Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:02 Pesquisa avançada

Governo britânico considera Ubuntu o Sistema mais seguro

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Governo britânico considera Ubuntu o Sistema mais seguro

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 3 de Fevereiro 2014, 1:54

O CESG, a autoridade técnica de tecnologia da informação do Reino Unido, considerou o Ubuntu como o sistema operacional mais seguro da atualidade. A distribuição Linux foi comparada a outros lançamentos, como Windows e Mac OS, em 11 categorias e acabou sendo aprovada em nove delas.

Além daqueles disponíveis para computadores, o sistema operacional também concorreu com opções para smartphones e tablets, como Android, Windows Phone e iOS. As peculiaridades dos ambientes diferentes, claro, foram levadas em conta, mas eles também foram avaliados pelos mesmos critérios que as outras versões.

As seguintes categorias foram consideradas para a avaliação:

  • VPN
  • Autenticação
  • Boot seguro
  • Encriptação de disco
  • Integridade da plataforma e sandboxing aplicacional
  • Políticas de segurança
  • Sistemas de detecção e prevenção de códigos maliciosos
  • Interfaces de proteção
  • Sistemas de atualização
  • Registro de eventos para relatórios empresariais
  • Resposta a incidentes

A cada um dos quesitos foi atribuído uma nota, representada por cores que indicavam o nível de aprovação. O vermelho significa alto risco, o laranja, risco moderado, e o verde, aprovação no critério. O Ubuntu obteve nota verde em nove quesitos e recebeu graduação laranja em três (VPN, encriptação e boot seguro), sendo o melhor colocado entre todos.

Imagem


O segundo lugar é um empate entre o Android 4.2, em sua versão modificada pela Samsung, e o BlackBerry 10.1 EMM Regulated, ambos com nove verdes, dois laranjas e um vermelho. Em ambos os casos, o principal problema encontrado está no registro de ocorrências para relatórios empresarias, uma falha que chama a atenção principalmente no segundo caso, já que se trata de um sistema voltado justamente para o uso corporativo.

O pior colocado foi o Windows Phone 8, o único a apresentar duas categorias com graduação vermelha (VPN e encriptação em disco), representando alto risco. Logo na sequência, estão o Android 4.2 puro e o BlackBerry 10.1 EMM Corporate, cada um com apenas cinco graduações verdes, seis laranjas e uma vermelha.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Governo britânico considera Ubuntu o Sistema mais seguro

Mensagempor dan_responde » Sáb, 22 de Março 2014, 2:13

Não só o governo britânico, como também todos os usuários :yeah:

dan_responde
 
Mensagens: 40
Registrado em: 22 Março, 2014


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes

cron