Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 8:49 Pesquisa avançada

Escolher Linguagem Programação

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Escolher Linguagem Programação

Mensagempor zilog » Qua, 28 de Novembro 2012, 12:22

Boas.

Não sou programador nem trabalho na área das novas tecnologias, mas desde sempre que gostei de "dar uns toques" em programação.
No Spectrum usava o BASIC. Fiz um assemblador entre outros programas.
No Commodore AMIGA não gostei do Amiga BASIC. Usei AMOS, Blitz Basic e SAS C.
Já no PC em Windows usei: Visual Basic (primeiras versões), Visual C++ (primeiras versões), não gostei do C#.Net nem dos outros .Net.
Não gostei muito do Java, apesar da sintaxe ser parecida com o C.
Usei o C e C++ com os IDE's ou editores Pelles C, Dev C++, Code::Blocks, CodeLite, entre outros.

Tudo para fazer mini aplicações que para nada servem. Só para me cultivar um pouco.
Quando descobri o Linux, tentei o Python, mas acho um pouco complicado, até porque estou muito habituado à sintaxe do C e acho que a sintaxe seja muito diferente.

Já à cerca de 8 anos que não toco em nada do que seja relacionado com programação. Vou ter que começar tudo de novo.

O que é que eu ando à procura? De uma linguagem de programação, que possa fazer mini aplicações para aprender. Uma linguagem que dê para criar janelas facilmente.

Sei que posso utilizar Python com QT, GTK, wxWidgets ou o C/C++. Java, tenho ideia que é um pouco pesado.

Usar uma linguagem que fosse multiplataforma (Linux/Windows). Que tivesse um Editor/IDE que me permitisse fazer as janelas, botões, etc. de uma forma fácil.

O Microsoft Visual Studio está fora de questão, não é multiplataforma, não é freeware e usa librarias proprietárias.

Gostava de saber a vossa opinião.

Obrigado,

ZiLOG
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor leandrolopes » Qua, 28 de Novembro 2012, 12:48

Java sem dúvida! :yeah:

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Novembro 2012, 13:24

O Mono é C# e compila automaticamente para todos os sistemas:
--
Sinceramente acho que para quem procura multi-plataforma o Mono merece uma boa atenção. Em todo o caso, temos o Java como o Leandro disse. Eu não gosto do Java por ser algo muito pesado, só isso. De resto o Java é das melhores linguagens de programação em termos de estrutura. É algo muito organizado e potente.
--

Em todo o caso, vou já em 2 linaguens e nenhuma delas você gosta. Só porque não há duas sem três 8) a minha verdadeira recomendação é o Python, o problema é que o ser multiplaforma requer depois fazer isso manualmente e eu nem sei como fazer isso (fazer o executável para windows), mas é possível certamente pois o GTK funciona em windows.

Recomendo o pyhton pois apesar de diferente do normal, a sua simplicidade fascina-me. Adoro a maneira simples de como ele funciona. Não é necessário declarar variáveis, ponto-e-vírgula nunca é necessário e as chavetas podem ficar no armário pois a linguagem funciona por indentação. Gosto muito deste funcionamento, aliás, gosto tanto deste funcionamento que ao nível de sites, prefiro usar haml e sass precisamente por não ser preciso preocupar com pontos e virgulas e fechar chavetas.

--
Faltou só dizer uma coisa: uma vez que está familiarizado com BASIC, isso também existe para linux. Procure saber mais, procurando por Gambas no Google, se quiser! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor zilog » Qua, 28 de Novembro 2012, 14:32

Java não gosto, como já disse, por ser muito pesado.

Vou dar uma vista de olhos em Python, para ver se entendo melhor. Já segui uns tutoriais e correu bem em Linux e em Windows.

Entre Python GTK, QT e wxWidgets acho que o wxPython é o mais indicado. Qual a vossa opinião?

Vou também ver o C#.Net / Mono, apesar de não gostar muito dos .Net.

Vou também rever o C++ mas talvez com o wxWidgets.

Foi o Claudio Novais que fez o Ubuntued-Deskmod? Qual a linguagem utilizada?

[EDIT]: Ok. Fui à página do blog e já vi que foi usado o Python.
Editado pela última vez por zilog em Qua, 28 de Novembro 2012, 15:10, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
zilog
 
Mensagens: 102
Registrado em: 03 Junho, 2012
Localização: Santarém, Portugal

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Novembro 2012, 15:06

Python claro Zilog! ;)

Python com a ajuda do quickly que prepara a mesa para cozinhar. Depois só precisamos de cozinhar! Eu esta semana não estou com tempo livre, mas talvez na próxima semana comece um conjunto de artigos relativos ao quickly e assim você vê como se trabalha com aquilo ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor Geonux » Qua, 28 de Novembro 2012, 15:30

leandrolopes (28-11-2012, 11:48) escreveu:Java sem dúvida! :yeah:


Sim! Java sem duvida :yeah:
Avatar do usuário
Geonux
 
Mensagens: 87
Registrado em: 03 Novembro, 2012

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor Bitetti » Qua, 28 de Novembro 2012, 16:20

Spectrun!? Jésuis, essa foi do fundo do bau que o Barba Ruiva enterrou no buraco.

Eu recomendaria QT, vc programa em C++ no framework deles, que é muito parecido com os frameworks C++ da vida. É bastante leve para rodar e multi plataforma.

Java não é pesado, só é impraticável no desktop e para usuário final. Já em servidores a coisa é outra, vc faz milagres.

A escolha de uma linguagem também tem seus motivos, como vc parece não estar procurando uma linguagem com objetivo profissional recomendo que vc pense em um objetivo pessoal como exemplo. há várias alternativas umas melhores que as outra e umas mais agradáveis a seu senso estético. Procure no Sourceforge e Github alguns projetos que lhe interessem ou sejam paralelos a seus desejos e veja a linguagem usada.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 28 de Novembro 2012, 16:49

Claudio Novais (28-11-2012, 12:24) escreveu:Em todo o caso, vou já em 2 linaguens e nenhuma delas você gosta. Só porque não há duas sem três 8) a minha verdadeira recomendação é o Python, o problema é que o ser multiplaforma requer depois fazer isso manualmente e eu nem sei como fazer isso (fazer o executável para windows), mas é possível certamente pois o GTK funciona em windows.

Eu fiz uma aplicação multi-plataforma em Python, a única coisa que é preciso fazer é ter os Módulos necessários instalados no computador, pois o .py produzido em Linux, corre em Windows e Mac. A menos que se estejam a usar as directorias ou propriedades de um SO específico! Dá é uma dor de cabeça configurar tudo no Windows, pois este não tem uma estruturação como o Linux e Mac! No Windows é preciso adicionar manualmente o caminho do Python no PATH. Depois pode facilmente fazer:
C:\> python

e para correr a aplicação exemplo.py
C:\> python exemplo.py

Tal como se estivesse no Linux!

Mas prepare-se, a minha aplicação exigia grande processamento e demorava 15 minutos a obter resultados no Linux. No Windows, esse tempo passou para 43 minutos (sem brincadeira nenhuma)!



zilog escreveu:Java não gosto, como já disse, por ser muito pesado.

Vou dar uma vista de olhos em Python, para ver se entendo melhor. Já segui uns tutoriais e correu bem em Linux e em Windows.

Entre Python GTK, QT e wxWidgets acho que o wxPython é o mais indicado. Qual a vossa opinião?

Vou também ver o C#.Net / Mono, apesar de não gostar muito dos .Net.

Vou também rever o C++ mas talvez com o wxWidgets.

Foi o Claudio Novais que fez o Ubuntued-Deskmod? Qual a linguagem utilizada?

[EDIT]: Ok. Fui à página do blog e já vi que foi usado o Python.


Eu não sou grande entendido em GUI, mas já produzi algumas coisas recorrendo ao Python + wxPython. Desenhei a interface em wxGlade, que produz um ficheiro Python com tudo o que é necessário para a janela desenhada! Experimente :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 28 de Novembro 2012, 18:20

Ok Luís, mas lá está: é preciso instalar dependências.

No Java não é preciso e no caso do MonoDevelop ele cria o ficheiro executável! É uma diferença considerável em termos de produto final.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Escolher Linguagem Programação

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 28 de Novembro 2012, 19:42

Claudio Novais (28-11-2012, 17:20) escreveu:Ok Luís, mas lá está: é preciso instalar dependências.

No Java não é preciso e no caso do MonoDevelop ele cria o ficheiro executável! É uma diferença considerável em termos de produto final.

No Java não é preciso? Tens de instalar o Java na máquina, tal como tenho de instalar o Python xD
Ah mas no python também podes fazer o mesmo que no MonoDevelop e criar o executável (basta olhares para o caso do Gimp no Windows, traz ficheiros .py e não obriga a instalar o Python).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes

cron