Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 22:19 Pesquisa avançada

Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor rhylton » Qua, 25 de Janeiro 2012, 2:32

Olá pessoal, eu tinha postado em outra FORUM mas sinceramente gostei muito desse FORUM e o #IRC e muito bom espero esta sempre compatilhando conhecimento com vocês. Andei pesquisando vários programas com os mesmo padrões do Dreamweaver no Linux e acabei achando um, algumas pessoas podem perguntar, para que usar o Dreamweaver? Infelizmente algumas coisas ainda me prende ao Dreamweaver, o CS5 tem uma função de trabalhar nativamente com Apache e MySQL, além de reconhecer o Wordpress.
Também gosto do jeito que ele completa os comandos, tanto PHP, CSS, XHTML e Javascript, entre outros.
Apesar de escrever meus próprios códigos eu uso o DW para completar e me mostrar em tempo real como está funcionando.

Ok tudo bem, mas já achei no Linux algo que vai me desprender do Dreamweaver, espero que goste o que vou compartilhar com vocês agora!!!

O nome do nosso "salvador" é APTANA


Uma das grandes dificuldades dos utilizadores que gostam de Web Design no Linux, é a falta de um IDE que tenha suporte para as várias linguagens para páginas Internet, nomeadamente, PHP, CSS, JavaScript e HTML. Essa dificuldade torna-se evidente quando se conhece o Dreamweaver, que é um verdadeiro ambiente de desenvolvimento dedicado ao Web Design, e não se encontra programas que façam algo semelhante. Ora, o Aptana é um IDE que tentará colmatar essa grave lacuna no Linux, por isso continue a ler para saber mais sobre o Aptana.

O Aptana é um IDE multi-plataforma open-source baseada no Eclipse e que suporta uma grande quantidade de linguagens de WebDesign. É compatível com as seguintes linguagens: CSS, HTML, JavaScript, PHP, Ruby on Rails, Adobe Air e muito mais, bastando, para isso, instalar o plugin apropriado.

Claro que o facto de ser compatível com estas linguagens não o torna um grande programa, aliás o Gedit é compatível com essas linguagens, e coloriza o código, mas não é, de forma alguma, um IDE aconselhável. O que torna o Aptana especial são as várias características que tornam o desenvolvimento mais rápido e simples, aproximando-o assim, do Dreamweaver.

Uma das características mais importantes de um IDE é o assistente de desenvolvimento que apresenta as várias funções/tags disponíveis para programar. Junto a esse assistente, normalmente, vem também um autocomplete de código que, no caso de haver apenas uma função ou tag disponível, ele completa automaticamente. Como é óbvio, o Aptana tem essa funcionalidade e, para além disso, essa funcionalidade é ainda mais completa que o normal, pois diz se determinada função é compatível com o Internet Explorer ou Firofox.

Funcionalidade "Split" do Aptana

Outra funcionalidade importante do Aptana é a capacidade de mostrar o resultado do código programado. O Aptana, para além da clássica opção de Preview, ainda tem uma funcionalidade extremamente importante que permite “partir” o ecrã a meio e mostrar de um lado o código e do outro o resultado. Para activar essa opção vá a Windows"->"Preferences e, na nova janela: Aptana->Editors->HTML->Vertical Split View e reinicie o programa.

Funcionalidades de FTP e SVN do aptana

Como qualquer IDE, o Aptana também tem funcionalidades de indexação, tais como amostragem das várias funções programadas/disponibilizadas pelas bibliotecas importadas, amostragem dos ficheiros do projecto que estão no seu PC ou em FTP. Caso o utilizador goste de utilizar um sistema de controlo de versões, o Aptana continuará a ser a melhor opção, pois é compatível com o SVN.

Por fim, como bom IDE que é, o Aptana tem um sistema de Debug que é extremamente importante para qualquer programador.

O Aptana tem ainda muitas outras funcionalidades que cada utilizador deverá procurar ou na própria aplicação ou através de possíveis plugins que possa instalar para tornar o ambiente de trabalho mais pessoal e, por isso, mais eficiente.

DOWNLOAD:

Existem varias versões pra ele, Mac OS X, Windows e LINUX

http://www.aptana.com/products/studio3/download

Faça um bom proveito espero que goste! :rox:

:ubuntued:
Avatar do usuário
rhylton
 
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Janeiro, 2012
Localização: Duque de Caxias - RJ

Re: Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor Bitetti » Qua, 25 de Janeiro 2012, 12:07

:rox: Uso o Aptana ha uns 3 anos e recomendo.

Esqueceu de mencionar o GIT, não só de SVN vive o Aptana.

PS.: Para algumas coisas como arrastar e soltar elementos na tela vc pode usar o Blue Griffon.
E no Ubuntu 11.10 ele está muito mais funcional doque o eclipse (que tá dando uns bugs estranhos)
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Janeiro 2012, 13:01

Olá rhylton,

Excelente primeira participação aqui no fórum do Ubuntued! Começou muito bem e espero continuar a ver você a participar!

Entretanto, sobre o seu trabalho, sou sempre adepto de Reviews, críticas construtivas e você fez isso. Por isso gostei. No entanto, devo ressalvar que há quase 3 anos atrás apresentamos um artigo no ubuntued relativo a essa mesma aplicação. O artigo está no link abaixo e provavelmente já estará desatualizado, no entanto, já na altura se considerava uma alternativa excelente:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor rhylton » Qua, 25 de Janeiro 2012, 13:30

Brigado Claudio,

Muito legal esse trabalho que vocês estão fazendo, gostei muito desse FORUM, eu utilizava o linux Kurumin depois voltei para Windows e agora to usando o Ubuntu e pretendo não voltar mas para Windows.

Eu conheci umm Aptana a 4 meses mas ou menos, justamente no google que achei esse Forum procurando por programas no estilo do "Dreamweaver" e fui direcionado para esse link que você posto, mas eu tava tão curioso pra mexer no Aptana que nem gravei o nome do Forum, até fiz uma postagem em outro forum mostrando como fonte da pesquisa o " :ubuntued:", só que passei a conhecer realmente esse maravilhoso forum quando entrei no #IRC.

Realmente não tinha percebido até agora que foi esse forum que facilito a minha vida a 4 meses atrás. xD

Compartilhando conhecimento sempre!

Brigado pela atenção de vocês!
Avatar do usuário
rhylton
 
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Janeiro, 2012
Localização: Duque de Caxias - RJ

Re: Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Janeiro 2012, 13:50

Olá rhylton,

Ainda bem que lhe estamos a ajudar! Espero continuar a vê-lo por aqui a participar! Seja com novos conteúdos ou com simples comentários! ;)

Já agora, se quiser continuar a fazer boas reviews eu ficarei muito contente :yeah:

Abraço
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor samuelmesq » Qui, 26 de Janeiro 2012, 0:39

eu usei o Aptana mas sou adepto de editores leves e não IDE's, como front-end usava bastante o windows por causa do adobe fireworks e do notepad++, no mac tem o textmate que é muito bom, porém no linux só tinha o gedit, jedit e o gvim que não eram amigáveis como o notepad++. hoje estou usando o Sublime Text 2 tanto no linux quanto no windows, ainda procurando uma alternativa para o fireworks :D

links úteis



http://www.sublimetext.com/2
http://wbond.net/sublime_packages/package_control
http://www.webupd8.org/2011/03/sublime-text-2-ubuntu-ppa.html
Avatar do usuário
samuelmesq
 
Mensagens: 68
Registrado em: 18 Setembro, 2011

Re: Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor Bitetti » Qui, 26 de Janeiro 2012, 11:48

samuelmesq vc pode usar o Geany http://www.geany.org/ como editor leve, eu troquei o gEdit por ele.

Já o Fireworks é + difícil pois é um software especialista (oque faz dele melhor doque o photoshop quando o assunto é criação de interface web) e tanto ele como o Flash não foram alcançados nem mesmo pelo mundo comercial.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor rhylton » Qui, 26 de Janeiro 2012, 21:05

Cara o que vc faz no Fireworks vc faz muito melhor no Photoshop, eu faço Curso de Design e os diretores da adobe falaram que não vai ter Fireworks no CS6 ele não vai trabalhar mas com Fireworks na Adobe.. Eles adicionaram Adobe Mouse, poxa seria perfeito se a Familia Adobe entrar na plataforma linux to lutando pra me acostumar com os programas de Design da Linux to gostando
Avatar do usuário
rhylton
 
Mensagens: 18
Registrado em: 24 Janeiro, 2012
Localização: Duque de Caxias - RJ

Re: Ótimo substituto do Dreamweaver para Linux

Mensagempor Bitetti » Sex, 27 de Janeiro 2012, 11:37

[off] Sinceramente sou fã do fireworks justamente pela parte que o Photoshop peca feio, a simplicidade e objetividade. Além do fireworks tem em sua interface inteira tudo que o "exportar para web" tem. Photoshop tem muita tranqueira sem valor para a web, algo até que favorece uns sites mau feitos.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes

cron