Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 9:16 Pesquisa avançada

Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 2013

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 2013

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Dezembro 2013, 23:45


O ambiente de trabalho Desktop Plasma, do projeto KDE, foi eleito pela comunidade da Linux Journal como o Melhor Ambiente de Trabalho de 2013. KDE Plasma ficou em primeiro lugar com 30,6% do total de votos na enquete, acumulando mais do que o dobro do Unity (Ubuntu) da Canonical que ficou em segundo lugar com 12,9%.

Deve-se notar que, embora o Linux Journal tenha separado KDE e KDE Plasma, trata-se do mesmo ambiente, as porcentagens 17,9% e 12,7%, respectivamente, foram somados dando o resultado final.

O TOP 16 dos desktops, segundo a comunidade Linux Journal está na lista abaixo. Tenha em atenção apenas que isto é uma votação de um nicho de utilizadores, o que significa que poderá não representar a realidade em termos de proporções de utilização:
  1. KDE: 17,9%;
  2. Unity (Ubuntu): 12,9%;
  3. KDE Plasma: 12,7%;
  4. GNOME 3: 14,1%;
  5. XFCE: 12,1%;
  6. Cinnamon: 8,6%;
  7. GNOME 2: 4,5%;
  8. Outros: 4.5%*
  9. MATE: 3,6%;
  10. Openbox: 2,6%;
  11. Enlightenment: 1,7%;
  12. LXDE: 1,7%;
  13. PCLinuxOS: 1,3%;
  14. Fluxbox: 0,9%;
  15. DWM: 0,7%;
  16. KWin: 0,1%;

*Pantheon, wesome window manager e outros desktops.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 9 de Dezembro 2013, 23:54

Boas Cláudio, eu dei-me ao trabalho de ver as 56 páginas desse artigo!

Viste as categorias todas?

Algumas surpresas e muitas confirmações!

Se tiveres tempo e paciência, dá uma olhada!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Luiz Frota » Ter, 10 de Dezembro 2013, 0:55

Devo concordar que em um termo geral o kde realmente se saiu bem melhor que os outros ambientes em muitos aspectos, principalmente em fuidez, estabilidade e sem mencionar que ele por ser um ambiente já consolidado e bem mais organizado e servido em programas próprios ( acho ele bem completo). :lol: :lol:
Avatar do usuário
Luiz Frota
 
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Setembro, 2012

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Dezembro 2013, 0:57

Miguel, por acaso dei uma vista de olhos, mas muito rápida. Achei pertinente a votação sobre o SailFish, bem acima de Ubuntu Touch e FirefoxOS! Parece que há muita gente À espera deste sistema!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Luiz Frota » Ter, 10 de Dezembro 2013, 0:59

Concordo Claudio ( incluindo eu ) :rox: :rox:
Avatar do usuário
Luiz Frota
 
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Setembro, 2012

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Dezembro 2013, 1:02

Em todo o caso, sou grande fã da Mozilla! Não acho o Firefox o melhor browser, acho que é o Google Chrome atualmente, no entanto a Mozilla é uma instituição altamente defensora do utilizador da Internet. Nesse sentido, quero apostar todas as minhas fichas no FirefoxOS.

Primeiro por esse motivo, porque me sinto mais seguro com a Mozilla que com a Google ou Canonical; segundo porque o Firefox OS tem um conceito interessante de aplicações (HTML5); terceiro, porque o sistema está a ficar mais elegante e deve ser muito leve pois tem objetivos de funcionar em aparelhos de baixo custo.

Em todo o caso, sim, o Sailfish é muito bonito!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Bruno Aquino » Ter, 10 de Dezembro 2013, 1:06

Como eu sempre comento, depois que o Gnome mudou praticamente tudo! O KDE passou a reinar absoluto.

Me surpreende o Gnome 2 estar tão bem, mesmo sendo descontinuado.

Eu gosto do Unity, mas não é tão completo como o KDE, e muito menos tão configuravél
Ayrton Senna da Silva: "No que diz respeito ao desempenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem-feita ou não faz."
Avatar do usuário
Bruno Aquino
 
Mensagens: 96
Registrado em: 22 Novembro, 2012
Localização: Maringá PR

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Dezembro 2013, 1:09

Sim, o Unity perde acima de tudo na falta de configurações. Claro que o peso absurdo é ponto mais fulcral. Em todo o caso, tenho boas esperanças em relação ao Unity8! ;)

Sobre o Gnome ter perdido, sim, concordo que sim. No entanto, relembro que está numa fase transitiva que agora está bastante avançada. Mas o KDE4 também sofreu (e muito!!!) com a transição. Só desde o KDE 4.8 mais ou menos é que ele começou realmente a ficar supremo: ambientes altamente personalizáveis e com inúmeras funcionalidades e ao mesmo tempo muito leve para o que disponibiliza.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Luiz Frota » Ter, 10 de Dezembro 2013, 1:12

O kde realmente fez muito bem seu dever de casa, o gnome esta caminhando para um rumo promissor, mas o kde ja o trilha a mais tempo e por consequencia esta muito muito mais a frente
Avatar do usuário
Luiz Frota
 
Mensagens: 20
Registrado em: 04 Setembro, 2012

Re: Linux Journal: Ambiente KDE Plasma eleito o melhor de 20

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Dezembro 2013, 1:15

Sim, mas ao mesmo tempo que vocês falam nisso, reparem que o Gnome2 recebeu MUITA gente vinda do KDE, por causa da versão kde4 extremamente pesada. A altura em que o Ubuntu mais cresceu bateu nessa mesma altura. Foi um conjunto vasto de situações que fizeram o Ubuntu crescer para algo que hoje o conhecemos.

Por isso, acho natural todos estes altos e baixos. No caso do Gnome, acho que já passou a pior parte! Agora precisam de investir em temas apelativos, sobre distribuições conhecidas e com configurações out-of-the-box.

Claro que isto é a minha opinião, apenas! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes

cron