Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 15:17 Pesquisa avançada

Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor marcos.vargens » Dom, 15 de Dezembro 2013, 19:09

Tem razão Claudio, remover é bem provavel que não será possivel. Talvez realmente não seja uma boa notícia por conta disso.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 15 de Dezembro 2013, 19:48

Infelizmente são estas atitudes, que me atrevo a chamar "monopolistas na área", que fazem com que a Canonical seja muito mal vista pelos utilizadores mais experientes em Linux. A Canonical faz estas coisas, na minha opinião claro, para que haja uma maior dificuldade de a comunidade reutilizar o trabalho investido nas suas próprias distribuições.

Claro que podem chamar uma opinião um pouco radical, mas acho que no fundo tudo isto acontece por um motivo, em que este me parece ser o mais plausível.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor Exploit » Seg, 16 de Dezembro 2013, 2:13

canonical.. :obvio:
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 0:22

Exploit (16-12-2013, 1:13) escreveu:canonical.. :obvio:


Decisões como esta já houve muitas nos últimos anos por parte da Canonical, e o que é facto é que a maioria das decisões acabaram por ser aceites. E mais facto é que há várias distribuições grandes, que usam o sistema da Canonical como base.

Claro que tudo isto é Debian, mas a verdade é que ElementaryOS e Mint ainda têm um foco muito grande no Ubuntu.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor hailton » Sex, 20 de Dezembro 2013, 4:35

Sou a favor dessas mudanças mais particulares da Canonical, exceto o servidor gráfico (Mir). Até o momento só não conseguiram diminuir o peso do Unity.

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 14:35

A central de programas do Ubuntu, apesar de estar melhor, continua muito pesada Hailton :roll:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor Xterminator » Sex, 20 de Dezembro 2013, 14:59

Normal, daqui a pouco vão fazer um fork do kernel (Unity Kernel) também, basta ver o histórico.
Só falta mesmo trocar o nome, pois faz muito tempo a palavra "Ubuntu" não se aplica ao sistema da Canonical, creio que provavelmente se chamara "Unity", nota-se que em todo momento
aplica-se o conceito do singular, até a engine se chama "Unico", quer mais o que??
É algo como eu sou o número 1, estes termos foram adotados após conquistar muitos usuários se aproveitando do trabalho alheio, não tenho nada contra a Canonical, acho que ela deveria seguir exemplos como o da RedHat e da Novell, que são empresas que investem pesado em novas tecnologias de Software Livre para uso de "Todos", mesmo que alguns digam que Fedora e OpenSuSE são plataformas de testes para produtos comerciais destas empresas, você vê que não existe muito trabalho duplicado, enquanto esta empresas trabalham em conjunto com outras
a Canonical tenta fazer seu trabalho unico e exclusivo, talvez querendo se tornar a Apple do Futuro.
Será que vale a pena remar contra a maré? até que ponto?
Isto só o tempo vai dizer, e provavelmente daqui alguns anos o Ubuntu se tornara um Sistema Unico, mas totalmente incompatível com outros sistemas *NIX como o MAC OS.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Dezembro 2013, 17:23

Concordo plenamente com a sua opinião Xterminator. Basta ver que a Canonical está sempre à espera que a comunidade faça as coisas e depois querem ter a exclusividade de tudo. São inúmeros os exemplos que provam isto que acabei de dizer, mas basta olhar sobre praticamente tudo o resto do ubuntu desktop que não é Unity e central de programas. O mesmo acontece no Touch, quiseram ter mãos em todo o sistema, mas as pequenas ferramentas tem de ser a comunidade a fazê-lo.

Há muitos outros exemplos que se nota que claramente eles ficam à espera que as comunidades trabalhem por eles e depois querem ter na mesma tudo como se fosse deles. O open-source geralmente permite isso mesmo, mas sinceramente acho uma tremenda falta de lealdade. Coisa que, como disse e muito bem, empresas como a RedHat faturam imenso e não preciso destas "novelas".
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Canonical não vai mais usar o GNOME Control Center

Mensagempor José Craveiro » Sex, 20 de Dezembro 2013, 17:48

Até que ponto se permitirá que a Canonical continue a ficar com "os louros"? Eticamente se poderia dizer que é reprovável? Parece ser um caso de oportunismo barato! :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Anterior

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 41 visitantes

cron