Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:39 Pesquisa avançada

Firefox: decodificação rápida de JPEG através do Mozjpeg

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Firefox: decodificação rápida de JPEG através do Mozjpeg

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 7 de Março 2014, 23:30

A Mozilla anunciou nesta semana um projeto que pretende otimizar o carregamento de páginas por meio da melhoria de recursos de decodificação de imagens. Sob o nome de mozjpeg, a empreitada tem o objetivo de “proporcionar o carregamento de qualidade de arquivos JPEG e acelerar as taxas de compressão”, conforme explica a própria companhia.

O formato JPEG se popularizou no início da década de 1990. Posteriormente, e em decorrência da chegada de códigos como HTML, JS e CSS, por exemplo, esses tipos de arquivos acabaram se tornando responsáveis por engarrafar o tráfego durante o carregamento de uma página. Assim, e considerando o formato JPEG como um dos mais universais, a Mozilla pretende melhorar a forma de exibição dessas imagens.

“A criação de decodificadores para arquivos JPEG está estagnada em termos de eficiência de compressão. Então, substituir o JPEG por algo ‘melhor’ tem sido tema de discussões frequentes. Mas o problema com relação à substituição desse formato é justamente o tempo que seria gasto em uma adaptação ‘mundial de softwares’. Nós [Mozilla] não duvidamos que melhorias algorítmicas vão valer a pena – isso deverá acontecer em breve. E mesmo que a transição para um formato alternativo de imagem fosse feito, o JPEG continuaria sendo amplamente usado”, comenta a desenvolvedora do Mozilla Firefox.

Mesmo após mais de 20 anos, o formato JPEG ainda não atingiu seu potencial de compressão total. Como então explorar as potências de decodificação e melhorar assim o tempo de carregamento de páginas na internet? É justamente sobre este ponto que o projeto mozjpeg se agarra – e a versão 1.0 do protótipo já pode até ser baixada (clique aqui).

O Perl script desenvolvido por Loren Merritt, disponível por meio da funcionalidade “jpgcrush” na versão 1.0 de mozjpeg, basicamente reduz o tamanho dos arquivos sem perdas de qualidade através de uma “decodificação progressiva” – que usa uma quantidade menor de bits. A Mozilla afirma não conhecer qualquer outro decodificador capaz de comprimir imagens de forma tão eficiente – fato que motivou, inclusive, o desenvolvimento de mozjpeg.

O projeto passa atualmente por uma fase de testes; não se sabe ainda quando uma versão final da empreitada deverá ser liberada pela Mozilla. Para mais informações, visite o blog da desenvolvedora por meio deste link.



Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Firefox: decodificação rápida de JPEG através do Mozjpeg

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 7 de Março 2014, 23:35

Temos o JPEG2000 que só é usado, na prática, por investigadores e na edição de filmes, pois é uma das poucas versões do formato JPEG que permite compressão sem perdas. Todas as outras, têm compressão com perdas, i.e., ao descomprimir-se, não se consegue restituir correctamente a imagem original, apenas uma aproximação que depende única e exclusivamente do método usado para determinar a vizinhança do ponto.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Firefox: decodificação rápida de JPEG através do Mozjpeg

Mensagempor Bitetti » Seg, 10 de Março 2014, 13:41

ainda sou partidário do webP, é diferente, mas tem suas vantagens.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Firefox: decodificação rápida de JPEG através do Mozjpeg

Mensagempor dan_responde » Sáb, 22 de Março 2014, 2:06

Este formato ainda pode ser muito comprimido, com alguns sistemas simples de compressão de sites consegue-se um ganho de até 80% de compressão de imagens para o carregamento muito mais rápido dos sites.

dan_responde
 
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Março, 2014


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes