Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 9:35 Pesquisa avançada

Eclipse + Sun JDK [resolvido]

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Eclipse + Sun JDK [resolvido]

Mensagempor BrunoDM » Dom, 30 de Setembro 2012, 20:53

Boa Tarde,

Sempre que instalava o Ubuntu, um dos primeiros passos, após a atualização, e instalação do drive de vídeo, era instalar o "Ubuntu Restricted Extras". Onde era instalado o OpenJDK.

E lendo por ai... vi que poderia ter pequenos problemas de incompatibilidade ao desenvolver uma aplicação usando o OpenJDK e tentar rodar em outro SO que utilize o SunJDK.

Dessa vez formatei o notebook, e não instalei o "Ubuntu Restricted Extras" (para não instalar o OpenJDK).

Usei este comando, para instalar o SunJDK 7:
$ sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update
$ sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

Logo apos, fui na central de programas do ubuntu, e instalei o eclipse.
Só que agora, toda vez que eu tento abrir o eclipse, aparece um erro.
Ele nem chega abrir por completo, em quanto aparece aquela janela roxa carregando,o erro aparece.

Alguém poderia me ajudar ?
Pois esta semana, vamos começar um projeto em Android na faculdade, e como sera em grupo, e os outros integrantes não usam o mesmo SO. Fiquei com esta preocupação de compatibilidade.

Outro problema é, que como não instalei o Ubuntu Restricted Extras, teria outra forma de instalar o resto dos codecs ? Para continauar rodando tudo normal ?

Obrigado
Editado pela última vez por BrunoDM em Qua, 3 de Outubro 2012, 17:51, em um total de 1 vez.

BrunoDM
 
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: Eclipse + Sun JDK

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 30 de Setembro 2012, 21:52

Bruno, a primeira coisa que faço é: instalar os pacotes multimédia (nomeadamente o ubuntu restricted extra). Depois instalo os drivers da placa de vídeo e por fim o OracleJDK.

Portanto, há incompatibilidade? O mais provável é não haver pois eu não tenho! :D

---

Assim instale o OracleJDK à vontade e instale também os pacotes multimédia. Não há qualquer problema se tiver o OracleJDK e o OpenJDK.

Sobre o problema que você está a ter, para saber qual é o problema abra o terminal e arranque o Eclipse pelo terminal e diga-nos o que apresentam no terminal.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Eclipse + Sun JDK

Mensagempor BrunoDM » Dom, 30 de Setembro 2012, 22:30

Claudio Novais,
Obrigado, não sabia que podia ter o OpdenJDK e o OracleJDK instalados ao mesmo tempo.

Em quanto ao eclipse, desinstalei ele pela central de programas do Ubuntu. Fui no site do eclipse, baixei, extrai, criei um link para areá de trabalho e esta funcionando perfeitamente.

Só estou com problema agora, em fixar o laçador do eclipse.
Teria como me dar uma dica ?
Pois eu abro o programa pelo atalho na areá de trabalho, depois fixo no laçador. Mas quando eu fecho e abro novamente da um erro.

BrunoDM
 
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: Eclipse + Sun JDK

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 30 de Setembro 2012, 22:47

Isso porque você provavelmente apaga-o do ambiente de trabalho. Estou certo? Quando você insere no Unity, ele cria um atalho para o atalho que aponta para o eclipse!

Crie um atalho dentro da pasta exlipse e depois arraste para o Unity! E não o apague claro! ;)





Uma solução concreta é:
  • execute o seguinte no terminal:
    gedit ~/.local/share/applications/opt_eclipse.desktop
  • Cole o seguinte no Gedit (não se esqueça de mudar o que está a vermelho):
    [Desktop Entry]
    Type=Application
    Name=Eclipse
    Comment=Eclipse Integrated Development Environment
    Icon=LOCALIZAÇÂO DE UM ICONE
    Exec=LOCALIZAÇÂO DO EXECUTÁVEL
    Terminal=false
    Categories=Development;IDE;Java;
  • Guarde e feche o Gedit. Depois execute o seguinte e arraste o novo atalho que criou (opt_eclipse) para o Unity:
    nautilus ~/.local/share/applications

PS: antes de arrastar terá de ir Às propriedades do ficheiro e depois na aba permissões adicionar o visto que afirma que o ficheiro é executável!

Referências:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Eclipse + Sun JDK

Mensagempor BrunoDM » Qua, 3 de Outubro 2012, 15:36

Claudio,
Obrigado por postar uma solução concreta. Mas estou com dificuldades em fazer esses procedimentos, pois meu conhecimento no Ubuntu é iniciante.

Ao fazer o download do eclipse do site. Extrai, e colei a pasta, em minha pasta pessoal.

Executei o primeiro comando, que voce disse, e abriu o Gedit.
Copiei e colei no gedit, e ficou assim:

[Desktop Entry]
Type=Application
Name=Eclipse
Comment=Eclipse Integrated Development Environment
Icon=/home/brunodarce/eclipse/icon
Exec=/home/brunodarce/eclipse/eclipse
Terminal=false
Categories=Development;IDE;Java;

Só que quando clico em salvar,aparece a seguinte mensagem de erro:
Nao foi possivel localizar o arquivo /home/brunodarce/.local/...tions/opt_eclipse.desktop


Eu tenho que fazer mas alguma coisa ?
Copiar algum arquivo, em algum lugar ? Pois ate agora, só fiz baixar o eclipse, extrair e colar na pasta pessoal.


Obrigado

BrunoDM
 
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: Eclipse + Sun JDK

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 16:31

Olá BrunoDM,

Você copiou o comando corretamente? estranhamente você tem ali umas reticências que não devia ter :s
BrunoDM (03-10-2012, 15:36) escreveu:Só que quando clico em salvar,aparece a seguinte mensagem de erro:
Nao foi possivel localizar o arquivo /home/brunodarce/.local/...tions/opt_eclipse.desktop





Em todo o caso pode ser que você não tenha a pasta que referi para criar o ficheiro, por isso antes de mais execute comando seguinte que cria a pasta:
mkdir ~/.local/share/applications


Se quiser fazer por janelas abra o nautilus na pasta referida:
nautilus ~/.local/share

Veja se existe uma pasta chamada "applications" onde o nautilus abriu. Se não existir crie uma. Entre nela e depois crie um ficheiro de texto com o nome "opt_eclipse.desktop" e ponha os conteúdos referidos anteriormente. e siga o resto que é referido no post anterior que fiz.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Eclipse + Sun JDK

Mensagempor BrunoDM » Qua, 3 de Outubro 2012, 16:51

Claudio Novais,

Muito Obrigado mesmo !

Funcionou !

É, eu não tinha a pasta applications em ./local/share

BrunoDM
 
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: Eclipse + Sun JDK

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 3 de Outubro 2012, 16:58

Ainda bem :OK:

Se estiver resolvido, altere o título do tópico ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 56 visitantes

cron