Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 15:39 Pesquisa avançada

Bacon confirma: Ubuntu Touch continua sem grandes parceiros

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Bacon confirma: Ubuntu Touch continua sem grandes parceiros

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 18 de Janeiro 2014, 0:16

Uma sessão de perguntas e respostas realizada nesta semana por Jono Bacon, o gestor da comunidade Ubuntu na Canonical, acabou sendo manchete em vários sites porque nela houve mais uma vez a informação de que o lançamento de aparelhos de operadoras ou fabricantes expressivos usando o Ubuntu Touch não é mais esperado para o ano que está começando.

Nos primeiros anos a Canonical vivia impressionando positivamente por oferecer bem mais do que se imaginava que ela poderia entregar; agora frequentemente vê-se ela modificando metas que ela mesma definiu para si, e depois descobriu que não alcançava. É lamentável, porque se não fosse por descumprir a meta, muitos dos resultados alcançados (como o total de dinheiro que poderia ter sido arrecadado no crowdfunding do Ubuntu Edge em 2013) poderiam ser vistos como vitórias por bem mais gente.

Em todo o caso, a verdade é que a Canonical já alcançou um ecossistema muito grande, basta ter noção de que ela detém a segunda distribuição mais usada no mundo para servidores, tem a distribuição mais usada para desktops e ainda as suas várias ideias a serem desenvolvidas. Aliás, existe um tópico que resumo tudo isso:

Recomendo a leitura das respostas originais do Jono Bacon, mas colho de lá e do sumário preparado pelo LinuxGizmos alguns aspectos que me chamaram especialmente a atenção:

  • Bacon confirmou que a Canonical ainda não tem a assinatura de nenhuma grande OEM ou operadora para produzir/distribuir um telefone com o Ubuntu.
  • Quando perguntado se haveria algum benefício para um usuário de um Ubuntu Phone se ele usasse um desktop Ubuntu, e não Mac ou Windows, ele respondeu que no momento não estão planejando nenhuma integração especial entre dispositivos Ubuntu. Para o futuro, isso é algo que eles desejam.
  • Bacon repetiu a informação de que não há mais planos para reintroduzir o Ubuntu Edge, aparelho mezzo PC, mezzo celular que tentou obter recursos via crowdfunding no ano passado – mas acrescentou que a resposta obtida dos usuários ajudou a despertar interesse de operadoras e OEMs.
  • Ele gosta muito do trabalho do Fedora. Também gosta muito do Mint e acha que estão fazendo um bom trabalho
  • Ele não joga jogos da Steam. Ele tem um PS4 e gosta muito do Battlefield 4.
  • Segundo Bacon, a Canonical não planeja produzir hardware.
  • Para um usuário que falou sobre a dificuldade de encontrar laptops vendidos com Ubuntu, ele respondeu que a Dell, Acer e Lenovo vendem com Ubuntu.
  • Ele informou que o SDK da Canonical para o Ubuntu Touch não inclui a possibilidade de apps feitos em Python porque eles não rodariam rápido o suficiente nos dispositivos.
  • Ele voltou a afirmar que o Ubuntu TV não morreu, mas tem prioridade baixa em relação ao Ubuntu em telefones e tablets.

Ele preferiu não dizer que ano será "o ano do Linux no desktop", mas disse que 2014 será um ano de definições para o Ubuntu e sua estratégia de convergência. 


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 60 visitantes

cron