Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 8:49 Pesquisa avançada

Escolher Linguagem Programação

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Escolher Linguagem Programação

Mensagempor zilog » Qua, 28 de Novembro 2012, 12:22

Boas.

Não sou programador nem trabalho na área das novas tecnologias, mas desde sempre que gostei de "dar uns toques" em programação.
No Spectrum usava o BASIC. Fiz um assemblador entre outros programas.
No Commodore AMIGA não gostei do Amiga BASIC. Usei AMOS, Blitz Basic e SAS C.
Já no PC em Windows usei: Visual Basic (primeiras versões), Visual C++ (primeiras versões), não gostei do C#.Net nem dos outros .Net.
Não gostei muito do Java, apesar da sintaxe ser parecida com o C.
Usei o C e C++ com os IDE's ou editores Pelles C, Dev C++, Code::Blocks, CodeLite, entre outros.

Tudo para fazer mini aplicações que para nada servem. Só para me cultivar um pouco.
Quando descobri o Linux, tentei o Python, mas acho um pouco complicado, até porque estou muito habituado à sintaxe do C e acho que a sintaxe seja muito diferente.

Já à cerca de 8 anos que não toco em nada do que seja relacionado com programação. Vou ter que começar tudo de novo.

O que é que eu ando à procura? De uma linguagem de programação, que possa fazer mini aplicações para aprender. Uma linguagem que dê para criar janelas facilmente.

Sei que posso utilizar Python com QT, GTK, wxWidgets ou o C/C++. Java, tenho ideia que é um pouco pesado.

Usar uma linguagem que fosse multiplataforma (Linux/Windows). Que tivesse um Editor/IDE que me permitisse fazer as janelas, botões, etc. de uma forma fácil.

O Microsoft Visual Studio está fora de questão, não é multiplataforma, não é freeware e usa librarias proprietárias.

Gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado,

ZiLOG
Avatar do usuário
zilog