Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:29 Pesquisa avançada

Assistente para conky

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Ter, 26 de Março 2013, 5:28

Iae galera
estou terminando meu curso de Analise e desenvolvimento de sistemas e preciso fazer meu TCC trabalho de graduação e havia pensado em fazer um tipo de assistente para o conky, uma interface grafica que ajudasse os usuarios a criar seus scripts sem precisar por a mão no codigo.

a aplicação teria 2 partes, uma gerenciaria os scripts no geral, os scripts ficariam numa subpasta da aplicação e um script shell chamaria elas, não todas mas as que o usuario pré definisse e no script shell tambem definiria o posicionamento da apresentação na tela. alem disso essa aplicação teria um direcionamento para a segunda parte.

a segunda parte consiste em varias aplicações, essas seriam criadas com o tempo. funcionaria assim, cada uma dessas aplicações seriam como plugins e funcionariam como os assistentes de criação de um determinado script, por exemplo o conky do ubuntued teria uma aplicação referente a ele que permitiria os usuarios escolher quais partes seriam apresentadas e quais não seriam, mas no final seria semelhante ao conky ubuntued padrão então para outras apresentações haveriam seus proprios assistentes que com o tempo eu iria adicionando ou os proprios criadores dos scripts poderiam criar uma logica para o assistente.

na aplicação principal teria uma opção de adicionar novos assistentes, adicionar scripts diretamente, configurar a area em que o conky apresentaria etc.

essa é minha proposta e gostaria de saber o que acham, se é realmente interessante ter uma interface grafica para isso, se usariam, se realmente facilitaria etc. e tambem se haveria pessoas interessadas em colaborar com a criação de assistentes para o programa.

a principio estava tentando fazer em python mas mudei para ruby quando soube que poderia ter um desempenho melhor mas no momento estou tendo dificuldade com o glade, acho que as ferramentas de interface do GTK são inferiores comparado as ferramentas do java. então uma questão mais tecnica seria qual linguagem trabalhar, sendo que java mesmo tendo ferramentas de GUI melhores por outro lado tem um grande peso pro sistema, não sei se seria agradavel a todos uma aplicação mais pesada enquanto em ruby a aplicação seria mais leve mas com uma interface GUI mais limitada, quem usa o glade e GTK poderia me dar uma força nesse caso.

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 26 de Março 2013, 12:52

É assim, eu vou ser sincero, se tiver uma GUI para lidar com o Conky, feita em Java, prefiro fazer à mão do que esperar uns 5 ou mais minutos para que esta abra xD

Eu também não me entendo muito bem com a interação com Glade, apenas o uso para pré-visualizar aquilo que vou fazer, mas depois faço tudo via código no Python e não a carregar o ficheiro do Glade :p
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 26 de Março 2013, 13:08

Viu estes tutoriais de Visual Ruby?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Ter, 26 de Março 2013, 13:41

Luis Cardoso escreveu:É assim, eu vou ser sincero, se tiver uma GUI para lidar com o Conky, feita em Java, prefiro fazer à mão do que esperar uns 5 ou mais minutos para que esta abra xD

...

o.0 não sei se é tão absurdo assim o tempo que o java demora pra carregar, mas se for realmente não seria aceitável.
Luis Cardoso escreveu:Viu estes tutoriais de Visual Ruby?


eu tinha visto +- como funcionava mas ele usa o glade do mesmo jeito então no final acabaria tendo o mesmo resultado

e ainda suponho que você tenha um bom conhecimento do conky e criação de scripts, nesse caso não seria tão dificil fazer algo a mão mas o que acharia desta aplicação para outros usuarios, mais leigos, seria interessante? desconsiderando o desempenho, apenas a ideia da aplicação.

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 26 de Março 2013, 15:26

Matheus Sproesser (26-03-2013, 12:41) escreveu:
Luis Cardoso escreveu:É assim, eu vou ser sincero, se tiver uma GUI para lidar com o Conky, feita em Java, prefiro fazer à mão do que esperar uns 5 ou mais minutos para que esta abra xD

...

o.0 não sei se é tão absurdo assim o tempo que o java demora pra carregar, mas se for realmente não seria aceitável.

Tenho um PC que dá para ir dar uma volta, tratar do que tiver a tratar e quando volto ainda vejo a aplicação a abrir xD (e tem o Lubuntu, imagine se fosse com o Unity :lol: )
Matheus Sproesser (26-03-2013, 12:41) escreveu:
Luis Cardoso escreveu:Viu estes tutoriais de Visual Ruby?


eu tinha visto +- como funcionava mas ele usa o glade do mesmo jeito então no final acabaria tendo o mesmo resultado

e ainda suponho que você tenha um bom conhecimento do conky e criação de scripts, nesse caso não seria tão dificil fazer algo a mão mas o que acharia desta aplicação para outros usuarios, mais leigos, seria interessante? desconsiderando o desempenho, apenas a ideia da aplicação.

A ideia é boa, aliás gostei muito dessa iniciativa, apesar de considerar o Conky algo ultrapassado (ultimamente temos visto muitos problemas surgirem devido à sua forte ligação com o X e com o facto de não acompanhar a evolução dos gestores de janelas atuais). Mas sim, ainda vai a tempo, pois ainda há muitos utilizadores fieis ao Conky. Possivelmente, com uma aplicação deste género, pode até evitar que o Conky morra e que este continue bem presente no futuro do Linux, principalmente por ter uma GUI que ajude o utilizador a criar um Conky à sua imagem, com aquilo que verdadeiramente quer!

É por estas razões que eu prefiro o trabalho da comunidade, têm o cuidado de pensar nas dificuldades e nas formas de as ultrapassar, facultando aplicações que ajudem/orientem nos diferentes passos! :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Março 2013, 15:29

A ideia é engraçada, já a tinha tido uma vez. Mas dá trabalho xD

Sobre o desenvolvimento, o melhor para Linux é mesmo investir em Glade. Sinceramente acho que é de longe a melhor hipótese, principalmente porque é modelar, estruturado.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 26 de Março 2013, 15:32

É assim, se fosse em Python, C/C++, eu ainda poderia ajudar, agora Java (apesar de ter algum conhecimento desta e de já a ter usado) e Ruby, não posso... Primeiro porque não vou à bola com o Java e segundo, porque nunca usei Ruby (mas pelo que vi no Visual Ruby, não é muito diferente do Python).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Março 2013, 15:33

O Ruby tem muitas semelhanças com o Python. São linguagens bastante "leves" em termos de detalhes na programação. têm filosofias muito organizadas e por isso gosto muito de ambas. Apesar de não ter programado muito em Ruby.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Ter, 26 de Março 2013, 19:08

Luis Cardoso escreveu:A ideia é boa, aliás gostei muito dessa iniciativa, apesar de considerar o Conky algo ultrapassado (ultimamente temos visto muitos problemas surgirem devido à sua forte ligação com o X e com o facto de não acompanhar a evolução dos gestores de janelas atuais). Mas sim, ainda vai a tempo, pois ainda há muitos utilizadores fieis ao Conky. Possivelmente, com uma aplicação deste género, pode até evitar que o Conky morra e que este continue bem presente no futuro do Linux, principalmente por ter uma GUI que ajude o utilizador a criar um Conky à sua imagem, com aquilo que verdadeiramente quer!

É por estas razões que eu prefiro o trabalho da comunidade, têm o cuidado de pensar nas dificuldades e nas formas de as ultrapassar, facultando aplicações que ajudem/orientem nos diferentes passos! :yeah:


não tem ninguem que esteja trabalhando no conky atualmente? ele ainda funciona no wayland afinal ele é baseado no X.org certo? o que me preocupa é que estou usando o ubuntu como SO padrão e ele vai mudar pro mir que não tem nada a ver com X.org. de qualquer forma se é interessante vou seguir a fundo com o projeto.

Claudio Novais escreveu:A ideia é engraçada, já a tinha tido uma vez. Mas dá trabalho xD

Sobre o desenvolvimento, o melhor para Linux é mesmo investir em Glade. Sinceramente acho que é de longe a melhor hipótese, principalmente porque é modelar, estruturado.


meu problema com glade é que mais os widgets que ele oferece, não sei se é porque tive minha base de GUI em java que acostumei com os componentes dele ou se realmente os componentes do GTK são mais simples, eu ainda não sei como contornar essa "limitação" do glade. tem algum material que ensine a incrementar os componentes?

Luis Cardoso escreveu:É assim, se fosse em Python, C/C++, eu ainda poderia ajudar, agora Java (apesar de ter algum conhecimento desta e de já a ter usado) e Ruby, não posso... Primeiro porque não vou à bola com o Java e segundo, porque nunca usei Ruby (mas pelo que vi no Visual Ruby, não é muito diferente do Python).


se não me engano ruby é um "filho" de python mas teve outras influencias então da pra programar de varias formas

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: Assistente para conky

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Março 2013, 19:26

Não é limitação do Glade, é uma forma de estruturação muitíssimo mais organizada que o fraquíssimo Swing. No Swing se você faz uma interface complexa ela começa a ficar instável no IDE. Começa a ter problemas constantes por causa da falta de padronização.

No caso do Glade (por causa do funcionamento do GTK) os widgets são postos sobre locais específicos, contentores se lhe quiser chamar isso, e portanto as coisas funcionam muito melhor, principalmente em situação de resizing de janelas.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes