Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 9:19 Pesquisa avançada

Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Ron Alon » Qua, 20 de Novembro 2013, 23:15

Tudo isso por causa do Firefox.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 11:44

Luis Cardoso (19-11-2013, 21:58) escreveu:Existe uma clara razão, os drivers proprietários demoram sempre um pouco mais a sair, por isso mais vale esperar até ter os drivers, do que deixar os utilizadores com uma tela preta a pedir Login e Senha...


Esse é um muito bom motivo para efetivamente não se atualizar. Mas... quantas vezes tiveram esse problema nos últimos Ubuntus? Há muito tempo mesmo que não tenho problemas desses! Isso acontecia em distribuições antigas, de há mais de 3 anos atrás, nomeadamente no próprio Ubuntu.

Desde então não vejo isso a acontecer. Só se for as placas ATI/AMD, que felizmente nunca tive uma dessas! 8) Ah, e claro, estou a falar em Ubuntus sem modificações de terceiros, apenas com uso natural do mesmo, com alguns tweaks e programas instalados pelos repositórios oficiais. Claro que quando se começa a desestabilizar o sistema ele fica mais propício a tais problemas.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Novembro 2013, 14:14

Boas Cláudio, tenho de concordar com o Luís e discordar do que escreveste.

Ainda recentemente falei-te dos problemas que tive com o kernel 3.12.

Eu tenho uma ATI X1600 já é antiga, uso os drivers open-source e não os legacy da AMD e os "travamentos" não paravam!

Isto aconteceu depois de instalar o Kernel, mas mesmo depois de regredir para o mais estável 3.11.8, os "travamentos" ainda acontecem! Só que não com tanta frequência!

E olha que aconteceram no Caixa Mágica, no Manjaro, no Ubuntu e nos DE's Gnome-Shell, Unity, Cinnamon e XFCE!

Mas porque é que eu concordo com o Luís?

Bem, nada de "travamentos" com o Elementary OS Luna, nem com o (agora mais uma acha para a fogueira!) Linux Mint 16 Petra RC!!!

Com os tais níveis 4 e 5 bloqueados a actualizações definidos no modo standard!

Isto só pode querer dizer que as actualizações "estragam" a estabilidade em certos PC's (no meu nomeadamente!)!

Eu instalei as distros acima mencionadas e, até começarem as actualizações, não existiam problemas, mas depois, "travamentos"!

No Elementary, NUNCA me aconteceram até agora e já lá vão os "valentes" meses a usá-lo!

E no Mint, instalei-o faz 3 ou 4 dias e até agora nenhum "travamento"!

Isto são duas coincidências! E sabes, eu não acredito em coincidências!

Portanto existe uma clara diferença na estabilidade do Elementary e do Mint em relação às outras distros que mencionei, inclusive ao Ubuntu!
Pelo menos em máquinas mais antigas! O meu PC é de 2006, mas é um dual-core!
Como tal, não é um dinossauro! Talvez do século 18, mas não do tempo das cavernas!

E se pesquisares um pouco aqui no forum (para não falar da net!), encontras alguns utilizadores com problemas semelhantes e que, mudando de distro, deixam-nos dos ter!

Já são coincidências a mais, não achas?!

Quanto ao aspecto da segurança, acredito que não é por uns dias que demoram no Mint, a "inspeccionar" as alterações que vamos ficar em GRAVES perigos no que toca à segurança!

Agora, como é evidente, nas grandes empresas, governos, etc, este tipo de situações já é mais perigoso! Pois estão sujeitos a ataques constantes por parte do amigo do alheio!

Mas nesses, são usadas versões server e LTS!!

Para os utilizadores comuns, que acedem com frequência às suas contas bancárias através do sistema netbanking, é mais do que aconselhável usarem uma distro LTS para o efeito, onde a estabilidade é evidente e relevante!

Já me alonguei! :facepalm:

Mas queria deixar a minha opinião.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 16:15

@Miguel Fonseca, qual é o Ubuntu que traz o Kernel 3.12? É que não me estou a lembrar :twisted:

Sobre as críticas da Canonical, eu nunca disse que estou do lado deles :D Aliás, o que eu acho daquelas críticas foi um aproveitar de um pequeno ponto fraco que pode funcionar como um "meter o dedo numa ferida aberta". Por muito pequena que a ferida seja, a Canonical sabe que pode afetar a reputação do Mint.

Porque de resto, a não ser servidores, acho que ficar desatualizado 15 ou 20 dias geralmente não tem qualquer problema. Só se fosse mesmo uma brecha muito grande, mas num caso como esses tenho a certeza que os próprios "mantenedores" do Mint publicariam rapidamente.

Em suma, não critico em nada sobre a postura do Mint. Apenas disse é que em condições normais, com o kernel oficial, há muito tempo que não vejo um problema assim e tenho vários computadores com o Ubuntu atualizado. Computadores meus e computadores de amigos. A questão aqui é que estranhamente nenhum deles usa ATI's e por esse motivo não posso falar sobre quem usa esse hardware.

De resto, o kernel que vem por padrão nunca deu problemas em atualizações, pelo menos problemas do X não arrancar. A última vez que isso me aconteceu, se não me engano, foi há cerca de 5 anos, em que uma atualização normal do kernel do Ubuntu obrigou-me a perder 15 minutos a formatar a partição e instalar o Ubuntu. 8)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Novembro 2013, 18:23

Claudio Novais (21-11-2013, 15:15) escreveu:@Miguel Fonseca, qual é o Ubuntu que traz o Kernel 3.12? É que não me estou a lembrar :twisted:

Sobre as críticas da Canonical, eu nunca disse que estou do lado deles :D Aliás, o que eu acho daquelas críticas foi um aproveitar de um pequeno ponto fraco que pode funcionar como um "meter o dedo numa ferida aberta". Por muito pequena que a ferida seja, a Canonical sabe que pode afetar a reputação do Mint.

Porque de resto, a não ser servidores, acho que ficar desatualizado 15 ou 20 dias geralmente não tem qualquer problema. Só se fosse mesmo uma brecha muito grande, mas num caso como esses tenho a certeza que os próprios "mantenedores" do Mint publicariam rapidamente.

Em suma, não critico em nada sobre a postura do Mint. Apenas disse é que em condições normais, com o kernel oficial, há muito tempo que não vejo um problema assim e tenho vários computadores com o Ubuntu atualizado. Computadores meus e computadores de amigos. A questão aqui é que estranhamente nenhum deles usa ATI's e por esse motivo não posso falar sobre quem usa esse hardware.

De resto, o kernel que vem por padrão nunca deu problemas em atualizações, pelo menos problemas do X não arrancar. A última vez que isso me aconteceu, se não me engano, foi há cerca de 5 anos, em que uma atualização normal do kernel do Ubuntu obrigou-me a perder 15 minutos a formatar a partição e instalar o Ubuntu. 8)


Boas Cláudio, concordo com o que escreveste agora!

Mas, se leres o que eu escrevi anteriormente, verás que eu não disse que algum Ubuntu viesse com o kernel 3.12! Ou escrevi?!

O que eu escrevi foi que os problemas de "travamento", continuam a acontecer! Mesmo com o kernel original! Ou com qualquer outro kernel!!

E isto não é admissível!!

E mesmo que falemos do Kernel 3.12, estás a esquecer-te que é o último kernel ESTÁVEL!!

Portanto não devia dar este tipo de problemas! Estável, não RC ou testing, etc!

Como tal, são as actualizações do Ubuntu que tornam os "travamentos" possíveis!

E, às vezes, uma actualização do kernel melhora, ou mesmo faz desaparecer esses "bugs"!

No meu caso, desde que instalei a série 3.11.x no meu Ubuntu, as coisas melhoraram imenso!
Entretanto, com o 3.12, era impraticável! Na melhor das hipóteses, tinha 30 minutos a 1 hora de uso até aparecer um daqueles "travamentos"!

No Mint, nem no Elementary ainda não aconteceram! E estou a usar em ambos o 3.12!!! :conf:

Isto deixa-me a pensar se o Clement não tem razão em testar durante alguns dias aquelas actualizações de nível 4 e 5, antes de as "passar" para o Mint!

Quanto ao Elementary, acho que a não existência de "travamentos" se deve ao facto de ser baseado no Ubuntu 12.04 LTS!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 19:09

Sim, não disseste que o kernel 3.12 era o original, mas ao discordares sobre o que eu disse do kernel e depois dares o exemplo do kernel 3.12, obviamente que a coisa não batia certo pois eu estava a falar do Kernel original do Ubuntu.

Bom, avante, sobre o facto de ter problemas, ok, então o Miguel tem problemas em geral com o kernel e não na altura das atualizações. Sendo assim aqui é um problema recorrente.

O que eu quis afirmar, e volto a afirmar é que a desculpa de o sistema não arrancar por causa de uma atualização do Kernel, apesar de ser perfeitamente válida (porque realmente dantes acontecia), não acho que seja um bom motivo visto que no geral quando temos um kernel estável, a atualização do mesmo mantem-se estável, pelo menos na questão do X.org não iniciar. Exceções existem, como em tudo na vida.

No teu caso, com atualização ou não, segundo percebi ele volta e meia dá problemas. Mas aí é uma questão recorrente, não um caso de um problema completamente inesperado que, por exemplo, uma vez me aconteceu há uns 5 ou 6 anos e me obrigou a reinstalar o sistema. Felizmente atualmente os kernels oficiais das distribuições da Canonical têm vindo com altos desempenhos de estabilidade (pelo menos a partir de algumas semanas do lançamento desse Ubuntu xD ).

Sobre o facto do Kernel ter o selo estável e acabar por dar problemas, bom, aí é preciso queixar-se ao Sr Linus que lançou algo que deu problemas! Geralmente (e acho que a primeira vez que aconteceu algo contrário foi neste Ubuntu 13.10) a Canonical só põe um kernel num Ubuntu, depois de haver várias atualizações de manutenção do mesmo. Isto ocorre porque o selo de estável é apenas posto no seio dos programadores. Quando ele recebe esse selo de estabilidade há muita gente que começa a utilizar e só aí é que são encontrados os bugs mais recorrentes. Por esse motivo é que raramente a Canonical põe um kernel demasiado atualizado. Desta vez pôs, suponho eu, por causa das vantagens que embandeiram as últimas versões do Kernel relativas a placas ATI.

No entanto, claramente que estas vantagens são ainda um começo de algo que ainda precisa de ser muito melhorado. Mesmo assim, acho que estão num muito bom caminho, que devia e deve envergonhar quem desenvolve drivers proprietários da ATI.

Voltando à tua situação, o Kernel 3.11x funciona bem e repara que é um "oficial da canonical", mais precisamente o utilizado pelo U13.10. Já o 3.12 não! Sobre a questão do Elementary funcionar bem, tudo indica que o problema está relacionado com a utilização de primitivas da placa de vídeo que evidentemente o unity usa muito (por isso é que infelizmente é pesado) e que o Elementary não deve usar muito. Neste aspeto tenho de admitir que o Elementary é fenomenal: super rápido e com efeitos visuais supostamente mais complexos que do Unity (exceto as transparências com blur).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Novembro 2013, 22:45

Claudio Novais (21-11-2013, 10:44) escreveu:
Luis Cardoso (19-11-2013, 21:58) escreveu:Existe uma clara razão, os drivers proprietários demoram sempre um pouco mais a sair, por isso mais vale esperar até ter os drivers, do que deixar os utilizadores com uma tela preta a pedir Login e Senha...


Esse é um muito bom motivo para efetivamente não se atualizar. Mas... quantas vezes tiveram esse problema nos últimos Ubuntus? Há muito tempo mesmo que não tenho problemas desses! Isso acontecia em distribuições antigas, de há mais de 3 anos atrás, nomeadamente no próprio Ubuntu.

Desde então não vejo isso a acontecer. Só se for as placas ATI/AMD, que felizmente nunca tive uma dessas! 8) Ah, e claro, estou a falar em Ubuntus sem modificações de terceiros, apenas com uso natural do mesmo, com alguns tweaks e programas instalados pelos repositórios oficiais. Claro que quando se começa a desestabilizar o sistema ele fica mais propício a tais problemas.

Eu tive um problema desses com o Ubuntu 13.04 neste portátil, que foi a gota de água e passei para o Debian... Até porque todo este hardware devia ser totalmente suportado, é quase tudo Intel... Por isso não percebi bem como este teve esse mesmo problema... Um dia depois veio uma actualização do driver da Intel e ficou como deve ser... mas notei alguns problemas ao abrir o Unity. E ao carregar imagens no browser, ficavam axadrezadas...

Mas olha lá Cláudio, tens lido os tópicos que o @Miguel tem ajudado? Alguns referiram problemas destes até no Ubuntu 13.10...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 22:51

Há um motivo bem concreto de eu ainda não ter migrado para o Ubuntu 13.10 :p

O motivo é bem simples: a Canonical sempre precisou de algumas semanas para estabilizar a versão lançada. No entanto, há já alguns ubuntus que a Canonical não tem feito praticamente nada para a versão desktop. A minha conclusão foi óbvia e naturalmente está a acontecer: a demora da estabilização iria (e está a ser!) prolongada.

Sobre as ajudas, vou ser sincero, não tenho visto. Tenho tido pouco tempo livre. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Novembro 2013, 23:20

Claudio Novais (21-11-2013, 21:51) escreveu:Há um motivo bem concreto de eu ainda não ter migrado para o Ubuntu 13.10 :p

O motivo é bem simples: a Canonical sempre precisou de algumas semanas para estabilizar a versão lançada. No entanto, há já alguns ubuntus que a Canonical não tem feito praticamente nada para a versão desktop. A minha conclusão foi óbvia e naturalmente está a acontecer: a demora da estabilização iria (e está a ser!) prolongada.

Sobre as ajudas, vou ser sincero, não tenho visto. Tenho tido pouco tempo livre. :|

Agora já percebes porque acho que o Mint faz bem isto, está a pensar nos utilizadores mais novos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Clement Lefevbre responde as críticas ao Linux Mint

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 21 de Novembro 2013, 23:31

Luis Cardoso (21-11-2013, 22:20) escreveu:
Claudio Novais (21-11-2013, 21:51) escreveu:Há um motivo bem concreto de eu ainda não ter migrado para o Ubuntu 13.10 :p

O motivo é bem simples: a Canonical sempre precisou de algumas semanas para estabilizar a versão lançada. No entanto, há já alguns ubuntus que a Canonical não tem feito praticamente nada para a versão desktop. A minha conclusão foi óbvia e naturalmente está a acontecer: a demora da estabilização iria (e está a ser!) prolongada.

Sobre as ajudas, vou ser sincero, não tenho visto. Tenho tido pouco tempo livre. :|

Agora já percebes porque acho que o Mint faz bem isto, está a pensar nos utilizadores mais novos!


Boas Luís, nem mais!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Anterior

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 38 visitantes

cron