Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 0:54 Pesquisa avançada

Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux Mint

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux Mint

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 18 de Novembro 2013, 23:33

Oliver Grawert diz que Linux Mint é menos seguro que o Ubuntu

Nem sempre as críticas são de todo o mal, o pessoal da Canonical não costuma falar sobre o Linux Mint, o derivado do Ubuntu de maior sucesso até agora, líder absoluto da DistroWatch, mas dessa vez alguém abriu a boca para comentar sobre a segurança do Linux Mint.

O Mint tem como foco principal o usuário e por isso procura não colocar atualizações muito críticas no seu sistema operacional, para que o usuário comum tenha o mínimo de preocupação em concertar o sistema caso algo dê errado, porém a falha apontada por Oliver Grawert, desenvolvedor do Ubuntu, é na questão das atualizações de segurança, afirmando que o Linux Mint não permite a atualização automática de pacotes como o X.Org , o kernel , o Firefox , o boot loader , e outros componentes essenciais são impedidos de atualizarem automaticamente muito por conta das personalizações no sistema do Linux Mint.

Outro desenvolvedor Ubuntu, Benjamin Kerensa , acrescentou: " Não está claro por que o Linux Mint desativa todas as suas atualizações de segurança , embora até certo ponto eles têm tentado justificar sua desativação de atualizações do kernel , sugerindo que tais alterações poderiam fazer um sistema instável e que os usuários normais não deve ter esses tipos de atualizações"

E agora quem será que está certo, será que o fato do Linux Mint ser mais resistente a certas atualizações de segurança faz dele uma distro mais insegura?

Fonte: DioLinux e Phoronix


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 18 de Novembro 2013, 23:52

Boas Nuno, atenção que esta noticia é sensacionalista!

Em relação ao Firefox isto não é verdade! As actualizações do Firefox são de nível 2 e o Linux Mint só vem com as de nível 4 e 5 desligadas!

E o utilizador pode habilitá-las.

É aconselhável ler tudo o que foi dito sobre isto!

Eu perdi mais de 30 minutos a ler tudo e cheguei à conclusão que isto foi exagerado pela imprensa da especialidade e que só o site OMG é que modificou o título e a noticia tendo em conta aquilo que foi dito e que já foi respondido pelo Clement e outra vez respondido pelo Oliver.

Vejam estes links para mais informação:

http://libuntu.com/oliver-grawert-critica-la-interpretacion-dada-por-varios-medios-con-respecto-a-las-criticas-de-linuxmint-y-responde-a-clement-lefebvre-2/

http://ograblog.wordpress.com/2013/11/18/lots-of-canonical-in-my-mouth/

http://www.omgubuntu.co.uk/2013/11/linux-mint-responds-ubuntu-developers-security-claims

http://segfault.linuxmint.com/2013/11/answering-controversy-stability-vs-security-is-something-you-configure/

Espero que não leves a mal o meu comentário Nuno, mas queria também aqui deixar a minha opinião sobre esta noticia e a leitura em que me baseei para formá-la!

Penso, que neste caso, foi criada uma tempestade num copo de água!

Hasta.

P.S. - Num aparte, acabei de "baixar" o Linux Mint 16 RC Mate e, depois de tantas vezes ter ouvido falar desta distro, vou experimentá-la pela primeira vez!
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 18 de Novembro 2013, 23:57

Eu não levei a mal :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 19 de Novembro 2013, 0:03

nuno_nunes (18-11-2013, 22:57) escreveu:Eu não levei a mal :)


Ainda bem! ;)

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 19 de Novembro 2013, 0:04

Miguel Fonseca (18-11-2013, 23:03) escreveu:
nuno_nunes (18-11-2013, 22:57) escreveu:Eu não levei a mal :)


Ainda bem! ;)

Hasta.


Pois não a vale entrar nessa guerra não achas :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux

Mensagempor Miguel Fonseca » Ter, 19 de Novembro 2013, 0:06

nuno_nunes (18-11-2013, 23:04) escreveu:
Miguel Fonseca (18-11-2013, 23:03) escreveu:
nuno_nunes (18-11-2013, 22:57) escreveu:Eu não levei a mal :)


Ainda bem! ;)

Hasta.


Pois não a vale entrar nessa guerra não achas :)


Sem dúvida! Isto é entre eles e não entre nós!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 20 de Novembro 2013, 1:20

Ora aí está o pessoal da Canonical a começar a sentir a concorrência do Mint. E, para além disso, ora aí está a primeira de provavelmente muitas investidas que a Canonical, como empresa, certamente vai começar a fazer, tal e qual a microsoft, apple, samsung e muitas outras.

Não sei como funciona esta questão do Mint. Se for assim como ele diz, efetivamente é uma pena que isso aconteça, pois estão sim a correr sempre algum risco de segurança.

Em todo o caso, vale relembrar que não foi nem uma nem duas vezes que a Canonical publicou atualizações no mínimo estranhas que alteravam pacotes o suficiente para destabilizar os forks/remastersys do Ubuntu. Uma delas, engraçada, foi há alguns meses (se não me engano) que era relativa aos ficheiros de configuração do nome da própria distribuição. Ora, uma atualização dessas, pode alterar aspetos dessas remastersys que as tornam mais ubuntizadas.

Claro que devemos ter noção que as remasters estão ali a gastar trabalho e acima de tudo tráfego dos servidores da Canonical, mas não acho bonito ver alguns destes descuidos. :|

Entretanto, relembro que já há resposta oficial por parte do Mint:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux

Mensagempor Ron Alon » Qua, 20 de Novembro 2013, 23:16

Tudo isso só por causa do FIrefox.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Desenvolvedor da Canonical critica a segurança do Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 21 de Novembro 2013, 11:24

Ron Alon (20-11-2013, 22:16) escreveu:Tudo isso só por causa do FIrefox.

Só o Firefox?

A conversa abrange outros aspetos! :roll:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 45 visitantes

cron