Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:54 Pesquisa avançada

Script após atualização do sistema

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Script após atualização do sistema

Mensagempor cristianosoft » Sex, 6 de Julho 2012, 0:27

Boa noite,

Após a instalação do Ubuntu 12.04 tenho feito as atualizações periodicamente. Já criei um script que copia todas os pacotes (/var/cache/apt/arquives) em outra pasta como backup e também para limpar o cache.

Agora minha dúvida, gostaria que, ao copiar esses arquivos já verificasse que é uma nova versão e apagar a versão antiga.

Exemplo: firefox_13.0.0+build1-0ubuntu0.12.04.1_i386.deb (versão antiga)
atualizado para firefox_13.0.1+build1-0ubuntu0.12.04.1_i386.deb (nova versão)
tem como verificar que é uma nova versão e apagar versão anterior.

Lembrando que, são diversos arquivos no total desde o lançamento Ubuntu 12.04 tem mais de 320 pacotes de atualizações, NÃO gostaria de listar um a um, mas direto, após a atualização executar o script que copia e apaga a versão anterior (na pasta de backup).

Resumindo: próxima vez que fizer a atualização e no total 20 pacotes diferentes, gerar um scipt para que copie na pasta /home/backup/updates e verifique para apagar a versão antiga, pois hoje eu teria que fazer manualmente, listar um a um esses 20 arquivos.

Mesmo que digam que são arquivos pequenos e HD grande, gostaria de atualizar com as últimas versões. Pois se não fizesse isso, no final até a próxima versão do Ubuntu teria muitos arquivos antigos apenas ocupando espaço.

Será que Rsync seria o mais adequado, ou outra maneira. como fazer?

Muito obrigado.
Cristiano.

cristianosoft
 
Mensagens: 1
Registrado em: 06 Julho, 2012

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes

cron