Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 17:46 Pesquisa avançada

Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor Luis Louro » Seg, 13 de Outubro 2014, 21:18

A comunidade de tradutores do Ubuntu está a pensar mudar o nome da Área de Trabalho para "Secretária" como acontece no iOS da Apple. Para recolher sensibilidades sobre esta questão, há uma pequena sondagem na comunidade Ubuntu PT do Google+ no seguinte link:

https://plus.google.com/111973293136096949463/posts/KzauW31Gw6c

Votem e dêm a vossa opinião. :yeah:

Luis Louro
 
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Outubro, 2014

Re: Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 14 de Outubro 2014, 23:23

Qual o mal do nome «Área de Trabalho»? Para mim fica bem melhor como está do que secretária, senão passaríamos a ter 3 tipos de secretária:
  • Mesa onde se efectuam trabalhos de escrita/redacção, etc...
  • Mulher que trabalha sentada a uma mesa tratando de trabalhos de escrita/redacção, atendimento e agendamento de tarefas/reuniões, ou até mesmo de gestão. Feminino de secretário.
  • E agora a tradução literal de «Desktop»?!

É que a menos que tenha um ecrã a fazer de mesa, chamar de Secretária seria mais correcto, mas como eu e muitos possuem um ecrã que está de frente para nós, colocado em cima de uma mesa ou preso à base do portátil/netbook, penso que «Área de Trabalho», seja mais apropriado.

Quando se traduz algo, não podemos ser tão literais (já nos bastam algumas traduções em filmes/séries que nos deixam os cabelos em pé), é preciso ter em conta o contexto!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor Luis Louro » Qua, 15 de Outubro 2014, 11:41

Olá Luis, a principio pensei que esta questão tivesse sido levantada por uma questão de programação, por causa dos acentos, mas depois fui informado que se tratava apenas de simplificar a vida a quem escreve Área no terminal, por causa do acento na primeira letra que segundo alguns é chato de escrever.
Eu sou de opinião que se deve manter Área de Trabalho, por várias razões:
1) É assim que também escrevem os milhões de utilizadores brasileiros
2) Existem toneladas de referências em videos, documentação, blogs, foruns, a Área de Trabalho (portugueses e brasileiros)
3) Escrever o acento a meu ver não dá trabalho nenhum. Também tenho de carregar no shift para escrever a maiúscula em Secretária, por isso mais tecla menos tecla para mim é igual.
4) "Área de Trabalho" é original e distingue o ubuntu de outros sistemas
5) O artigo da wikipédia sobre esta questão chama-se Área de Trabalho.

e podia continuar a dar razões.

O que podemos fazer é votar na sondagem, quantas mais pessoas votarem no que acham que deve ser maior o peso da opinião geral, e quando votarem, comentem com a vossa opinião, eu passarei a mensagem ao grupo de tradutores. Ou então, inscrevam-se como tradutores e participem diretamente na discussão, e já agora, nas traduções.

Luis Louro
 
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Outubro, 2014

Re: Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor paulosm » Qui, 16 de Outubro 2014, 18:01

Besteira povo reclama até que é trabalhoso(que não é verdade) escrever por causa do acento. me poupe isso se chama preguiça

paulosm
 
Mensagens: 11
Registrado em: 01 Outubro, 2014

Re: Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor adilsonjunior89 » Qui, 16 de Outubro 2014, 18:22

Interessante que se prestares bem atenção tem outras opções lá como.
Ambiente de Trabalho (O que tira fora os problemas com o acento, se é que alguém tem problemas com isto)
Desktop (Que não precisa tradução imagino eu)
Mesa e Secretária (Não fazem o menor sentido)
Área de Trabalho (Mantem o original)
Se fosse para trocar iria preferir o Ambiente de Trabalho, pois se alguém realmente se atrapalha com o acento este seria o mais indicado pois tem uma semelhança maior com o nome anterior.
Segue uma imagem abaixo das opções, eu particularmente gostei mais do Ambiente de Trabalho, mas não sei se seria correto alterar isso agora.
Avatar do usuário
adilsonjunior89
 
Mensagens: 109
Registrado em: 09 Maio, 2013
Localização: Ipatinga - MG

Re: Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor paulosm » Qui, 16 de Outubro 2014, 19:08

adilsonjunior89 (16-10-2014, 18:22) escreveu:Interessante que se prestares bem atenção tem outras opções lá como.
Ambiente de Trabalho (O que tira fora os problemas com o acento, se é que alguém tem problemas com isto)
Desktop (Que não precisa tradução imagino eu)
Mesa e Secretária (Não fazem o menor sentido)
Área de Trabalho (Mantem o original)
Se fosse para trocar iria preferir o Ambiente de Trabalho, pois se alguém realmente se atrapalha com o acento este seria o mais indicado pois tem uma semelhança maior com o nome anterior.
Segue uma imagem abaixo das opções, eu particularmente gostei mais do Ambiente de Trabalho, mas não sei se seria correto alterar isso agora.

é até que "Ambiente" ficaria bem legal msm muito mais de acordo com a função do que secretaria ¬¬

paulosm
 
Mensagens: 11
Registrado em: 01 Outubro, 2014

Re: Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor Bitetti » Sex, 17 de Outubro 2014, 1:43

Mesa é + sensato. Mas pera... "Secretária" ela teria ao menos q me servir um cafezinho.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo


Re: Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor dan_responde » Ter, 25 de Novembro 2014, 19:25

Muito melhor o nome atual.... :facepalm:

dan_responde
 
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Março, 2014

Re: Área de Trabalho do Ubuntu vai mudar de nome

Mensagempor tudosmartphones » Dom, 21 de Fevereiro 2016, 12:54

As vezes é sempre bom mudar alguma coisa, se não der certo volta ao normal na próxima versão.

tudosmartphones
 
Mensagens: 11
Registrado em: 21 Fevereiro, 2016


Tópicos Similares:

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 65 visitantes

cron