Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 9:05 Pesquisa avançada

Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 14 de Fevereiro 2014, 1:04

Votação no comitê técnico deu 4x4 e precisou ser desempatada pelo chairman. Com a opção pelo systemd (ao menos na próxima versão, e nas arquiteturas Intel) no Debian, o Ubuntu permanecerá sendo a única entre as distribuições mais populares a usar o Upstart, criado pela Canonical, como sistema de inicialização default.

Além do Debian, usam systemd distribuições como Fedora, openSUSE, Mageia, Gentoo e Arch – e o Red Hat Enterprise Linux vai adotá-lo em sua próxima versão.

O Debian, que é um dos últimos sistemas a manter o clássico Sys V init, anunciou em outubro que estava discutindo qual sistema de inicialização iria sucedê-lo: o Systemd ou o upstart. Desde então foram várias tentativas de seleção que não foram conclusivas, mas agora parece que é pra valer: o comitê técnico decidiu que o systemd será o init default no Debian Jessie, a não ser que uma resolução geral (do conjunto de desenvolvedores da distribuição) mude isso.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor Ron Alon » Sex, 14 de Fevereiro 2014, 11:57

Qual a diferença entre os dois? O que isso muda para a gente?
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor abdo » Sex, 14 de Fevereiro 2014, 13:52

E cada vez mais o Mark vai tranformando o Ubuntu em um Linux-nãolinux...
Eu até gosto da ideia... desde que ele permita uma interface leve ou transforme o unity em algo leeeve...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor tneiva » Sex, 14 de Fevereiro 2014, 16:31

Parece que o título foi precipitado já que o Mark assumindo o Ubuntu como membro da comunidade Debian vai seguir a decisão:
http://www.markshuttleworth.com/archives/1316

tneiva
 
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Agosto, 2012

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 14 de Fevereiro 2014, 19:10

tneiva (14-02-2014, 15:31) escreveu:Parece que o título foi precipitado já que o Mark assumindo o Ubuntu como membro da comunidade Debian vai seguir a decisão:
http://www.markshuttleworth.com/archives/1316


Pois, mas o título foi escrito antes dessa decisão do Mark. Já agora, acho que esta decisão também foi influenciada por outros factores, nomeadamente de uma guerra de palavras que está a a ocorrer entre um jornalista (do ILoveUbuntu) e alguns membros do Ubuntu.

Acima de tudo, sabem o que eu acho? Acho que a Canonical tem escolhido sempre o mínimo de trabalho possível, basta ver que as novidades das novas versões estão sempre diretamente relacionadas com as novidades do Gnome e pouco mais. E neste caso, eles teriam trabalho em mudar a base Debian e por isso, novamente, escolheram o caminho mais simples, não se darem ao trabalho de mudar a base debian e seguirem esta decisão deste grande projeto.

Talvez eu esteja a ver de "forma pequena", no sentido de ser pouco abrangente, no entanto, parece-me que esta decisão vem muito de encontro a esse padrão de funcionamento da Canonical.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 14 de Fevereiro 2014, 21:27

Claudio Novais (14-02-2014, 18:10) escreveu:
tneiva (14-02-2014, 15:31) escreveu:Parece que o título foi precipitado já que o Mark assumindo o Ubuntu como membro da comunidade Debian vai seguir a decisão:
http://www.markshuttleworth.com/archives/1316


Pois, mas o título foi escrito antes dessa decisão do Mark. Já agora, acho que esta decisão também foi influenciada por outros factores, nomeadamente de uma guerra de palavras que está a a ocorrer entre um jornalista (do ILoveUbuntu) e alguns membros do Ubuntu.

Acima de tudo, sabem o que eu acho? Acho que a Canonical tem escolhido sempre o mínimo de trabalho possível, basta ver que as novidades das novas versões estão sempre diretamente relacionadas com as novidades do Gnome e pouco mais. E neste caso, eles teriam trabalho em mudar a base Debian e por isso, novamente, escolheram o caminho mais simples, não se darem ao trabalho de mudar a base debian e seguirem esta decisão deste grande projeto.

Talvez eu esteja a ver de "forma pequena", no sentido de ser pouco abrangente, no entanto, parece-me que esta decisão vem muito de encontro a esse padrão de funcionamento da Canonical.

Do tipo, ele aceita, mas depois diz:
Mark Shuttleworth escreveu:(...) I will ask members of the Ubuntu community to help to implement this decision efficiently, bringing systemd into both Debian and Ubuntu safely and expeditiously. It will no doubt take time to achieve the stability and coverage that we enjoy today and in 14.04 LTS with Upstart, but I will ask the Ubuntu tech board (many of whom do not work for Canonical) to review the position and map out appropriate transition plans. (...)

Ou seja, a Canonical aceita mudar para systemd, mas a comunidade tem de fazer tudo por nós... É isto que me dá a entender! E depois ainda dizer estabilidade, quando o Unity está há várias versões a tentar produzir algo usável, quanto mais estável... :S
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 14 de Fevereiro 2014, 22:27

Esse sempre foi o grande problema da Canonical, não querer investir de forma um pouco mais séria. Já no próprio Ubuntu Touch isso acontece, eles passam a vida a pedir ajuda à comunidade, basta ver qual é o suporte oficial em termos de dispositivos móveis. É muito diminuto.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor tneiva » Sáb, 15 de Fevereiro 2014, 13:07

O pessoal ando todo "trigger happy" em relação à Canonical.
Vamos olhar SÓ para este caso, o projeto Debian atual usava o init do System V, não usava nem o systemd nem o upstart (que foi feito de base pela canonical e é usado pelo RHEL 6).
Se ficassem quietos continuavam com algo que é estável e funciona desde a a versão 6, o upstart. Mudar de upstart para systemd vai lhes dar muito mais trabalho e ao mesmo tempo libertar alguns recursos que atualmente têm dedicados ao upstart.

Se pensarmos um pouco o Debian mantendo-se isolado como estava sendo uma das poucas Distros que ainda mantinha o velhinho init também ganha com isto pois um dos seus maiores ramos (o Ubuntu) segue a sua base e por isso não duvidemos que via contribuir imenso para o proprio Debian...

PS: Já há muito que não via referências ao System V... apesar de ter sido uma das primeiras plataformas onde programei... as dores que era fazer programas que compilavam em Dec OS, SunOS e SLS Linux (kernel 0.xx)... uns derivados Berkley e outros Sys V...

tneiva
 
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Agosto, 2012

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor Xterminator » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 2:58

:obvio:
:troll:
Apesar do smile troll, isto não é nenhuma novidade, já era esperado, não tenho nada contra a Canonical nem tampouco a favor, pra mim não fede nem cheira, mas só serve para ressaltar algo que digo faz muito tempo, ganhar sobre o trabalho de outrem é muito mais fácil que arregaçar as mangas.

Não estou falando isto porque está ná mídia, conheço o ubuntu+canonical fazem quase 10 anos, aliás hoje exatamnte faz 9 que sou cadastrado no fórum oficial.
AS críticas continuam as mesmas, felizmente não tenho mais o que criticar pois fazem alguns meses que desisti.

Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Debian opta pelo systemd e deixa o Ubuntu mais isolado

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 16 de Fevereiro 2014, 20:09

Olá Edson (Xterminator),

Efetivamente eu também tenho dito há muito tempo isso mesmo, que a Canonical está a aproveitar-se do código dos outros. Mas o software livre é assim mesmo, portanto, nesse aspeto não a condeno.

Condeno sim, quem vê a Canonical como o "Santo Gral", o salvador da pátria, do Software Linux. Na verdade, sem dúvida que a Canonical fez um trabalho excecional nos seus primeiros 5 anos! Eles conseguiram pôr o Linux a ser falado, conseguiram criar serviços excecionais para os programadores, nomeadamente o Launchpad, onde o programador enviava o código e rapidamente o software estava disponível para os utilizadores, já para não falar da parte comunitária das traduções.

Não sou hipócrita sobre isto que referi no parágrafo anterior, no entanto, ficar espetado no tempo a olhar para boa coisa é errado. Ficar dessa maneira a apoiar incondicionalmente a Canonical, que é uma empresa que naturalmente busca dinheiro (e concordo plenamente), é errado. Aceitar qualquer coisa de uma empresa, é errado, temos de ser críticos.

A posição da Canonical é grande e por isso o que ela fizer é facilmente generalizado para o Linux. Basta analisar a questão do "spyware do Ubuntu" que gerou logo conversas do tipo "afinal o software livre não é assim tão livre". Não. Isso é errado, mas a Canonical está numa posição tão alta que as pessoas generalizam.

Voltando à questão da Canonical ter sido ótima e agora não, eu não vou estender mais este meu post e por isso vou resumir da seguinte maneira: Criaram o Unity contra tudo e contra todos; nunca tornaram o unity rápido para ser usável nos laptops e netbooks; têm usado novidades apenas da Gnome e Kernel Linux na versão destkop; já admitiram que a prioridade é o Ubuntu Touch [, depois a cloud, e muito provavelmente a seguir é o Ubuntu Server, ficando por último o Ubuntu Desktop]. Todos estes pontos são mais que suficientes para dizer um enorme não à Canonical de qualquer utilizador que não seja novato. Infelizmente é uma realidade isto. :roll:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes

cron