Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 13:33 Pesquisa avançada

Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Xterminator » Qua, 18 de Dezembro 2013, 14:44

Daniel Alves (18-12-2013, 12:34) escreveu:Xterminator,

Eu utilizei muito pouco o Fedora. Mas senti a ausência de aplicativos semelhantes ao "Central de Programas" que existe no Ubuntu e que agora está se tornando comum em vários sistemas operativos. Não cheguei a provar o yumex ou gpk, na verdade não sabia nem da existência deles. Mas creio que o sistema tem que trazer ao máximo soluções prontas para o usuário. Se os mesmo são interessantes e facilitam a vida de usuários deveriam vir como padrão, a final nem todos os usuários são familiarizados com o terminal (meu caso). Isso facilitaria a vida de iniciantes.

Sobre as barras que me referi são de fato duas, sendo uma do Gnome Shell onde aparece o menu atividades, relógio etc e a outra é a da própria aplicação, que fica com uma barra com o nome da aplicação e os botões de minimizar, maximizar e fechar. Na minha opnião poderíamos reduzir pelo menos a barra da aplicação e fazer com que os botões de maximizar e minimizar se incorporasse a barra do Gnome quando o programa estiver maximizado, a exemplo do que ocorre no Unity. Isso daria maior espaço na tela para o que é realmente importante, o conteúdo programa.
Isso que falo é, ao meu ver, uma das principais vantagens do Unity que consegue reunir tudo em uma única barra.


Hmm entendi, o gpk é instalado por padrão junto com o gnome, na verdade ele era o Software antigo eu particularmente nunca gostei da Central de programas, o Software ainda estou testando, mas gosot de "informações" e geralmente estes programas ocultam boa parte delas, como o fato de não mostrar o que está sendo feito, ou seja se houver um problema na instalação do pacote você tem que se virar para descobrir o que houve.

A barra de títulos está sendo substituida aos poucos, no gnome 3.10 algumas aplicações como o nautilus não a possui,outra coisa não existe e provavelmente nunca existirá um menu global como do Unity no gnome, está sendo implementado um menu chamado gear menu parecido como o menu do chrome, sei que existem usuários que preferem um menu global, mas eu acho algo totalmente desnecessário e às vezes confuso, principalmente ao utilizar várias instâncias de um mesmo aplicativo, posso estar errado mas até o menu do Mac que é uma implementação bem mais madura tem alguns bugs em situações como esta.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Saiu o Fedora 20, comemorando os 10 anos do projeto

Mensagempor Daniel Alves » Qua, 18 de Dezembro 2013, 22:32

Olá,

Fiz um teste rápido do Fedora sem instalá-lo e decidi compartilhar com vocês minhas primeiras percepções. Pode ser que as mesmas não se confirmem com o passar do tempo ou que seja possível reverter parte dos pontos fracos com configuração. Mas meu objetivo é informar o que um usuário iniciante (como eu) percebe assim que liga o computador com esse Sistema Operacional.

- O Sistema -

- Pontos Fortes -

Rápido e preciso. Foram esses os adjetivos que encontrei para o Fedora. Apesar de estar testando através do pendrive o mesmo se comportou com uma velocidade excelente e sem nenhum travamento enquanto estive utilizando.

- Pontos Fracos -

Não tive uma sensação ótima de ligar e utilizar. Tive que instalar o flash (até ai normal, para distribuições Linux) e não achei formas de realizar isso através da interface gráfica. Nem mesmo baixando o arquivo disponibilizado pelo site da Adobe e instalando manualmente obtive sucesso. Tive que apelar para o google para saber quais linhas de comando executar no terminal para realizar a instalação.
Creio que ao menos o flash poderia estar disponível no "Software", já que, infelizmente, o mesmo ainda é indispensável.

- Gnome Shell -

- Pontos Fortes -

- A velocidade impressiona. As buscas são muuuuiiitoo rápidas, pelo menos para mim que estou acostumado com a lentidão do Unity.
- A elegância de sempre do Gnome Shell foi mantida.
- Dos programas novos testei apenas o "Software". Achei ele rápido para o que se propõe (novamente levando em consideração o programa similar do Ubuntu) e bem organizado. Mas verão que também cito ele nos pontos negativos.

- Pontos Fracos -

- Não há opção da pesquisa realizada no sistema ser feita on-line. Não creio que deveria funcionar igual ao Unity, que por default pesquita tudo que digitamos nele na internet (o que provoca parte da lentidão de resposta dele), mas acho que deveria ter uma opção para efetuar a busca on-line para quando quisermos;
- Não tem a opção de minimizar. Isso também ocorre em outros Ambientes Gráficos, mas para mim isso ainda é uma quebra de paradigmas, e ao menos por enquanto não gosto da idéia de não ter essa opção disponível;
- O Software não possui alguns programas básicos que creio que estejam disponível através do yum. Testei sem sucesso instalar o VLC, PlayOnLinux e o Chromium.
-Houve melhoria no aproveitamento da tela em todos os programas Gnome que testei, com a supressão das barras de menu e título das aplicações. O que passa uma sensação muito agradável para o usuário. Mas infelizmente há programas como o Firefox que inutilizam boa parte da área de trabalho, com títulos, menus e redundância de informação. Isso se agrava em sites que também possuem uma barra fixa, como no caso do Facebook, que ao utilizá-lo perdi aproximadamente 40% da tela do meu notebook (14,1 polegadas) com todas essas barras. Outro ponto negativo (apesar de talvez ser minimizado através de configuração) é que essa perda de área de trabalho ocorreu somente na parte superior da tela, o que não é ergonômico, pois força que o usuário baixe um pouco mais a cabeça para ler o conteúdo, principalmente quem usa laptop como eu.
Avatar do usuário
Daniel Alves
 
Mensagens: 31
Registrado em: 09 Fevereiro, 2012

Anterior

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 55 visitantes

cron