Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:58 Pesquisa avançada

Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubuntu...

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubuntu...

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 21 de Janeiro 2014, 20:41

...e com o ambiente XFCE




A versão final LTS do Linux Lite 1.0, o 1.0.8, já está disponível para downloads e avaliações. Nesta versão, a equipe desenvolvedora traz os primeiros pacotes Linux Lite, Lite Software Center e Lite User Manager. Há também uma série de novos recursos, incluindo o kernel 3.8.0 do Stack Hardware Enablement para oferecer um melhor suporte a hardware, instalar novos scripts para Webcam, um instalador kernel PAE (32 bits) e um instalador básico Games Pack. Além disso, a nova versão conta com uma opção para adicionar o menu Whisker para a barra de tarefas.

Para os que não conhecem o sistema, Linux Lite é uma distribuição Linux bastante amigável para usuários iniciantes. Ele é baseado no Ubuntu LTS e vem com o ambiente de trabalho Xfce.
Conheça um pouco mais sobre a distro na galeria disponível no site oficial.

Download



O download pode ser feito através dos links abaixo:

Com informações de Linux Distro Community e Under-Linux.

Fonte: Revista Espírito Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor José Craveiro » Ter, 28 de Janeiro 2014, 16:59

Confesso que esperava algum feedback por aqui apesar de achar que boa parte do pessoal por aqui ser muito permeável a conceitos de desktop mais vanguardistas, que enchem o olho, em detrimento de um conceito simples e menos ativo como o xfce.

Do que vi até agora (apesar de não ter testado) acho que poderá ser uma boa alternativa, contudo acho que não se trata propriamente de um flavour do Ubuntu como já alguém escreveu, como se de um membro da família do Ubuntu não escapasse de ser!
Face ao Xubuntu, é inevitável a tentativa de comparação, penso que seja bastante visível como uma das maiores provas do quão diferentes são, é que em termos de consumo de recursos dificilmente um Xubuntu desce tão baixo "salvo seja" em otimização dos mesmos; com consumos na ordem dos 135MB é realmente muito apelativo. Sem entrar em pormenores e tendo em conta a insistência do ubuntu em incluir no Xubuntu algum material na prática desnecessário, leva a que este desiluda um tanto na sua performance.
Acredito que este Linux lite exista também para provar ao Ubuntu dando um bom exemplo de como se consegue fazer um bom trabalho sem recurso a "pesos pesados". Em outros requisitos de funcionamento não sei até que ponto o Linux Lite poderá fazer o que o Xubuntu está habilitado a fazer ou até mesmo superá-lo, mas se tal for possível o Xubuntu que se cuide; se assim for terá certamente mais um fã! 8)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 28 de Janeiro 2014, 20:00

Eu até testava, se tivesse tempo e uma boa net... Mas de momento, isso está fora do meu alcance (principalmente a parte do tempo).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Janeiro 2014, 23:35

Olá José,

Efetivamente não costumo testar muito distribuições, ainda para mais que tenho andado com falta de tempo livre, principalmente por nesta altura andar a investir o meu tempo numa coisa interessante que em breve irão descobrir.

Nesse sentido, acho que resta você para testar esta distribuição! Porque não testa você e apresenta aqui uma análise crítica? Eu gosto muito de ler análises críticas sobre distribuições e aplicações Linux. :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor Lucas R. » Qui, 30 de Janeiro 2014, 11:46

Claudio Novais (29-01-2014, 22:35) escreveu:Olá José,

Efetivamente não costumo testar muito distribuições, ainda para mais que tenho andado com falta de tempo livre, principalmente por nesta altura andar a investir o meu tempo numa coisa interessante que em breve irão descobrir.

Nesse sentido, acho que resta você para testar esta distribuição! Porque não testa você e apresenta aqui uma análise crítica? Eu gosto muito de ler análises críticas sobre distribuições e aplicações Linux. :yeah:


Claudio,
apenas uma especulação...
Estaria a trabalhar em uma distribuição baseada no Ubuntu!? :idea: :conf:
Curiosidade mata.... :D
hehe

Lucas R.
 
Mensagens: 24
Registrado em: 20 Julho, 2011

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Janeiro 2014, 20:41

Lucas R. (30-01-2014, 10:46) escreveu:
Claudio Novais (29-01-2014, 22:35) escreveu:Olá José,

Efetivamente não costumo testar muito distribuições, ainda para mais que tenho andado com falta de tempo livre, principalmente por nesta altura andar a investir o meu tempo numa coisa interessante que em breve irão descobrir.

Nesse sentido, acho que resta você para testar esta distribuição! Porque não testa você e apresenta aqui uma análise crítica? Eu gosto muito de ler análises críticas sobre distribuições e aplicações Linux. :yeah:


Claudio,
apenas uma especulação...
Estaria a trabalhar em uma distribuição baseada no Ubuntu!? :idea: :conf:
Curiosidade mata.... :D
hehe

:lol: :lol: :lol:
Eu acho que não ¬.¬ né Cláudio? :sneaky:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Janeiro 2014, 0:33

Não, por acaso não é isso Lucas! :D Nesta semana que passou esteve em standby, mas a coisa em breve, será apresentada! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor José Craveiro » Sex, 31 de Janeiro 2014, 16:33

Claudio Novais (29-01-2014, 22:35) escreveu:Olá José,

Nesse sentido, acho que resta você para testar esta distribuição! Porque não testa você e apresenta aqui uma análise crítica? Eu gosto muito de ler análises críticas sobre distribuições e aplicações Linux. :yeah:


Também eu Cláudio!! :desdentado: O facto é que não tenho net em casa, daí que a limitação é mais do que óbvia e já não falo de disponibilidade porque, enfim..., entretanto um fator algo curioso é que se baseia nas versões estáveis do Ubuntu, não sei mas parece-me uma filosofia demasiado dependente do projeto da mãe Canonical; acho que isso até poderá ser temporário e se o Linux Lite continuar a surgir na cena de distros poderá ter um comportamento diferente do adotado pelo Caixa Mágica que ainda permanece à sombra do Ubuntu e tão passivamente que até enjoa! :roll: De qualquer forma, o Linux Lite ao adotar as versões Lts do Ubuntu, ainda que a atual versão possua suporte até 2017, irá esta sendo substituída pela mais recente desde que assuma a sua estabilidade, ou seja a partir de Abril deste ano? Ainda que não seja de imediato, a atual Lts continua a ser uma boa opção.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Janeiro 2014, 17:49

José Craveiro (31-01-2014, 15:33) escreveu:entretanto um fator algo curioso é que se baseia nas versões estáveis do Ubuntu, não sei mas parece-me uma filosofia demasiado dependente do projeto da mãe Canonical; acho que isso até poderá ser temporário e se o Linux Lite continuar a surgir na cena de distros poderá ter um comportamento diferente do adotado pelo Caixa Mágica que ainda permanece à sombra do Ubuntu e tão passivamente que até enjoa!


Achei esta sua crítica particularmente importante. Vejo demasiados projetos a usarem o Ubuntu como foco, quando esse projeto é bastante comercial. Isto tem um potencial de problema de concorrência (deslealdades) consideravelmente grande, na minha opinião.

Para além disso, concordo plenamente na questão das distribuições como o Caixa Mágica que cada vez mais se põem à sombra da bananeira à espera que outros façam o trabalho deles e depois acrescentam uma ou outra aplicação e pronto. Não digo que o Caixa mágica seja exatamente assim, mas que tem uma certa tendência nesse caminho, isso acho que sim. E não é exclusivo desse projeto.

Voltando ao que disse no primeiro parágrafo, acho que precisamente por causa disso é que acho que deviam seguir projetos mais livres, nomeadamente o Debian. Aliás, não é por nada que o SteamOS é Debian! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Lançado Linux Lite 1.0.8, um Linux leve baseado no Ubunt

Mensagempor José Craveiro » Sex, 31 de Janeiro 2014, 18:40

Acho que até a equipa do Caixa Mágica tem consciência de que o caminho que seguem não é o que realmente desejam, mas o que a sua passividade permite! :roll:
Tais projetos não se colam ao Debian porque diferente do Ubuntu este não apresenta boa parte da papa feita ainda que não corporativo.

Estranho que desconhecia esta distro até ter surgido este tópico, mas estou curioso para saber em que linha seguirão as minhas opções, se de novo com um Ubuntu base com desktop alternativo ou se enveredo por uma distro como o Linux Lite. Ainda não tenho certezas de nada. :p
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 48 visitantes

cron