Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 19:40 Pesquisa avançada

Ubuntu 14.04 com Gnome 2? Será mesmo?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Ubuntu 14.04 com Gnome 2? Será mesmo?

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 22 de Novembro 2013, 1:26

Pois Cláudio, mas não sei se me ficaria SÓ pelo Ubuntu se tivesse um PC mais rápido!

O Elementary, o Mint e o Manjaro, assim como a CM com Gnome-Shell, deixaram-me com vontade de utilizá-los "on the day to day bases"!

São igualmente produtivos, bonitos e funcionam TODOS "out-of-the-box"!

De qualquer maneira, a Canonical disponibiliza uma imagem Mini do buntu, que podia ser usada por utilizadores com PC's mais antigos.

Mas isso não é suficiente! Porquê?! Instala e logo avalias!

Não ficas com o "mesmo" Ubuntu!

Não deveria a Canonical investir seriamente em manter um DE MUITO mais leve, do género LXDE ou MATE para que TODOS os utilizadores pudessem usufruir do Ubuntu?!

Ou também é tua opinião que só deve beneficiar do melhor, quem tiver "dinheiro" para o adquirir!?

Tenho quase a certeza absoluta que não pensas assim!

Por isso, a Canonical só está a olhar para quem tem! Quem não tem, que se lixe, fica para trás e não tem como acompanhar!

Mundo de cão!

A Canonical está a afastar-se a passos largos do verdadeiro espírito da Comunidade Mundial de Open Source!

Software Livre e para Todos!

Just my two cents, of course!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 14.04 com Gnome 2? Será mesmo?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 22 de Novembro 2013, 1:42

O Elemebtary tem vários problemas de usabilidade na minha opinião. Sinceramente acho que ainda faltam algumas funcionalidades importantes. Mas que promete muito isso promete! Mesmo assim não sei qual será o futuro dele desde que fizeram esta "coisa":

Acredito que vão continuar, mas não sei que caminhos vão escolher que poderão ser diferenciativos da Canonical. Portanto aquilo que o Elementary tem de muito bom em relação ao Ubuntu poderia passar para "apenas" a velocidade. Esta última, sim, é das coisas que mais gostei quando usei, já para não falar na elegâncias dos indicadores.

Sobre o Mint, sinceramente não gosto mais dos ambientes clássicos. Não gosto de menus, gosto de acessos rápidos Às coisas. Apesar disso, acho que o sistema gestão de áreas de trabalho é o melhor no "mercado", aproximando-se em muito à forma como o MacOS funciona e à qual eu cheguei até a pedir ao programador do Compiz para desenvolver tal funcionalidade que acabou por não o fazer. Aliás, na altura até fiz um vídeo demonstrativo para ele fazer uma coisa dessas para o compiz.

Em suma, o Mint tem essa e mais uma ou outra funcionalidade interessante. Mas não gosto do ambiente clássico. É quase como a história dos sistemas operativos móveis utilizando um conjunto de ícones ou então utilizando widgets ou usando um conceito de widget ainda mais avançado como é a interface do Windows. Eu gosto de coisas práticas de acesso rápido e preferencialmente que o out-of-the-box, já seja rico em usabilidade. Os ambientes clássicos acabam por não ter isso.

Sobre o Manjaro, não posso opinar muito. Mas claro que a velocidade é seu maior ponto!

Por fim, CM ou Ubuntu Gnome ou "outra coisa qualquer hífen shell" (lol), irá pecar sempre pelas ideologias finais que os programadores do Gnome têm que faz com que o estado atual se torne passageiro e portanto pouco usável.

Não sou só eu que digo, é muita gente que critica isto mesmo. O Gnome-Shell é rico, sem dúvida, mas só depois de adicionar meia dúzia de extensões. Para além disso, a "proibição" do menu global é um problema para mim, sinceramente. Por fim, o dual-monitor, não se comportava bem. Não sei como é agora no 3.10, mas o ligar e desligar o monitor secundário atrofiava um pouco o Gnome-shell.

Por fim, sobre a Canonical, detesto a forma como eles trabalham. Sempre que fazem um software o resultado é algo pesadíssimo e cheio de problemas. E com tempo vão tapando buracos e acrescentando mais funcionalidades pesadas, não saindo do pântano da lentidão. Detesto mesmo.

Quero apenas agora relembrar que eu sou o primeiro a dizer que o Unity é dos ambientes visuais mais feios de entre os grandes tubarões, que À priori incluo o KDE, Gnome-Shell e o Pantheon, mas que ao escrever esta frase penso que incluir o Cinnamon é sensato. Acho que visualmente o Unity só ganha o LXDE, Open-Box, e17 (com muita tristeza minha), Awesome, entre outros. O Xfce para mim fica ela por ela. Claro que isto é uma mera opinião pessoal. Mas apenas quero frisar que apesar de usar o Unity porque para mim é o melhor produtivamente falando, acho-o dos mais feios.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 14.04 com Gnome 2? Será mesmo?

Mensagempor BrunoPT » Sex, 22 de Novembro 2013, 2:25

Acho que não faz muito sentido a canonical reconhecer essa distribuição como oficial, eles já escolheram o rumo deles, e para mim parece-me o rumo certo. O unity pode não ser perfeito mas é o que os deferência do resto, têm identidade e inovam, coisa que pouco tenho visto no mundo Linux à exceção da Gnome.

BrunoPT
 
Mensagens: 14
Registrado em: 02 Setembro, 2011

Re: Ubuntu 14.04 com Gnome 2? Será mesmo?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 22 de Novembro 2013, 13:00

Se fôssemos por esse caminho então também não fazia sentido ter o Lubuntu, Kubuntu, Xubuntu entre outros! :D

Basicamente eles disponibilizam serviços, nomeadamente espaço de servidores de alta disponibilidade e depois têm mão de obra gratuita de quem trabalha para estes sabores. Isso é bom para a Canonical, pois vai segurando estas distribuições que podem dar algo mais no futuro para além da publicidade que à priori fazem logo ao Ubuntu. Já para não falar de que eles passam logo a ter controlo sobre o que acontece no sabor. Basta ver o que aconteceu com o Ubuntu Gnome, que anda a receber muita trabalha da canonical.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu 14.04 com Gnome 2? Será mesmo?

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 22 de Novembro 2013, 13:32

Claudio Novais (22-11-2013, 12:00) escreveu:Se fôssemos por esse caminho então também não fazia sentido ter o Lubuntu, Kubuntu, Xubuntu entre outros! :D

Basicamente eles disponibilizam serviços, nomeadamente espaço de servidores de alta disponibilidade e depois têm mão de obra gratuita de quem trabalha para estes sabores. Isso é bom para a Canonical, pois vai segurando estas distribuições que podem dar algo mais no futuro para além da publicidade que à priori fazem logo ao Ubuntu. Já para não falar de que eles passam logo a ter controlo sobre o que acontece no sabor. Basta ver o que aconteceu com o Ubuntu Gnome, que anda a receber muita trabalha da canonical.


Como é mais do que óbvio Cláudio!! :obvio:

Quanto ao Mate e, em relação ao facto de tu gostares tanto da Dash do Unity, no Mint Mate, ao clicares em menu, em baixo à direita aparece a sua própria Dash!
É só escreveres o nome do programa e ele procura enquanto escreves!
É MUITO mais rápido que a Dash do Unity e tem o mesmo princípio!
Retiras os ícones do Desktop e ficas com o ambiente de trabalho completamente desimpedido para o aproveitares ao máximo com aquilo que realmente interessa! Os programas que queres usar!
Quanto ao Global Menu, eu pessoalmente prefiro os menus nos próprios programas, por isso, desinstalei-o no meu Ubuntu e não o uso!

Não vejo diferenças também no Elementary, abres o menu aplicações e até podes escolher a maneira como ele é apresentado!
Tens um "Dash" de procura que te encontra os programas enquanto digitas (também!).

Ainda não consegui perceber qual a diferença para o Unity, tirando o Global Menu.

Até porque na personalização, todos são mais "abertos" que o Ubuntu!

Na velocidade e fluidez, todos são melhores que o Ubuntu.

Na estabilidade, o Mint e o Elementary nunca me deram problemas, ao contrário do Ubuntu!

Até tu te queixas do "peso" e da estética do Ubuntu!

Por isso, não percebo porque o achas melhor em relação aos outros!

Mas percebo a tua "paixão" por ele, pois eu também a tenho!

Mas consigo me aperceber, no meio dessa paixão que, de momento, existem distros melhores em termos de estabilidade, rapidez e beleza do que ele!
Embora esta afirmação seja um pouco contraditória, visto que ambos são baseados no Ubuntu! 8|

Mas como é evidente, trata-se da tua opinião, por isso, é tão válida quanto a de qualquer um.

Só que ainda não consegui entender onde é que o Ubuntu é melhor que o Elementary ou o Mint enquanto distro de uso diário!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu 14.04 com Gnome 2? Será mesmo?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 22 de Novembro 2013, 19:35

O Unity é uma integração desses aspetos com as funcionalidades todas prontas a ser utilizadas. Uma interface com tudo out-of-the-box. No geral é "só isto".

Sobre haver coisas parecidas, claro que sim. Eu antes de usar o unity usava o glorioso Gnome-DO! Adorava-o! No entanto, o Unity consegue ser mais que isso.

Não só o Unity apresenta dados de diferentes fontes, nomeadamente aplicações, ficheiros, conversas e até serviços online (neste aspeto não me interesso muito por causa da questão da privacidade). Acrescido a isso, a interface apresenta todas essas informações ao mesmo tempo, e neste aspeto prefiro em relação ao gnome-Do, pois consegue ficar mais prática. Não esquecer também que, apesar de ser uma coisa relativamente simples, o Dash aceita erros ortográficos, por exemplo o Firefox é aberto caso eu escreva "firefox" ou "direfox" ou "internet" ou outra coisa mais ou menos equivalente.

Mas a melhor coisa mesmo do Dash (e estou a falar apenas dele, havendo outras coisas bem interessantes do Unity) é o HUD! Eu nunca uso menus das aplicações em geral. As únicas aplicações que poderia usar era no inkscape e Gimp. Mas não uso porque tenho o HUD que aumenta drasticamente a velocidade de acesso a essas funcionalidades!

Repara, só falei do Dash. Ele ainda tem outros aspetos que gosto! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Anterior

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 44 visitantes