Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 11:14 Pesquisa avançada

Pear Os "descontinuado"

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Pear Os "descontinuado"

Mensagempor Renan68 » Seg, 20 de Janeiro 2014, 23:15

Não tenho talento para redigir notícias, então em apertada síntese, o Pear Os foi "descontinuado". Segue a notícia postada na página do projeto no Facebook:

Pear OS não está mais disponível para download.

O seu futuro está agora nas mãos de uma empresa que quer manter o anonimato por enquanto. O conceito tem agradado a eles e agora querem continuar e melhorar o sistema para seus próprios produtos. Eu não posso dar um nome, mas é uma grande empresa e bem conhecida ...

Quero agradecer a todos os usuários, moderadores e outros desenvolvedores que fizeram Pear OS ser o que é hoje, sem eles nada disso teria sido possível.

Eu estou tomando uma outra direção.

Um grande obrigado a todos e espero voltar à cena de código aberto muito rapidamente.

Cordialmente.

David


https://www.facebook.com/permalink.php? ... ream_ref=1

¬¬ :crazy: :S :conf:
Avatar do usuário
Renan68
 
Mensagens: 18
Registrado em: 03 Março, 2013

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 21 de Janeiro 2014, 0:00

Será que é a Samsung para competir com os MacBooks da Apple?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Janeiro 2014, 1:24

Será que é a Canonical para competir com o Windows da Microsoft? :twisted:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor mpnegro » Ter, 21 de Janeiro 2014, 12:46

Bom,
Desta reposta transcrita do forum do Pear parece que tem qualquer coisa haver com a maçã...

"Edit:
It's not OK David. You should change some icons/pictures and continue your work!
The whole concept ist great, and if there is not so much similary to Apple, you can continue your develope on this OS.

DON'T GIVE UP!"

http://pearlinux.org/index.php

mpnegro
 
Mensagens: 19
Registrado em: 28 Dezembro, 2012

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 21 de Janeiro 2014, 13:31

:cry:

Nem experimentei.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor José Craveiro » Ter, 21 de Janeiro 2014, 15:54

A minha opinião certamente não agrada aos fãs. O que sempre achei deste SO é que só fez o papel de bobo da corte no reino da Apple; pronto já disse, podem preparar as lanças! :ups:
Para nós como simples users é menos um para desviar atenções do que existe de diferente como ótima alternativa à Apple. Porque razão teria o Linux de possuir um SO com limites máximos de semelhança com o IOS? Uma coisa é a simples aparência que não é mais do que aplicar um theme, outra coisa é ir muito mais a fundo como a colagem de diversos métodos de funcionamento.

A primeira impressão com que se fica é que ali está um IOS, que na realidade não é. Quase que se poderia dizer (ainda que erroneamente) que não passa de um holograma do sistema, ou ainda que serve como demo..., agora porquê sujeitar um núcleo linux a isto? Acho que só o desrespeita! :\
Penso que o sucesso das coisas reside na sua diferença face às demais e que não se caia no erro de pensar que o que existe para além do sistema mais famoso em critérios de qualidade não possa também preencher requisitos dessa natureza! ...e desculpem a minha franqueza. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 23 de Janeiro 2014, 1:02

Por um lado concordo por outro não. Concordo de tentar copiar até à exaustão é algo um pouco sem nexo. Quem quer realmente um MacOS mais vale poupar e comprar um Mac porque aí terá certamente todas as potencialidades desse excelente sistema que, na minha opinião, só peca em ser fechado.

Por outro lado, a ideia de copiar só mostra o poder que o Linux tem em termos de capacidade de personalização. E nem sequer estou a referir-me apenas a personalização estética mas também funcional.

Sobre o PearOS, sempre achei que a cópia era um pouco rafeira. Há vários pormenores que foram cópias literais, mas depois vemos muitos outros pormenores, bastante mais relevantes na minha opinião, que não foram considerados. O que para mim perde imediatamente.

Para além disso, o sistema estava francamente verde, no sentido da falta de amadurecimento e estabilidade. O que acho que é perfeitamente natural por ser desenvolvido por uma pessoa apenas e por ser algo relativamente novo. Por isso, apesar de ser mau, sou o primeiro a dizer que para ser trabalho de uma pessoa o resultado estava excelente.

Agora a questão é: quem comprou o projeto? Será que o projeto valeria algum dinheiro? Eu se quisesse um projeto destes simplesmente fazia um fork e pronto! Este é o lado mau (e bom!) do open-source: a qualquer momento, qualquer um pode pegar num projeto e criar a sua linha de desenvolvimento sem ter de pagar nada por isso. Ora, isto leva-me a pensar se realmente foi comprado ou não.

Apenas para terminar a questão da cópia. Por mim podem copiar sempre que quiserem as boas ideias. O Ubuntu, com o seu Unity, é um conjunto de cópias: junta o melhor do macOS (o painel superior com a barra de ferramentas das aplicações; junta a barra lateral semelhante à do Windows; junta características clássicas do Linux, como a organização aplicacional; e ainda traz um conjunto de funcionalidades extra excelentes, como a questão do Maximus (remoção da barra de título quando maximizado). O mesmo acontece, mas de forma bastante diferente, no caso do ElementaryOS, onde existe uma clara iniciação no MacOS mas também uma procura incessante de identidade com uma usabilidade muito inteligente. Acho que projetos como estes dois são os melhores e se repararem têm um vertente de cópia muito alta. Não posso também esquecer de falar do Gnome (3) que é também um projeto que procura uma identidade e que tem demonstrado trazer ideias espetaculares!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor Renato Ferreira » Qui, 23 de Janeiro 2014, 15:57

Nunca testei o pear, mas sempre me pareceu um OSX genérico, acho que essa obsessão em copiar o OSX acaba sobrepondo o que ele talvez tenha de bom, pelo menos pra quem nunca o testou, que é o meu caso rs.

Concordo em gênero, número e grau com o que o José Craveiro comentou.

Sempre tive o pear como uma brincadeira , uma paródia rs, algo meio cômico ( aliás o pear se chamava Comic OS, neh !? )
Avatar do usuário
Renato Ferreira
 
Mensagens: 75
Registrado em: 11 Novembro, 2012

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor Thauan Francisco » Qui, 23 de Janeiro 2014, 16:27

O pear OS 4 a.k.a COMIC OS,foi um release,que achei bastante legal,fugiu daquele "MAC OS X" e veio pro um visual GNOME SHELL GENERICO COM TEMA
Depois do 4 eu parei,somente fiquei observando de longe.
eu tinha salvo(e ainda tenho) as ferramentas do pear os,e como o projeto está em outras mãos,com certeza vão pedir todas as coisas que tinha no sistema em si.
Por mim,o POS deve fazer falta para os que eram fanaticos por MAC OS X e IOS,e gostariam de um visual perto deles.
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Re: Pear Os "descontinuado"

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 24 de Janeiro 2014, 1:02

Não acho que fosse paródia. Tudo bem que ele tinha MUITO a evoluir, mas mesmo assim o trabalho sendo desenvolvido por uma pessoa estava muito bom! Aliás, tinhas muitas ideias excelentes que na minha opinião ultrapassavam vários pormenores do ElementaryOS. E digo isto porque muitos acusavam o Pear de ser um remaster do Elementary, coisa que o autor tratou de rapidamente responder no Pear 8. Para além disso, em termos de velocidade era também muito rápido, fazendo inveja ao Ubuntu com Unity.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 48 visitantes