Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 11:29 Pesquisa avançada

Novo chip AMD (LIano APU)

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Novo chip AMD (LIano APU)

Mensagempor Ricardo Fonseca » Qua, 15 de Junho 2011, 0:27

A AMD anunciou um novo chip(Liano) da sua Série A, que promete um ganho de autonomia superior a 30% comparado com os chips Intel e Amd actuais.

review com specs e comparações: http://www.notebookcheck.net/AMD-Llano- ... 767.0.html
review com vídeo: http://www.engadget.com/2011/06/13/amds ... 10-5-hour/


Quem não gostaria de rodar o Ubuntu num menino destes + uma bateria de polímeros de Lítio?? :P
Avatar do usuário
Ricardo Fonseca
 
Mensagens: 53
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Novo chip AMD (LIano APU)

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 15 de Junho 2011, 0:59

Pareceu-me interessante, principalmente a cena (não tão útil como parece, mas pronto) de controlar os vídeos online!

No entanto, não sei até que ponto estes processadores terão o mesmo poder dos i5's e i7's, pelo que diz no texto. Mas também li um pouco na diagonal.

Por fim, resta dizer que até a Canonical fazer um Ubuntu não guloso, ainda vai demorar certamente e infelizmente. E, depois disso, aí sim, poderemos esperar um Ubuntu capaz de usufruir das capacidades de tal processador. O que quero dizer com isto? Simples, não estou a ver um Ubuntu a funcionar bem, com essas promessas de bateria nos próximos anos.

Basta ver, por exemplo, a tecnologia de poupança de energia da nVidia chamada Optimus, que só agora está a dar os primeiros passos no Ubuntu (muito rudimentares, diga-se) e quando ela já tem no mínimo um ano de existência! Eu por exemplo, que tenho essa tecnologia, não posso usufruir dela no Ubuntu: ou uso a placa de vídeo da nVidia ou a da Intel, não consigo ter um modo híbrido.

Infelizmente, isto foi um pouco culpa da Canonical. Quando conheci o Ubuntu ele era de longe muito melhor que os sistema da microsoft (XP e Vista) em termos de utilização das capacidades de processamento dispendioso, conseguindo ter uma muitíssimo melhor performance e utilizando muito menos bateria. No entanto, com o crescimento do Ubuntu, eles têm-se preocupado apenas com aparência criando efeitos visuais excelentes a custo de MUITO processamento. O que é deveras grave para quem tem um portátil. E pior que isso é grave pois neste momento, o Seven tá em vantagem nessa área :\
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Novo chip AMD (LIano APU)

Mensagempor José Craveiro » Qua, 15 de Junho 2011, 2:59

Claudio Novais » Qua Jun 15, 2011 12:59 am escreveu:
Infelizmente, isto foi um pouco culpa da Canonical. Quando conheci o Ubuntu ele era de longe muito melhor que os sistema da microsoft (XP e Vista) em termos de utilização das capacidades de processamento dispendioso, conseguindo ter uma muitíssimo melhor performance e utilizando muito menos bateria. No entanto, com o crescimento do Ubuntu, eles têm-se preocupado apenas com aparência criando efeitos visuais excelentes a custo de MUITO processamento. O que é deveras grave para quem tem um portátil. E pior que isso é grave pois neste momento, o Seven tá em vantagem nessa área :\


Claudio, não é o caso neste momento, mas comecei também a notar essa diferença de autonomia quando após ter instalado a 11.04 no portátil usando o mesmo tipo de programas/recursos comparando com a 10.04 e 10.10 que se saíram mais optimizados!

A beleza saiu um pouco cara e impulsiona-nos a curto ou médio prazo a abrir os cordões à bolsa... :\
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes

cron