Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 1:50 Pesquisa avançada

Script para alterar proxy de rede na intranet

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Script para alterar proxy de rede na intranet

Mensagempor RCLages » Qua, 26 de Setembro 2012, 18:03

Amigo(a)s, boa tarde.

Quero ter um script Bash para alterar o servidor proxy quando estou na intranet corporativa, sendo que já existe uma conta determinada que me permite trafegar através dele. Acontece que cada vez que abro meu notebook (Ubuntu 12.04) e conecto na rede, preciso também alterar o proxy nas configurações do navegadores Firefox, Chrome e até no Skype, pois parecem não usarem as variáveis de ambiente conhecidas: http_proxy, https_proxy, ftp_proxy e socks_proxy, todas elas setadas no script que fiz.

Esses 3 aplicativos precisam ser configurados através de suas interfaces gráficas mas queria fazer isso através de linha de comando na console, de forma semelhante que faço com arquivo /etc/apt/apt.conf onde o script cria as configurações de proxy e liberar o aptitude na rede.

Então a pergunta é esta: alguém sabe em quais arquivos o Firefox, o Chrome e o Skype vão buscar as configurações de proxy? Devem ter seus próprios pelo visto, pois nem a tela do Gnome de configuração de proxy chamada pelo Chrome reconhece quando altero valores das 4 variáveis indicadas. Tem como editar direto por console essa configuração? Que programa roda quando estou usando a configuração de rede do Gnome? (aquele acessado através de Configurações do sistema > área Hardware > aplicativo Rede > seção Proxy da rede, que só se efetiva após clicar em Aplicar a todo o sistema e digitar a senha mestra).

E a última dúvida: é possível eu assumir root através do script e editar um arquivo no /etc como o que referi acima? E isso como usuário comum mas sendo questionado sobre a senha mestra? No script faço sudo echo "texto" >> arquivo.conf para editá-lo mas o script não me pede senha e dá erro nessas linhas. O que está errado aqui?

PS: Se não precisar editar configurações no /etc melhor ainda, podendo usar algum arquivo no /home/usuario ficaria mais funcional ainda o script. Qual o melhor para substituir o /etc/environment executado no login do usuário?

Qualquer dica ou comentário será bem-vindo.
Obrigado pela atenção de todo(a)s :yeah:

Cordiais Saudações ;)
Paz, Vida Longa e Prospere! \0/

Ronaldo Cardozo Lages
Skype: rclages Twitter: @rclages
E-mails: ronaldo@lages.net (MSN,GTalk)
rclages@softwarelivre.org
Técnico em Telecomunicações (CREA-SC)
Palhoça, Santa Catarina - Brasil
Avatar do usuário
RCLages
 
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Outubro, 2011
Localização: Palhoça, Santa Catarina, Brasil

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 59 visitantes