Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 12:45 Pesquisa avançada

criar extensões e plugins gnome

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: criar extensões e plugins gnome

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Fevereiro 2013, 15:43

Se me esquecer volte a lembrar-me! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: criar extensões e plugins gnome

Mensagempor Matheus Sproesser » Dom, 17 de Março 2013, 22:56

estive estudando python essas semanas mas acabei enroscado na criação de classes, não consigo entender algumas coisas, talvez seja por ter meu conhecimento baseado em java.

estou com uma aplicação em mente que sera parte do meu TCC e gostaria de saber se eu conseguiria ter o mesmo desempenho se eu fizesse minha aplicação em ruby pois tenho mais conhecimento desta linguagem que python.

e tambem gostaria de saber se eu poderia usar o glade em conjunto com ruby assim como é usado em python.

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: criar extensões e plugins gnome

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 1:59

Ao nível de performance o Ruby tem andado sensivelmente acima do python. Mas é em algo geral, não associado a linux.

Nunca fiz nada em Ruby para trabalhar com janelas GTK, portanto não lhe posso dizer nada sobre esse assunto. Tudo depende se as bibliotecas existentes do Ruby façam todas as coisas que são necessárias, nomeadamente ler um ficheiro Glade para desenhar uma janela. Nunca usei para isso portanto não lhe posso ajudar.

Sobre criar classes em Python, acho que você precisa apenas de ler um tutorial que explique e demonstre isso. A minha recomendação é procurar vídeos na internet. Acho que os exemplos são a melhor forma de um programador já experiente perceber algo.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: criar extensões e plugins gnome

Mensagempor miles_maverick » Seg, 18 de Março 2013, 2:08

Claudio Novais (18-03-2013, 0:59) escreveu:Ao nível de performance o Ruby tem andado sensivelmente acima do python. Mas é em algo geral, não associado a linux.

Nunca fiz nada em Ruby para trabalhar com janelas GTK, portanto não lhe posso dizer nada sobre esse assunto. Tudo depende se as bibliotecas existentes do Ruby façam todas as coisas que são necessárias, nomeadamente ler um ficheiro Glade para desenhar uma janela. Nunca usei para isso portanto não lhe posso ajudar.

Sobre criar classes em Python, acho que você precisa apenas de ler um tutorial que explique e demonstre isso. A minha recomendação é procurar vídeos na internet. Acho que os exemplos são a melhor forma de um programador já experiente perceber algo.


Os scripts do finado Dreamlinux eram em Ruby+GTK
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: criar extensões e plugins gnome

Mensagempor Matheus Sproesser » Seg, 18 de Março 2013, 4:07

então nesse caso seria interessante se optasse por ruby em vez de python.

afinal embora a aplicação seja desenvolvida no meu tempo livre eu quero que seja algo profissional, que possa ser distribuido e tenha qualidade(se tudo der certo espero até que seja divulgado no blog). E acho que se fosse feito em python eu não conseguiria utilizar os recursos adequadamente ja que ainda não tenho tanta pratica mas ja que segundo o Claudio o ruby tem um desempenho um pouco melhor então optarei por ele.

sempre pensei que python por ser a linguagem oficial do ubuntu e de varias distros era então mais rapido.

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: criar extensões e plugins gnome

Mensagempor Rafael Schonberg » Seg, 18 de Março 2013, 4:30

Dizem que Vala é muito mais rápida. Experimenta essa.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: criar extensões e plugins gnome

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 18 de Março 2013, 11:17

Olá Matheus,

Eu gosto muito de python. Acho uma linguagem muito limpa e até fácil. Programamos quase como se tivéssemos a falar, o que é ótimo. Já para não falar do facto de não ser preciso caracteres delimitadores, nomeadamente chavetas e ponto virgula.

No entanto o python, na minha opinião tem um problema grave: gera aplicações pesadas. Não tão pesadas quanto as aplicações java, de longe até, mas são pesadas. Em todo o caso, quando falei das comparações com ruby, referi isso pois o ruby on rails confronta o django do python e ja vi apresentações a dizerem isso mesmo.

Por isso, isso que disse do ruby ser mais rápido que o python, não estava a falar concretamente de janelas, estava a referir-me no geral. Se calhar em janelas GTK até é pior que o Python, não sei.

Entretanto se você está habituado a Java, o Vala é efetivamente uma excelente opção visto que é uma linguagem com semelhanças ao C# e que tem um funcionamento muito interessante: a compilação basicamente transforma o seu código em código C e depois compila esse código. Claro que tudo depende do algoritmo de transformação para o código C, mas o certo é que as aplicações feitas nessa linguagem são bastante rápidas. O ElementaryOS tem várias aplicações feitas em Vala e a coisa funciona muito bem.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: criar extensões e plugins gnome

Mensagempor Matheus Sproesser » Dom, 11 de Agosto 2013, 2:08

Claudio estou voltando aqui para cobrar os artigos sobre indicadores do gnome ou algum material que eu possa estudar, porque pretendo implementar algo do tipo na aplicação do meu tcc.

obrigado. xD

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Anterior

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 57 visitantes

cron