Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 18:00 Pesquisa avançada

Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 11 de Novembro 2013, 22:46


Parece que Google resolveu substituir a sua Virtual Machine (Dalvik), por código nativo.

Considerada uma cópia do Java, a Dalvik interpreta uma espécie de "bytecode" em tempo real (JIT). A vantagem dessa abordagem é que é possível desenvolver o aplicativo uma única vez e o mesmo rodar em qualquer lugar onde a VM esteja instalada. Como o Android está disponível em vários periféricos (celulares, tablets, TV), a escolha faz todo o sentido. Mas o problema é que esse processo gasta processamento e bateria, além de ser mais lento que o processo usado pelo IPhone por exemplo. Sendo assim, na versão 4.4 a Google trará a opção de se habilitar a primeira versão da nova tecnologia chamada ART (Android Runtime).

Essa tecnologia vai permitir que o código seja compilado após terminar de baixar o aplicativo, tornando ele nativo. Com isso se espera ganhar muita performance. E apesar de haver um gasto de bateria para compilar o código, uma vez feito isso o aplicativo gastara menos bateria ao ser aberto posteriormente. A maior vantagem além da melhoria no desempenho e a economia da bateria, é também o fato de que o desenvolvimento dos Apps não irá mudar em nada.

Abaixo um gráfico ilustrativo comparando código nativo e javascript sendo interpretado pelos browsers, que apesar de mais lento que a Dalvik, usa o mesmo princípio.

Imagem

Quanto menor o valor mais rápido.

Referência:




marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 11 de Novembro 2013, 22:51

Finalmente a Google parou para pensar! Não faz sentido a Google com o poder que tem estar a utilizar software sobre uma "máquina de conversão". Finalmente resolveram tornar a compilação eficiente um objetivo.

Apenas tenho algum receio sobre como vai ser o código. Será que vai ser aberto?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 12 de Novembro 2013, 0:03

A Dalvik é open-source até onde sei. Esse mecanismo deve ser também, mas você sabe, naquele padrão open-source da Google.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 12 de Novembro 2013, 0:19

Sinceramente eu já começo a saber pouco. :|

A google está a ir num caminho complicado, por isso não digo nada a esse respeito. :\ é que depois de compilar os programas também não saberemos ao certo como será o comportamento deles, pelo menos os de tamanho grande. E, sim, estou a referir à questão da privacidade que se já estava a ser abusivamente mal tratada, agora tendem a ir para níveis nunca antes vistos :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor Exploit » Ter, 12 de Novembro 2013, 1:51

O java vai perder muito..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 12 de Novembro 2013, 11:40

Exploit (12-11-2013, 0:51) escreveu:O java vai perder muito..

Não vejo motivos para isso. A jvm é mais avançada que a Dalvik e onde ela trabalha não existe as limitações que existem nos smartphones. E Dalvik sempre foi considerada uma jvm incompatível, ou seja, ameaçava o principio número 1 do java. Para mim, a sua morte seria ótimo ao java.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor esiemann » Ter, 12 de Novembro 2013, 11:47

Java não perde nada, afinal vc programa em Java mas gera bytecode Dalvik. Por isso vc não roda nas JVM's os bytecodes da Dalvik, pq Dalvik não é uma JVM :)
Acho que vc deve compilar ainda um "bytecode", porém depois que irá compilar para nativo em outra extensão no dispositivo, como é "feito" hoje com ODEX dentro dos dispositivos.

esiemann
 
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Maio, 2013

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 12 de Novembro 2013, 12:59

Será que eles vão conseguir controlar o tempo de bateria?
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 12 de Novembro 2013, 18:35

Acho que não deve mudar muita coisa quanto a bateria. Se por um lado gasta menos processamento durante a execução dos aplicativos, por outro se perde um bom tempo compilando eles no celular. Acredito que o destaque vai ficar por conta da velocidade mesmo, que deve melhorar muito.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 12 de Novembro 2013, 18:45

Claudio Novais (11-11-2013, 23:19) escreveu:Sinceramente eu já começo a saber pouco. :|

A google está a ir num caminho complicado, por isso não digo nada a esse respeito. :\ é que depois de compilar os programas também não saberemos ao certo como será o comportamento deles, pelo menos os de tamanho grande. E, sim, estou a referir à questão da privacidade que se já estava a ser abusivamente mal tratada, agora tendem a ir para níveis nunca antes vistos :|

Não sei se ficou sabendo mas a Google não irá atualizar o Galaxy Nexus para a versão 4.4. O Novo Aondroid foi feito para rodar em aparelhos que possem 512 MB de memória. O meu celular (Galaxy Nexus) tem 1G, mas segundo ela, o celular sai do plano de atualizações da mesma que é 18 meses. O que se esperar de uma empresa que critica os fabricantes por não atualizarem seus aparelhos e depois faz exatamente isso?
Pretendo instalar o Firefox OS nele, e quando ele não aguentar mais, vou para o Windows Phone. Pelo menos lá não me enganam eu já sei o que esperar deles.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 65 visitantes

cron