Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 3:17 Pesquisa avançada

Ubuntu ou openSUSE? Conheça suas vantagens e desvantagens!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ubuntu ou openSUSE? Conheça suas vantagens e desvantagens!

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 13 de Janeiro 2014, 23:42

Todos sabem que o Ubuntu é a distribuição Linux mais utilizada do mundo, parte desse sucesso deve-se a facilidade de uso do sistema, mas nesses últimos anos a canonical resolveu fazer algumas mudanças drásticas em seu sistema, bem como a troca do Gnome pelo seu próprio ambiente gráfico Unity, com isso o Ubuntu acabou perdendo muitos usuários, e uma distribuição que bate de frente com ele é o openSUSE, que tem roubados bastantes usuários do Ubuntu, e isso deve-se a sua extrema facilidade de uso.

Hoje vamos fala sobre as vantagens e desvantagens que cada uma tem a oferecer.

Publico alvo




Venho percebendo que a canonical vem mudando um pouco o foco principal do Ubuntu, que la nos primórdios era o desktop, hoje o foco esta mais nos dispositivos moveis, deixando de lado o principal objetivo. Já a NOVELL empresa por trás do openSUSE tem seu foco destinado a empresas e administração de redes, isso faz com que o openSUSE se destaque pela estabilidade.

Facilidade de uso




O Ubuntu é um sistema com uma facilidade de uso imensa, grande parte deves-se ao “Ubuntu Software Center” que é um dos sucessos mais consagrados do Ubuntu, mas tratando-se do Unity a personalização do sistema fica a desejar, tendo que instalar vários Tweak para fazer uma simples alteração. Já no openSUSE temos disponível o exclusivo o yast (Yet Another Setup Tool) um centro de controle de configurações unificados, algo como o painel de controle do Windows, que permite fazer qualquer tipo de alteração nas configurações do sistema em modo gráfico, algo interessante no yast é a possibilidade de adicionar novos módulos, como um complemento para gerenciar o squid ou apache.

Gerenciado de pacotes




O Ubuntu por se baseado no Debian usa o utilitário de linha de comando apt-get, um gerenciador bastante eficiente e ágil, também a disposição temos o “Ubuntu Software Center” que é um gerenciador gráfico de pacotes, e um gerenciador gráfico do apt-get chamado “Synaptic” que pode ser instalado separadamente, já no openSUSE temos varias opções, são elas o zypper que é uma mistura de tudo que a de melhor no apt-get, yum e urpmi, temos também um gerenciador de pacotes gráfico e o adorado “1 Click Install” que permite instalar tudo o que você quiser sem qualquer tipo de dificuldade em um pisca de olhos.

Disponibilidade de pacotes




O Ubuntu por ser o mais utilizado tem uma quantidade de pacotes maior que o openSUSE, mas a grande maioria dos pacotes disponíveis para ubuntu também esta disponível para o openSUSE, só alguns pacotes específicos podem não ser encontrados, o que não é um problema pois existem alguns utilitários que convertem os pacotes binários de deb para rpm.

Ciclo de desenvolvimento




O Ubuntu lança uma nova versão a cada 6 meses com suporte de 2 anos, sendo que a cada dois anos e lançada uma versão LTS (Long Term Support) que são as versões com suporte de longo prazo que tem seu suporte estendido a 5 anos, já o ciclo de desenvolvimento do openSUSE e de 8 meses, cada versão lançada tem suporte de 18 meses.

Segurança




Alguns chamam o Ubuntu de spyware pelo motivo da canonical ter introduzido um sistema que envia todas as palavras digitadas no dash para seus servidores, para que posteriormente essas informações sejam usadas para exibir anúncios direcionados, ja o openSUSE não tem qualquer lacuna de segurança ou privacidade, inclusive vem com um maravilhoso Firewall que visa proteger o usuário.

Fonte: Seja Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Ubuntu ou openSUSE? Conheça suas vantagens e desvantagen

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Janeiro 2014, 0:34

Discordo completamente quando a parte negativa do Ubuntu diz que o Unity é fraco em termos de usabilidade. Ele é pesado, sou o primeiro a admitir, mas também sou o primeiro a admitir que é o que tem a melhor usabilidade (apesar de haver várias pormenores de usabilidade que podiam e devia ser melhorados). Tudo bem que em termos de personalização ele limita, admito, mas isso pouco ou nada tem a ver com "facilidade de uso". :roll:

Sobre os pacotes, não sei como é no openSUSE, mas sinceramente não tenho gostado no caso do Ubuntu. O ciclo de 6 meses é demasiado curto e por esse motivo os pacotes não evoluem dentro do ciclo, o que para mim é um "Calcanhar de Aquiles" para o Ubuntu.

Sobre a segurança, se tem recomendações baseadas em preferências, é óbvio que elas têm de estar em algum local. Se não querem tais recomendações, desligar é extremamente fácil. Não vejo isso como um ponto de segurança que possa fazer o balançar da decisão ser alterado. Acho que neste aspeto, o tempo de disponibilização das atualizações é o factor determinante. Não sei qual é o melhor neste aspeto, mas o Ubuntu é muito rápido na disponibilização! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu ou openSUSE? Conheça suas vantagens e desvantagen

Mensagempor Strobe » Ter, 14 de Janeiro 2014, 1:33

openSuse é fantástico qndo o assunto é desempenho
meu humilde pc rodou o KDE como se estivesse rodando o XFCE,não travou uma só vez. :rox:
só usei por 5 dias,pois estava apenas experimentando.Mas se eu fosse trocar de distro,essa seria com certeza a minha nova Distro. :rox:
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: Ubuntu ou openSUSE? Conheça suas vantagens e desvantagen

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 14 de Janeiro 2014, 5:59

O Unity é mais "fashion" :D

Falando sério, hoje se fosse mudar encararia o Debian. Nada contra o OpenSuse, mas gostei mais dos .deb e muito do synaptc e apt-get, minha época de pacotes rpm ficou no passado.

Mas concordo com afirmação negativa dos ciclos. O Ubuntu tem se mostrado muito instável quando muda de versões. Boa parte por conta do Unity é claro, mas isso me deixa preocupado.

Me lembro que na versão 12.10 e mesmo a 13.04, meu Windows 7 dava uma surra em termos de velocidade. Desconfiei do Gnome e GTK 3, e quem defendia o Gnome, para ser mais exato o "Xterminator", tinha toda razão. A versão 13.10, com atualização do kernel e o ultimo drive da nvidia disponível conseguiram deixar o Ubuntu mais rápido que Windows novamente. Ou seja, a culpa era mesmo do conjunto de pacotes montados pela Canonical. Mas olha quantas versões precisou para melhorar. Quando sair a 14.04 não sei como vai ser. Não me sinto confiante como antes. E acho que isso é o maior problema do Ubuntu hoje. O painel de controle eles já vão customizar para ter tudo em um lugar só. Já o Unity, assim como o Claudio, eu acho muito prático, então não vejo como um defeito, pelo contrário.

Enfim, não sairia do mundo Debian e Ubuntu ainda vale a pena.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Ubuntu ou openSUSE? Conheça suas vantagens e desvantagen

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Janeiro 2014, 23:15

Concordo plenamente e toda a sua resposta Marcos. Ficheiros Deb são excelentes, principalmente porque é um método rápido. Relativamente ao referido sobre o Xterminator, pois, infelizmente o Ubuntu tem trazido um peso enorme de arrasto. A confiança tem andado muito abalada, o que não é nada bom.

E isto deve-se muito ao facto de o foco da Canonical deve ser talvez uns 60% de mobile, 30% de server e o resto para Desktop. Ou seja, estamos perante um problema que espero que seja colmatado na versão 14.04.

Em todo o caso, apesar de querer isso, acho que só depois do Ubuntu 14.10 é que poderemos ter algo que comece a ser efetivamente moderno e rápido. Mas nessa altura, haverá certamente uma turbulência enorme no sistema, algo que a estabilidade será certamente muito afetada. Nesse sentido, não consigo esperar uma excelência vindo da Canonical antes de Maio de 2015. Infelizmente.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes

cron