Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:53 Pesquisa avançada

Ubuntu deve seguir a decisão do Debian, usando o SystemD

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ubuntu deve seguir a decisão do Debian, usando o SystemD

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 17 de Fevereiro 2014, 22:51

Desta vez o ditador benevolente perpétuo do Ubuntu optou por um caminho de menor atrito com a tecnologia alternativa à sua preferida – talvez a situação que o levou a pedir desculpas após a generalização ofensiva que lançou aos detratores do Mir no ano passado tenha feito ele aprender alguma lição.

Vamos ao caso atual: Na quinta-feira soubemos que, após longa análise de seu comitê técnico, o Debian tinha optado pelo systemd – e não pelo Upstart, da Canonical – como seu novo init, e isso apesar de a Canonical ser a empresa com mais empregados participando do comitê técnico do Debian.

Na ocasião comentamos que a escolha do Debian (que é a mesma de distribuições como Fedora, openSUSE, Mageia, Gentoo, Arch e Red Hat Enterprise Linux) deixava o Ubuntu um pouco mais isolado como a única entre as distribuições mais populares a usar o Upstart como init.

Mas, se o Debian fizer sua transição direitinho, esse isolamento do Ubuntu não deve durar: Shuttleworth postou em seu blog concedendo a vitória ao systemd, afirmando que vai pedir aos membros da comunidade Ubuntu que ajudem a inserir o systemd no Debian e no próprio Ubuntu.

Ele também disse acreditar que a diretoria técnica do Ubuntu irá querer adotar o systemd como init default da distribuição assim que este alcance uma qualidade compatível com a atualmente oferecida pelo upstart. Ele não mencionou prazos, mas disse não ter dúvida de que vai levar tempo para o systemd alcançar a estabilidade e cobertura que hoje o upstart oferece ao Ubuntu 14.04 LTS.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu deve seguir a decisão do Debian, usando o SystemD

Mensagempor Agnaldo Lucindo » Ter, 18 de Fevereiro 2014, 3:53

Que tipo de mudança vai acontecer no ubuntu quando ele vier com o SystemD?
Imagem Tudo aquilo que o homem ignora,nao existe para ele.Porisso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber.Albert Eistein
Avatar do usuário
Agnaldo Lucindo
 
Mensagens: 119
Registrado em: 31 Janeiro, 2014
Localização: Alem Paraiba-MG-Brasil

Re: Ubuntu deve seguir a decisão do Debian, usando o SystemD

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 18 de Fevereiro 2014, 10:51

Nenhuma, praticamente. Primeira esta mudança de certeza que não deve vir no Ubuntu 14.04 pois este está mais que delineado em termos de percurso de desenvolvimento e tem objetivos de estabilidade, por isso não faz sentido experimentarem coisas "novas".

Em segundo lugar, quando ele for trazido a público, para os menos atentos ele vai passar completamente despercebido pois é apenas um processo que inicia processos. É como a célula inicial que dá vida a um futuro bebé, para os pais não interessa se a célula começa de uma maneira ou de outra :D Sim, é uma analogia um pouco fraca, mas hoje não estou com muita imaginação xD

Segundo alguns relatos o SystemD irá aumentar a velocidade de arranque. O aumento não deve ser significativo, mas é sempre uma melhoria bem vinda! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes