Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:33 Pesquisa avançada

Desenvolver em qualquer linguagem ?

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor BrunoDM » Ter, 24 de Abril 2012, 20:01

Queria saber, se é possível desenvolver em qualquer linguagem no ubuntu/Linux.

Como ainda estou no segundo período, ainda vejo estrutura de dados usando C

O que me preocupa, é que as oportunidades de estagio, geralmente solicita conhecimento em Java ou C# .NET

Pesquisando por ai... li que só é possível desenvolver em Mono, que não é a mesma coisa de .NET
ou estou errado ? E é possível desenvolver qualquer linguagem no Ubuntu ?

Fiquem bastante empolgado, apos uma palestra sobre software livre, e resolvi migrar para o ubuntu. Mas isso me deixou um pouco desanimado.

Vlw

BrunoDM
 
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Abril 2012, 20:08

Olá Bruno,

Antes de mais seja bem vindo! ;)

Para quem programa em .NET é inevitável: Windows. De resto, pode utilizar o Ubuntu para tudo! Aliás, o pessoal da Google utiliza muito o Linux e o resto certamente utiliza MAC e não o windows.

Sobre o Java, é igual no Ubuntu! Quanto ao C#, apesar de ser .NET, você pode programar praticamente igual no Ubuntu através, tal como você disse, do Mono. Este software chamado de Mono basicamente é a linguagem C# com bibliotecas equivalentes e maioritariamente com os mesmos nomes das do Windows. Aliás, por causa disso é que quando o Mono foi feito várias aplicações do windows foram compiladas para o Linux!

Sobre o seu curso que está a tirar, não sei como ele funciona. No meu caso, tive uns tempos que tive de desenvolver em .NET (para se ter currículo nesta área) e nesse aspeto tive de usar obviamente o Windows. Mas de resto, usei durante todo o tempo o Ubuntu! Ele serve perfeitamente e até de forma mais educativa que no windows (no que toca por exemplo a estudar sistemas operativos)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor BrunoDM » Ter, 24 de Abril 2012, 20:15

Claudio,

Obrigado pela resposta.
Estou fazendo ciência da computação.
Semana passa teve essa palestra de software livre, e decidi conhecer melhor.
Resolvi deixar somente o Ubuntu na maquina, do que ia adiantar, se qualquer dificuldade que eu encontrasse, fizesse o dual boot e fosse resolver no windows ? Assim, só com ubuntu na maquina, tem que torrar os neurônios para resolver.

Estou gostando bastante do SO, e desta comunidade também =D

BrunoDM
 
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Abril 2012, 20:33

Olá Bruno,

Por um lado acho que fez muito bem fazer isso, pois eu próprio o fiz! No entanto, é importante termos o Windows para o que for preciso. Por vezes há situações pontuais que não há hipótese, por exemplo lembrei-me agora que ontem precisei de converter um ficheiro 3D da google. E como o software deles não funciona a 100% no UBuntu, nem tive com meias medidas: fui ao windows instalei converti e voltei ao UBuntu. Há certas situações que por serem tão raras mais vale resolver logo no Windows (claro está que estes casos são raríssimos!)

Em todo o caso, espero que goste da comunidade Ubuntu e da nossa pequena comunidade do Ubuntued! Espero que aprenda muito aqui no fórum e no Blog e quando tiver questões, não hesite em fazê-las!! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor Bitetti » Ter, 24 de Abril 2012, 21:05

O Mono é a mesma coisa q o C#, só que ele não conta com a mesma biblioteca gráfica que existe no Visual Studio. Se quizer algo portável com ele tem que usar a Gtk.
Java é tranquilo, só que não se engane pois muito desenvolvedor Java é preguiçoso, sendo que a maioria ignora que no Linux o Java roda 30% mais rápido.
Em alguns casos é possivel, usando wine ou uma biblioteca cross-plataforma gerar executáveis para Windows diretamente pelo Linux.
A Qt por exemplo gera código 100% aproveitavel. Só tomando cuidado com os path dos arquivos.
A HAXE por exemplo humilha usando o mesmo código para gerar executáveis para qualquer plataforma apartir de qualquer pataforma.

Lembre-se que o mercado de informática não esta restrito apenas a aplicações empresariais, existem outras aplicações que abrem o leque para Flash, Python, Ruby, Lua, C/C++ e até o lixo da javascript. O importante é não ficar com uma mentalidade reduzida pelo mundo acadêmico. Procurando nos grupos certos vc acha as ofertas que procura, basta ir se envolvendo.

Instale o Linux e examine com cuidado, muitas das perguntas que você não sabe a resposta vão aparecer, inclusive um universo maior de possibilidades.
O Windows em máquina virtual ou mesmo o Wine já da p fazer muitos testes.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 25 de Abril 2012, 22:09

Bitetti » Ter Abr 24, 2012 9:05 pm escreveu:
Lembre-se que o mercado de informática não esta restrito apenas a aplicações empresariais, existem outras aplicações que abrem o leque para Flash, Python, Ruby, Lua, C/C++ e até o lixo da javascript. O importante é não ficar com uma mentalidade reduzida pelo mundo acadêmico. Procurando nos grupos certos vc acha as ofertas que procura, basta ir se envolvendo.



aonde eu assino?

Ruby, Java e Flash são linguagens do momento seria interessante dar uma olhada com certeza, aprender C e C++ é essencial e Pascal tbm, pois, ainda é muito utilizado hj em dia e ano que vem a Embarcadeiro Delphi vem pro linux.
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor Egon Holtz » Qui, 3 de Maio 2012, 12:51

Realmente pessoal, estou começando a desenvolver em Ruby on Rails e não tem sistemas melhores para mexer com isso do que o Linux ou o Mac...

E lembrem-se.... Qual é a melhor linguagem?...

R:A que paga seu salário... hehehe

Não se prendam a linguagem, isso acaba sendo uma cilada.... Fica a dica ;D
Editado pela última vez por Egon Holtz em Qui, 3 de Maio 2012, 13:01, em um total de 1 vez.

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander


LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat



About:Me


Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Avatar do usuário
Egon Holtz
 
Mensagens: 233
Registrado em: 26 Março, 2012
Localização: Sorocaba, SP

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor leandrolopes » Qui, 3 de Maio 2012, 12:55

Egon Holtz » 03 Mai 2012, 09:51 escreveu:Realmente pessoal, estou começando a desenvolver em Ruby on Rails e não tem sistemas melhores para mexer com isso do que o Linux ou o Mac...

E lembrem-se.... Qual é a melhor linguagem?...

R:A que paga seu salário... hehehe

Não se prendam a linguagem, isso acaba sendo uma cilada.... Fica a dia ;D


Boa me caro. A linguagem que mais gosto é JAVA pela forma limpa, elegante que este linguagem é. Mas no meu trabalho só programo com PHP (HTML. CSS, JAVASCRIPT).

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor Egon Holtz » Qui, 3 de Maio 2012, 13:06

leandrolopes » Qui Mai 03, 2012 8:55 am escreveu:
Egon Holtz » 03 Mai 2012, 09:51 escreveu:Realmente pessoal, estou começando a desenvolver em Ruby on Rails e não tem sistemas melhores para mexer com isso do que o Linux ou o Mac...

E lembrem-se.... Qual é a melhor linguagem?...

R:A que paga seu salário... hehehe

Não se prendam a linguagem, isso acaba sendo uma cilada.... Fica a dia ;D


Boa me caro. A linguagem que mais gosto é JAVA pela forma limpa, elegante que este linguagem é. Mas no meu trabalho só programo com PHP (HTML. CSS, JAVASCRIPT).


Leandro, antes eu usava PHP para desenvolver também.... O Rails trabalha de forma bem parecida com o Cake (Framework). Pode ser meio complicado de entender no inicio, mas é uma linguagem e um framework muito interessante.

Sony VAIO - VPCCW21FX
Ubuntu 13.10
Saucy Salamander


LG Nexus 4 - E960
Android 4.4.2
KitKat



About:Me


Ꜫ> Egon :lu: :lu: Tainá <3
Avatar do usuário
Egon Holtz
 
Mensagens: 233
Registrado em: 26 Março, 2012
Localização: Sorocaba, SP

Re: Desenvolver em qualquer linguagem ?

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 3 de Maio 2012, 14:55

Eu já desenvolvi aplicações em diferentes linguagens no Ubuntu: C/C++, Pascal, Fortran, tive uma breve passagem pelo Java devido a alguma curiosidade vinda pelo jogo Robocode (que pode ser encontrado na Central de Programas Ubuntu) e recente estou a desenvolver em Python. Também já fiz umas brincadeiras em Vala, só para testar a linguagem!
Se bem que na minha área as mais importantes são ASM, C/C++ e Java!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes

cron