Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 10:30 Pesquisa avançada

Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor esiemann » Ter, 12 de Novembro 2013, 18:58

Tenho um Galaxy Nexus, e sei do plano de 18 meses. Mas acho que o principal motivo das fabricantes não disponibilizarem nada ao Google ou quem quer que seja.
Um exemplo é o Exynos, que o pessoal pede mais informações Samsung para eles conseguirem portar novos drivers:
http://forum.xda-developers.com/showthr ... ?t=1925709
E isso se repete em vários fabricantes infelizmente =/
Depois que vi meu Galaxy 5 com CM 10, rodando +- não preciso mais da Samsung ou Google. Afinal o Google perde ao não atualizar todos os smartphones, e as fabricantes só ganham quando venderem novos smartphones, sendo assim é difícil mudar essa mentalidade. Bom no linux temos a ATI e NVIDIA, q mesmo eu usando Linux a anos os drivers estão anos atrás do Windows e Mac. Ainda quando a ATI me libera um driver no beta sai com bug, e a pouco tempo recebeu suporte a opengl 4.2/4.3 =/

esiemann
 
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Maio, 2013

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 12 de Novembro 2013, 22:19

Não concordo com essas afirmações pelo fato do aparelho ter sido atualizado até a versão 4.3. A google também alega que a fabricante do processador não está mais na área de celulares, mas se essa dificuldade realmente fosse um empecilho, não conseguiriam ir tão longe.
Agora quanto a ATI e NVIDIA, veja que eles são bem honestos ao afirmarem que o hardware funciona com Windows. Nós usuários de Linux, somos insistentes em usar um produto incompatível com o SO, mesmo que tenha drives oficiais, o produto é vendido para Windows. Eu nunca vi escrito na caixa de nenhuma delas que funcionava com Linux. Já o Galaxy Nexus foi feita propaganda de estar sempre atualizado com a ultima versão do Android. Agora aparece essa de 18 meses. O Android está chegando a quase 90% do mercado de smartphones, é agora que a Google pode começar a mostrar quem ela realmente é, é o que está fazendo.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor hailton » Ter, 12 de Novembro 2013, 22:42

Android não fornece atualização do sistema para correções de segurança, independente do dispositivo móvel. Os aparelhos com Android tendem a estar desatualizados, e dependem muito da boa vontade da fabricante do aparelho.
Suponho que Tizen será o único sistema capaz de manter o núcleo kernel atualizado, principalmente nos dispositivos aprovados pela Linux Foundation.

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Novembro 2013, 0:41

Acho que esta questão das atualizações e da manutenção a longo prazo ao nível da segurança é o maior calcanhar de aquiles. Atualmente com a Internet essa disponibilização é simples, por isso só mesmo a obsolescência programada é que pode justificar a falta de atualizações.

Repare-se que ao nível do software em si, para a Google, é bom que haja atualizações, pois conseguem incluir mais funcionalidades que podem segurar ainda mais os utilizadores aos serviços da Google, que consequentemente é bom para as publicidades, que é provavelmente a maior fatia de lucro.

Em todo o caso, apesar da Google ter uma fatia enorme de mercado, o facto de estar a seguir a referida obsolescência, está a criar um buraco enorme que será certamente aproveitado pelas comunidades open-source, seja atavés do Cyanogen, seja através do Ubuntu Touch, seja através de forks ao Ubuntu Touch, que espero que haja muitos!!! Mint Touch, Kubuntu Touch, Elementary Touch, são alguns dos meus pequenos sonhos em ver materializados! Ah e eu uso Ubuntu com Unity, mas gostava de ver isso para que a Canonical não abuse como a Google tem feito.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Android ART: Google pretende substituir Dalvik

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 14 de Novembro 2013, 22:51

marcos.vargens (12-11-2013, 17:45) escreveu:
Claudio Novais (11-11-2013, 23:19) escreveu:Sinceramente eu já começo a saber pouco. :|

A google está a ir num caminho complicado, por isso não digo nada a esse respeito. :\ é que depois de compilar os programas também não saberemos ao certo como será o comportamento deles, pelo menos os de tamanho grande. E, sim, estou a referir à questão da privacidade que se já estava a ser abusivamente mal tratada, agora tendem a ir para níveis nunca antes vistos :|

Não sei se ficou sabendo mas a Google não irá atualizar o Galaxy Nexus para a versão 4.4. O Novo Aondroid foi feito para rodar em aparelhos que possem 512 MB de memória. O meu celular (Galaxy Nexus) tem 1G, mas segundo ela, o celular sai do plano de atualizações da mesma que é 18 meses. O que se esperar de uma empresa que critica os fabricantes por não atualizarem seus aparelhos e depois faz exatamente isso?
Pretendo instalar o Firefox OS nele, e quando ele não aguentar mais, vou para o Windows Phone. Pelo menos lá não me enganam eu já sei o que esperar deles.


Não sabia, mas já tinha ouvido falar da questão dos 18 meses. É pena, sim, mas recordo que a Microsoft já fez pior. Já terminou o suporte de um smartphone da Nokia que era vendido muitos poucos meses antes.

Em todo o caso, quando estamos perante uma indústria que só pensa em lucrar (o que é perfeitamente natural), não me espanta nada disso.

É preciso procurar alternativas, menos viradas para o lucro, onde a qualidade é um aspeto que vem a par com o lucro que sustenta a empresa. Exemplos disso, penso eu, será o FirefoxOS. Já o Ubuntu Touch, tenho as minhas dúvidas a longo prazo, exatamente pelo mesmo motivo da Google. Em todo o caso, no caso do Ubuntu Touch, isso já evidente atualmente, em que nos obrigam a ficar ou no LTS ou então a atualizar de 6 em 6 meses. ¬¬
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Anterior

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 65 visitantes

cron