Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:24 Pesquisa avançada

Ubuntu Orange Box: uma “mini-cloud” numa caixa

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ubuntu Orange Box: uma “mini-cloud” numa caixa

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 26 de Maio 2014, 19:55

Com a migração de cada vez mais serviços para a cloud, torna-se necessário arranjar formas de facilitar o desenvolvimento de soluções que as utilizem. Para esse efeito a Canonical criou a Ubuntu Orange Box, um mini-cluster de servidores prontos a usar, com o Ubuntu OpenStack (a cloud da Canonical) pré-instalado.

No interior destas Ubuntu Orange Box encontramos 10 micro-servidores com i5 quad-cores, 16GB de RAM, SSD de 128GB, e rede gigabit (um deles tem também rede WiFi e um disco de 2TB). Tudo isto por “apenas” 9300 euros. Se é caro ou barato ainda não é possível mensurar (até porque não existem tantas soluções como esta disponíveis por aí), mas embora este sistema tenha sido desenvolvido para efeitos de assistência aos developers, a Canonical diz já ter recebido inúmeros contactos de interessados em comprar estas caixas como sistemas prontos-a-usar.

Uma coisa é certa… certamente é um sistema bem mais fácil de se transportar e utilizar do que ter 10 caixotes ou racks espalhados pelo chão ou num escritório ao lado da secretária. Será que depois dos NAS domésticos, em breve começaremos também a querer ter uma mini-cloud em casa para salvaguardar contra potenciais falhas dos serviços da cloud “globais”, ao estilo de uma verdadeira cloud distribuída, não só por datacenters espalhados pelo mundo, mas também pelos próprios usuários?

Com informações de Aberto até de Madrugada.

Fonte: Revista Espírito Livre e DioLinux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

cron