Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 15:09 Pesquisa avançada

Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 17 de Dezembro 2013, 19:26

O Fedora 20, também chamdo de “Heisenbug”, foi lançado nesta terça-feira (17). A distribuição, vem com o ambiente GNOME 3.10 como padrão e traz uma série de mudanças importantes.

Por padrão, o Fedora 20 vem com os seguintes aplicativos: Nautilus 3.10.1, GNOME Control Center (Definições de Sistema) 3.10.2, GNOME Settings Daemon 3.10.2, Evolution 3.10.2, GNOME Documents 3.10.1, GNOME Clocks 3.10.1, Empathy 3.10.2, Totem 3.10.1, Cheese 3.1.2, Rhythmbox 3.0, Firefox 25, Shotwell 0.15.0 e LibreOffice 4.1.3.2, entre outros, em cima do GNOME 3.10 com GTK 3.10.4, Linux Kernel 3.11.10, Mesa 9.2.3 (com 9.2.4 disponível como uma atualização) e Xorg Server 1.14.4.

Aplicações GNOME 3 a como Maps, Bijiben, Weather, Photos, Web (Epiphany), Music, Boxes ou Tweak Tool não são instalados por padrão, mas a última versão para Gnome 3.10 está disponível para instalar a partir dos repositórios do Fedora 20.

Conheça algumas mudanças importantes do novo sistema:



  • Os antigos menus de status do sistema foram substituídos por um novo sistema de menus;
  • Melhorias de login e telas de bloqueio: melhor layout, transições mais agradáveis, mais bonitas notificações de tela de bloqueio, etc;
  • “barras de cabeçalho” ou “decoração” do lado do cliente são usados ​​por padrão por alguns dos aplicativos centrais do GNOME como Nautilus, documentos e assim por diante;
  • Muitas configurações (Centro de Controle), incluindo: nova opção para mudar o fundo da tela de login, novas configurações de data e hora, novas configurações de vídeo, o fundo pode ser selecionado a partir de suas fotos do Flickr;
  • Granulação fina a rolagem ao arrastar a alça barra de rolagem ou a rolagem enquanto segura a tecla Shift;
  • GNOME Software, um novo aplicativo que foi introduzido com o GNOME 3.10, é usado por padrão no Fedora 20, substituindo as antigas interfaces gnome-packagekit

Download



Antes de instalar o Fedora 20, certifique-se de verificar a lista de erros comuns . Também confira asnotas de lançamento . Depois, baixe o sistema acessando esse link.

Fonte: Br-Linux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 17 de Dezembro 2013, 20:04

Segundo muitos, este é dos melhores sistemas para se utilizar o Gnome-Shell, aliás, penso que o Xterminator tem o usado há já algum tempo, estou certo?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Xterminator » Qua, 18 de Dezembro 2013, 2:30

Claudio Novais (17-12-2013, 19:04) escreveu:Segundo muitos, este é dos melhores sistemas para se utilizar o Gnome-Shell, aliás, penso que o Xterminator tem o usado há já algum tempo, estou certo?

:yeah:

Código: Selecionar todos
           /:-------------:\          edson@Zumbi.Palmares
        :-------------------::        OS: Fedora 20 Heisenbug
      :-----------/shhOHbmp---:\      Kernel: x86_64 Linux 3.11.10-301.fc20.x86_64
    /-----------omMMMNNNMMD  ---:     Uptime: 52m
   :-----------sMMMMNMNMP     ---:    Packages: 1809
  :-----------:MMMdP-----      ---    Shell: bash 4.2.45
 ,------------:MMMd------      ---:   Resolution: 1920x1080
 :------------:MMMd-----      .---:   DE: Gnome 3.10.1
 :----    oNMMMMMMMMMNho     .----:   WM: GNOME Shell
 :--      +shhhMMMmhhy++   .------    WM Theme: Adwaita
 :-      -----:MMMd--------------:    GTK Theme: Adwaita [GTK2], Adwaita [GTK3]
 :-     ------/MMMd-------------;     Icon Theme: Faenza
 :-    ..----/hMMMy------------:      Font: Sony Sketch EF 11
 :-- :dMNdhhdNMMNo------------;       CPU: AMD Athlon II X2 250 @ 3GHz
 :---:sdNMMMMNds:------------:        GPU: AMD/ATI Turks XT [Radeon HD 6670/7670]
 :------:://:-------------::          RAM: 1180MB / 3954MB
 :---------------------://           


Infelizmente devido a restrições orçamentárias, vou ter que aguardar alguns dias para efetuar o upgrade final, pois infelizmente meu provedor no meu plano tem uma limite de 60GB mensais, geralmente é o suficiente para o uso da família, infelizmente este mês devido às férias da minha filha minha quota já foi estourada mais de 20GB ou seja, estou praticamente utilizando internet discada :notOK:
Infelizmente não tenho outra opção na região.
Mas por ter o repositório updates-testing creio que nem tenha que atualizar tanta coisa.

  • Sistema Operativo: Fedora release 20 (Heisenbug)
  • Tema: Adwaita
  • Ambiente Gráfico: Gnome-Shell
  • Ícones: Faenza
Editado pela última vez por Xterminator em Qua, 18 de Dezembro 2013, 2:53, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Luiz Frota » Qua, 18 de Dezembro 2013, 2:50

sempre tive vontade de testa-lo, quem sabe não tomo coragem e coloco ele ao lado do ubuntu!?
:yeah:
Avatar do usuário
Luiz Frota
 
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Setembro, 2012

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Xterminator » Qua, 18 de Dezembro 2013, 3:01

Luiz Frota (18-12-2013, 1:50) escreveu:sempre tive vontade de testa-lo, quem sabe não tomo coragem e coloco ele ao lado do ubuntu!?
:yeah:

Não é um bicho de 7 cabeças, na verdade depois que voltei a utilizar, percebi o quanto fiquei acostumado com o ubuntu no tempo que o utilizei, pois no Fedora algumas coisas devem ser feitas ao modo antigo, por exemplo configurar o grub, não existe uma alias configurado "update-grub"
deve ser feito do modo antigo, utilizando o comando grub2-mkconfig, o que é bem interessante
depois de uns 8 anos sem utilizar uma distro rpm, nestes ultimos meses fiquei surpreso, pois utilizei o ALT Linux com apt-rpm e fedora com yum, e mais uma vez ressalto as pessoas que tem preconceitos com o formato RPM, experimentem, o mundo não gira em torno de pacotes DEB.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Luiz Frota » Qua, 18 de Dezembro 2013, 4:15

Eu já tive uma experiencia com o RPM (com o Mandriva pra ser mais exato), achei ele legal
mas a falta de experiencia aliado a não ter um suporte tão abrangente quanto o Deb me fizeram
voltar pro ubuntu. Hoje, acho que me sairia melhor nele, no Fedora ou até no Open Suse ambas Excelentes distros.
Avatar do usuário
Luiz Frota
 
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Setembro, 2012

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Daniel Alves » Qua, 18 de Dezembro 2013, 12:29

Acho o Gnome Shell esteticamente elegante e extremamente veloz. E como o Claudio Novais disse, muitos falam que a melhor experiência em Gnome Shell passa por utilizar o Fedora. Por esse motivo já baixei ele e ainda hoje irei instalá-lo. Mas o que ainda me afastava do Fedora era a dependência de realizar algumas atividades básicas pelo terminal, como por exemplo instalar programas. Hoje com o "software" pode ser que seja diferente... Irei saber na prática. Também espero que o Gnome Shell esteja utilizando mais racionalmente o espaço de trabalho. Ter duas barras para quase que exclusivamente informar o nome do programa que o usuário está usando chega próximo a burrice... "com todo o respeito" se é que é possível...
Avatar do usuário
Daniel Alves
 
Mensagens: 31
Registrado em: 09 Fevereiro, 2012

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Xterminator » Qua, 18 de Dezembro 2013, 13:14

Luiz Frota (18-12-2013, 3:15) escreveu:Eu já tive uma experiencia com o RPM (com o Mandriva pra ser mais exato), achei ele legal
mas a falta de experiencia aliado a não ter um suporte tão abrangente quanto o Deb me fizeram
voltar pro ubuntu. Hoje, acho que me sairia melhor nele, no Fedora ou até no Open Suse ambas Excelentes distros.


Acho o sistema de gerenciamento de pacotes do Mandriva/Mageia muito lento, faz mais de um ano que não testo o Mageia, pode ser que isto tenha melhorado, mas o método hdlist só é viável para que tem uma ótima conexão, claro que o hoje existe o delta rpm, que agiliza bastante o processo de download, os pacotes que tem delta são analisados e baixados somente as alterações , ou seja diminui e muito o tamanho do download,o formato rpm tem algumas pequenas vantagens sobre o deb, checa cada MD5 do pacote instalado pode-se instalar pacotes diretamente de um ftp ou http, pode instalar arquivos perdidos de pacotes "ainda não descobri como faz isto no yum" mas no apt-rpm utilizado no ALT Linux que é o mesmo que era utilizado no Conectiva, bastaria digitar apt-get install /usr/share/gnome-shell/theme/algum_arquivo_deletado_ou_perdido, este comando analisaria em qual pacote este arquivo está e o instalaria, o que torna a vida do usuário bem mais tranquila.
existem algumas coisinhas chatas no fedora uma delas é a instalação de um novo kernel que requer alguma configuração extra caso tenha Dual boot, no mais o resto é bem tranquilo.

Daniel Alves escreveu:Acho o Gnome Shell esteticamente elegante e extremamente veloz. E como o Claudio Novais disse, muitos falam que a melhor experiência em Gnome Shell passa por utilizar o Fedora. Por esse motivo já baixei ele e ainda hoje irei instalá-lo. Mas o que ainda me afastava do Fedora era a dependência de realizar algumas atividades básicas pelo terminal, como por exemplo instalar programas. Hoje com o "software" pode ser que seja diferente... Irei saber na prática. Também espero que o Gnome Shell esteja utilizando mais racionalmente o espaço de trabalho. Ter duas barras para quase que exclusivamente informar o nome do programa que o usuário está usando chega próximo a burrice... "com todo o respeito" se é que é possível...


Na verdade não sei até que ponto você chegou a utilizar o fedora, antes do Software surgir
já existia o yumex e gpk (gnome packagekit) ambos são instaladores gráficos de pacotes, sei que ambos tem sua limitações, o yumex não tem tantas opções como o synaptic, e o gpk faz o basico mas funciona.

Não entendi bem o comentário relativo ao gnome-shell, pois nele existe somente o painel superior e a área de trabalho fica completamente livre a não ser que você instale algum dock ou extensão que adicione um painel inferior.
Basicamente no painel superior somente tem o menu de atividades, menu da aplicação, relógio e área de notificação como no screenshot mostrado mais acima.
Tem gente que não gosta mas eu acho a abordagem bem funcional, tão funcional a ponto de eu praticamente só utilizar teclas de atalho, e caso não goste de acessar o panorama de atividades para abrir aplicações, basta instalar a extensão dash to dock e colocar as aplicações mais utilizadas nos favoritos, para outras aplicações menos utilizadas acesse o panorama de atividades ou simplesmente tecle Super(Tecla do Windows nos pcs ou command no Mac) ja digitando as inicias da aplicação.
Isto requer uma pequena curva de aprendizado, mas dos novos modelos de desktop o que mais me agradou foi este.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 18 de Dezembro 2013, 13:22

Acho que ele estava a referir-se ao título de cada janela.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Daniel Alves » Qua, 18 de Dezembro 2013, 13:34

Xterminator,

Eu utilizei muito pouco o Fedora. Mas senti a ausência de aplicativos semelhantes ao "Central de Programas" que existe no Ubuntu e que agora está se tornando comum em vários sistemas operativos. Não cheguei a provar o yumex ou gpk, na verdade não sabia nem da existência deles. Mas creio que o sistema tem que trazer ao máximo soluções prontas para o usuário. Se os mesmo são interessantes e facilitam a vida de usuários deveriam vir como padrão, a final nem todos os usuários são familiarizados com o terminal (meu caso). Isso facilitaria a vida de iniciantes. Espero que essa demanda seja atendida pelo "Software".

Sobre as barras que me referi são de fato duas, sendo uma do Gnome Shell onde aparece o menu atividades, relógio etc e a outra é a da própria aplicação, que fica com uma barra com o nome da aplicação e os botões de minimizar, maximizar e fechar. Na minha opnião poderíamos reduzir pelo menos a barra da aplicação e fazer com que os botões de maximizar e minimizar se incorporasse a barra do Gnome quando o programa estiver maximizado, a exemplo do que ocorre no Unity. Isso daria maior espaço na tela para o que é realmente importante, o conteúdo programa.
Isso que falo é, ao meu ver, uma das principais vantagens do Unity que consegue reunir tudo em uma única barra.
Avatar do usuário
Daniel Alves
 
Mensagens: 31
Registrado em: 09 Fevereiro, 2012

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes