como os logotipos utilizados nos ubuntus anteriores:
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor Saresa » Ter, 7 de Maio 2013, 19:39

Claudio Novais (07-05-2013, 16:43) escreveu:O motivo é simples: é um pequeno anfíbio, húmido, que nem todas as pessoas gostam de ver.

Mas isso é preconceito com o pobre bichinho! Eu acho que os anfíbios estão entre os animais mais bonitos; dá uma olhada no Poison Dart Frog, por exemplo.




Mimimis à parte, o logotipo ficou bem legal! Bom trabalho, Claudio :D
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Maio 2013, 20:14

Olá Saresa,

De entre os inúmeros anfíbios, não acho que a salamandra seja a mais bonita, aliás, para mim as rãs são as mais bonitas. Mas aparte de não achar a espécie a mais bonita, também acho que há muitos anfíbios bem bonitos, principalmente as rãs mais venenosas!

Mas lá está, isso é uma opinião de cada um. Tal como os anfíbios também há muita gente que não gosta de aranhas. E cobras idem! Eu nem de perto chego a uma cobra, mas sei admirar a beleza da natureza no cobra, por exemplo acho esta lindíssima:
viewtopic.php?p=48791#p48791
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor Pablo R. Dinella » Ter, 7 de Maio 2013, 20:48

Ficou muito bom Cláudio!

Talentosamente bem feito, pretendo usar este modelo.

Quanto ao 'banner', por que não faz no mesmo estilo dos anteriores? Digo, a salamandra está preta, já os outros tem um efeito 'vazado', com um cinza meio claro e com uma borda e sombra interior creio eu.

;)

edit: pode disponibilizar o logo reto para poder usar aquele recurso da bézier?
Avatar do usuário
Pablo R. Dinella
 
Mensagens: 49
Registrado em: 13 Março, 2013

Re: Saucy Salamander: proposta de logotipo, em SVG (vetorial

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Maio 2013, 22:34

Logo reto?

Sobre o efeito de profundidade, verdade, podia ter usado, mas depois não ficava bem com o efeito do rabo ficar por cima do quadrado laranja xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 106 visitantes

cron