Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:57 Pesquisa avançada

Confira as novidades do Lubuntu e Xubuntu, para 2014!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Confira as novidades do Lubuntu e Xubuntu, para 2014!

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 5 de Dezembro 2013, 21:30


Em Abril próximo (2014), teremos a chegada da nova versão do Ubuntu 14.04 LTS, de codinome Trusty Tahr. Trata-se de uma versão de suporte estendido (até 2019), voltada para usuários corporativos, ou não, que precisam menos de novidades e mais de performance, eficiência e estabilidade.

Conhecidas como spin offs, as distros derivadas, Lubuntu e Xubuntu, são voltadas para um grupo de usuários mais restrito – entre os quais, uns querem mais performance, outros mais estabilidade ainda. Estas distros conseguem satisfazer a estes dois grupos, entre os quais, há proprietários de PC mais antigos que não suportam o peso dos recursos do Ubuntu “tradicional”.

Eu fui escarafunchar os fóruns dos desenvolvedores para ver o que eles têm preparado para nós. Eu não esperava muita coisa… e me surpreendi.

O que esperar do Xubuntu 14.04 LTS?




A equipe de desenvolvedores já passou por um processo de brainstorming, em Outubro; concluiu o projeto do que vai ser o Xubuntu 2014 em Novembro e estão a todo vapor para lançar o produto em Abril – até o momento, ninguém tem data marcada. Sabemos que ainda é cedo.

As maiores mudanças de que se tem notícia em relação ao visual do Xubuntu é a presença confirmada do xfdesktop 4.11, o gerenciador do Xfce e a chegada do Light-locker. Mas, quando se trata de uma versão LTS, o que as pessoas mais perguntam é “o que tem embaixo deste capô?”.

A equipe de desenvolvimento se concentra sobretudo no que pode aumentar a estabilidade e a eficiência do sistema. Neste ponto se destacam as seguintes correções e melhorias no xfdesktop:

  • Correção de problemas relacionados a memory leaking ou vazamento de memória
  • Mudanças de papéis de parede
  • Suporte a renomear múltiplos ícones ao mesmo tempo
  • Suporte a dispositivos removíveis adicionais
  • Correção de alguns problemas com o esvaziamento da lixeira



Há ainda planos fazer as seguintes mudanças:

  • Adicionar o Mugshot — um aplicativo de configuração das informações sobre o usuário
  • Substituição do editor de menus Alacarte, pelo MenuLibre
  • Uso do Light-locker, no lugar do xscreensaver
  • Mudanças visuais

Há propostas de incluir o Whisker Menu, um poderoso lançador de aplicativos (app launcher). Visualmente, este aplicativo tem algo do menu Iniciar (Windows), do menu do Cinnamon (Linux Mint) e do lançador Kickoff (KDE).

O que esperar do Lubuntu 14.04 LTS?




É interessante notar que esta é a primeira versão LTS que a equipe de desenvolvedores do Lubuntu irá lançar — a adição de novos recursos e incrementos visuais andam a passos lentos, nesta distro. De fato, as prioridades continuam a ser a correção de bugs e tornar o sistema mais eficiente.
Segundo desenvolvedores, o projeto já está delineado e, exceto pelo pcmanfm (gerenciador de arquivos), todos os componentes estão “congelados” e não sofrerão mais modificações nos próximos meses – em outras palavras, só correção de bugs e atualizações nas traduções, até a data de lançamento.

O LXqt – uma mescla do Razor-qt e o LXDE é a tendência da nova interface visual, desde o ínicio de 2013, e deve estar presente na versão final, em 2014.

Em vez de migrar do Gtk 2 para Gtk 3, os desenvolvedores decidiram-se pelo uso da biblioteca Qt, para sustentar o gerenciador de janelas. Parece que foi uma decisão acertada.



Artigo enviado por Elias Praciano

Fonte: Seja Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Confira as novidades do Lubuntu e Xubuntu, para 2014!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:10

Estou curioso sobre esse LXqt! O trabalho que o pessoal do Lubuntu tem feito é bom, por isso aguardo um bom resultado também.

Só o futuro o dirá, mas tanto o Lubuntu como o Xubuntu têm um potencial elevado de manter o conceito do Ubuntu vivo caso o Unity+Mir+"etc" dê errado no Ubuntu 14.10 e/ou seguintes!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Confira as novidades do Lubuntu e Xubuntu, para 2014!

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 6 de Dezembro 2013, 0:12

Claudio Novais (05-12-2013, 23:10) escreveu:Estou curioso sobre esse LXqt! O trabalho que o pessoal do Lubuntu tem feito é bom, por isso aguardo um bom resultado também.

Só o futuro o dirá, mas tanto o Lubuntu como o Xubuntu têm um potencial elevado de manter o conceito do Ubuntu vivo caso o Unity+Mir+"etc" dê errado no Ubuntu 14.10 e/ou seguintes!

(+1) :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Confira as novidades do Lubuntu e Xubuntu, para 2014!

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 6 de Dezembro 2013, 12:37

@Claudio Novais,

Verdade, o Xubuntu e o Lubuntu, na minha opnião, está bem melhor que o Ubuntu. O Unity não roda nem com reza braba no meu computador. :doh: :doh:

Espero que os desenvolvedores das duas distros continuem com o excelente trabalho que está realizando.

Estou ansioso para ver o resultado do LXqt. Enquanto isto vou ver se testo o Razor-qt :sneaky:
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011


Re: Confira as novidades do Lubuntu e Xubuntu, para 2014!

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 7 de Dezembro 2013, 17:59

Adicionando esta informação às minhas expetativas baseadas no pouco que li desde há pouco tempo para cá sobretudo em relação ao XFCE/Xubuntu, parecem não acrescentar muito mais; não é que espere grandes desenvolvimentos pois já estou habituado a que assim não seja, apenas ligeiramente curioso a estas pequenas alterações ou inclusões no xfce 4.11, penso que estas versões não são finais, posso estar equivocado porque acho que li há um tempo que as versões deste desktop seguiriam esta sequência: 4.8; 4.10; 4.12; etc, mas como não sei a certeza disto, neste momento passa-me pela cabeça vir em breve alterar um pouco que seja a rotina de utilização do pc, ou seja, vir a instalar mais uma vez o Ubuntu (base) e sobre este o desktop xfce bem como também o Debian também com xfce, isto porque em relação sobretudo ao Ubuntu, até ao momento nada me diz que este método é realmente desnecessário em virtude da possível falta de alguma liberdade pelo menos anteriormente patente no Xubuntu!
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 47 visitantes

cron