Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:18 Pesquisa avançada

Gluglug: FSF certifica um laptop pela 1ª vez...

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Gluglug: FSF certifica um laptop pela 1ª vez...

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 22 de Dezembro 2013, 23:31

... e é um refurbished de um Lenovo de 2006



Quem faz suas escolhas de aparatos tecnológicos a partir das recomendações da Free Software Foundation já pode incluir na lista de compras o Gluglug X60, primeiro laptop a receber da FSF a certificação "Respects your Freedom", porque ele sai do fornecedor com o Coreboot onde usualmente estaria um BIOS proprietário, com o Trisquel[1] como sistema operacional default, e com os demais requisitos da organização.

O bom doutor Richard Stallman comentou oficialmente: "Finalmente existe um laptop free software que respeita a sua liberdade como sai da loja".



A imagem acima vem do site oficial do produto.

O Phoronix analisou os dados disponíveis sobre o Gluglug X60 (que oficialmente é um Lenovo Thinkpad X60 recondicionado para revenda), e detalhou as especificações, que eram bastante atuais em 2006: 60GB de HD e 1GB de RAM, podendo opcionalmente chegar até a 120GB de HD e 3GB de RAM.

A CPU não é mencionada no material sobre o Gluglug, mas o Thinkpad X60 vinha com Intel Core Duo, Intel Core Solo ou Intel Core 2 Duo, com chips da geração Intel Yonah ou Merom, e GPU GMA 950.

O Gluglug X60 standard é vendido a £198, cerca de US$ 325. (via www.phoronix.com - “[Phoronix] Free Software Foundation Endorses Its First Laptop”)

[1] O Trisquel é uma distribuição baseada no Ubuntu, mas removendo todos os bytes que a FSF não considera livres.

Fonte: Br-Linux e Phoronix
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes

cron