Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 21:17 Pesquisa avançada

CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 9 de Janeiro 2014, 21:34

Após anos mantendo uma das referências em acesso comunitário alternativo ao Red Hat Enterprise Linux (por meio de recompilação dos fontes), integrantes-chave do CentOS passaram a integrar a equipe de Código Aberto e Padrões, da Red Hat.

Esta união é muito interessante, visto que o CentOS é quase como a versão livre de licenças do sistema da RedHat, tal como pode saber mais no tópico do CentOS.

A declaração deles é interessante: trabalhando lado a lado com os ecossistemas Red Hat e Fedora, eles esperam ampliar as ofertas à comunidade ao oferecer uma plataforma fácil de ser consumida por outros projetos para promover o código destes, ao mesmo tempo em que a base estabelecida permanece sendo mantida.

Parabéns pelo enlace!



Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 9 de Janeiro 2014, 23:41

Boa notícia :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Strobe » Sex, 10 de Janeiro 2014, 1:45

eu estou cursando redes de computadores
e alguns colegas já disseram que o CentOS é a distro mais usada na empresa na qual eles trabalham.Parece que rodando o squid e iptables.
gostaria de saber se muda muita coisa entre o Debian e o CentOS?
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 10 de Janeiro 2014, 1:56

Sim, primeiro não usa formato Deb. Segundo as coisas são mais manuais em termos de instalação e configuração. Terceiro há partes da organização/estrutura dos ficheiros que é também diferente.

Há muita gente que diz que ele é a melhor escolha para servidores. Na verdade, acho que essa noção é algo automático por ser um red hat sem logotipos da red hat. E digo isto porque na altura que decidi qual servidor escolher para o Ubuntued ainda pensei duas vezes em usar o CentOS, depois pensei no Debian e acabei por ir para o Ubuntu.

Na minha opinião, e isto é uma mera opinião, o Debian ou Ubuntu são as melhores escolhas atualmente em termos de servidor. O CentOS já foi a melhor distro com uma larga vantagem, agora acho que os tempos mudaram um pouco desde que o Debian começou a destacar-se.

Aliás, isso até basta ver pelas estatísticas atuais relativas às distribuições usadas nos servidores pelo mundo:

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Strobe » Sex, 10 de Janeiro 2014, 3:48

@Claudio
obrigado por responder =)

o que vc acha?
será que o CentOS irá se destacar novamente por causa dessa união?
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012

Re: CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 13 de Janeiro 2014, 0:03

Basicamente o que vejo aqui é a Red Hat a ver se consegue ter controlo na distribuição que provavelmente lhe tem roubado muitos clientes que são empresas com colaboradores com bons conhecimentos. Acredito que a comunidade vai manter-se heterogénea em termos dessas tentativas de controlo, no entanto, nunca se sabe.

Já agora, estou a dizer isto porque há exemplos semelhantes, nomeadamente a questão do Compiz, em que o desenvolvedor foi contratado pela Canonical para ela poder ter controlo sobre esse software. O que aconteceu? Bom, ele e a comunidade ficaram a perder. Minha opinião pessoal.

Voltando ao CentOS, este não é constituído por uma pessoa singular e portanto acredito que irá manter-se na linhagem que segue e sendo assim acho que esta espécie de união será muito boa, mas só o tempo dirá o que vai acontecer. Provavelmente em 2015 já podemos tirar as conclusões sobre este assunto! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Xterminator » Ter, 14 de Janeiro 2014, 14:45

Claudio Novais (12-01-2014, 23:03) escreveu:Basicamente o que vejo aqui é a Red Hat a ver se consegue ter controlo na distribuição que provavelmente lhe tem roubado muitos clientes que são empresas com colaboradores com bons conhecimentos. Acredito que a comunidade vai manter-se heterogénea em termos dessas tentativas de controlo, no entanto, nunca se sabe.

Não creio que a Red Hat quer ter controle sobre o CentOS, talvez eles queiram ter os desenvolvedores do CentOS ao seu lado, lembrando que a maior receita da Red Hat provém de Suporte, ou seja "caso alguma empresa que já tenha o CentOS" com diversas soluções instaladas precise de Suporte pago, a Red Hat pode fornecer o mesmo suporte que fornece aos seus produtos no RHEL, lembrando que a Red Hat adquiriu diversas pequenas empresas e doou estes softwares a comunidade, mas para uma empresa, é bem mais interessante ter o suporte provido direto pela fonte, aliás por isto que sempre elogio a Red Hat, pois ela sabe ganhar dinheiro com Software Livre, sempre ajudando a comunidade o máximo possível, basta ver suas contribuições a nível de kernel, virtualização, sistemas de arquivo etc... etc...
Quantas empresas podem dizer "Vá em frente copie nosso Software"?
A Red Hat pode fazer isto, e ainda assim ganhar muito dinheiro, com isto
pois o que dá dinheiro a Red Hat é a Sua marca Registrada, e certamente uma Grande empresa, sabendo que há um gigante como Red Hat prestando suporte se sente muito mais confiante, e sabe que seu dinheiro está sendo investido em inovações em Software Livre, que retornará como melhorias para sua empresa no Futuro.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Janeiro 2014, 23:29

Vendo dessa maneira, Edson, acho que realmente você tem muita razão! Em todo o caso, será mesmo que a maior fatia de mercado é o suporte? Ou será o sistema e possíveis adaptações? Claro que este último ponto pode entrar no grupo do suporte.

Bom, na verdade conheço algumas empresas que usam uma dualidade destes sistemas, porque pelo menos para já a coisa funciona bem dos dois lados, havendo vantagens em termos de garantias quando há o selo do "chapéu vermelho". Mesmo assim, ao terem o controlo, não sei o que pode acontecer. Sei que não têm controlo, mas a coisa pode ficar descontrolada, basta ver o Compiz, tal como eu referi antes. ;)

Mas sim, sem dúvida que o seu ponto de vista é muito válido! :OK:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: CentOS vai trabalhar lado a lado com a Red Hat

Mensagempor Xterminator » Qua, 15 de Janeiro 2014, 20:05

Claudio Novais (14-01-2014, 22:29) escreveu:Vendo dessa maneira, Edson, acho que realmente você tem muita razão! Em todo o caso, será mesmo que a maior fatia de mercado é o suporte? Ou será o sistema e possíveis adaptações? Claro que este último ponto pode entrar no grupo do suporte.

Bom, na verdade conheço algumas empresas que usam uma dualidade destes sistemas, porque pelo menos para já a coisa funciona bem dos dois lados, havendo vantagens em termos de garantias quando há o selo do "chapéu vermelho". Mesmo assim, ao terem o controlo, não sei o que pode acontecer. Sei que não têm controlo, mas a coisa pode ficar descontrolada, basta ver o Compiz, tal como eu referi antes. ;)

Mas sim, sem dúvida que o seu ponto de vista é muito válido! :OK:


Cláudio entendo sua desconfiança, mas existe uma diferença enorme entre Canonical x Red Hat.
A Red Hat é uma empresa séria (Não que a Canonical não seja, mas deixa dúvidas quanto a isto em alguns aspe(c)tos),que tem um compromisso firmado com a comunidade OSS, óbvio que ela tem as suas vantagens devido a isto, Mas quer queira, quer não queira, quando novos usuários pensam em Linux, pensam em Ubuntu (não pensam em Canonical), já usuários mais experiente dá época em que o Linux se resumia a
Derivados do Red Hat, Derivados do Debian e Derivados do Slackware
Sendo que se observar das distros RPM com exceção do SUSE, "TODAS" eram cópias da Red Hat
na verdade empresas que recompilavam o Red Hat e forneciam suporte, sendo que na maioria delas a diferença gritante era o Desktop padrão ser o KDE, pois no Red Hat e Debian devido às suas filosofias na época o KDE não se encaixava devido a problemas de licenciamento.

O Linux como servidor, é de fato uma realidade hoje, graças a Red Hat pois em diversos Países foram desenvolvidos Clones com ferramentas e tradução específica sobre a plataforma da Red Hat.
Brasil - Conectiva, Portugal - Caixa Mágica, França - Mandrake, Japão - Turbo Linux etc... etc... etc...inclusive depois criaram o consórcio United Linux para tentar desbancar a Red Hat e mesmo assim hoje ainda, a Red Hat continua firme, distribuindo seu código inclusive sendo copiado por rivais como Oracle, logo falar das estratégias da Red Hat e comparar com as estratégias da Canonical não é correto, pois são empresas diferentes.
Enquanto uma corre junto com a comunidade, ajudando a desenvolver tecnologias.
A outra corre por um caminho totalmente diferente, desenvolvendo tecnologias para uso próprio baseadas no código livre, e as vezes não enviando as melhorias de volta a comunidade, sendo focadas exclusivamente em seu produto e derivados.

PS:
Deixo aqui claro que, não utilizo o RHEL nem tampouco o Cent OS, atualmente utilizo o fedora, depois de explorar diversas distribuições e hoje me pergunto, porque não fiz isto antes?
Houve um certo preconceito da minha parte desde o Fedora Core 1, eu nunca mais tinha utilizado uma variante RPM, pois o Fedora Core 1 saiu com erros infantis, e como a primeira impressão é a que fica só pude ver o quanto estava errado ao Baixar um Alpha do FC19 e desde então esta está por padrão no meu HD.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes

cron