Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 18:46 Pesquisa avançada

9 anos de Ubuntu. Parabéns!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

9 anos de Ubuntu. Parabéns!

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 21 de Outubro 2013, 18:34

Neste final de semana completaram-se 9 anos desde o lançamento do Ubuntu 4.10, primeira versão pública da distribuição. E há exatos 9 anos o lançamento foi noticiado no BR-Linux, em uma notícia que também falava do lançamento de uma versão RC de outro sistema operacional com mais tempo de estrada.

Eu conheci o Ubuntu pouco antes, quando ainda frequentava o FISL. Na edição daquele ano houve uma conferência de desenvolvedores do Debian no mesmo período por lá, e bastante gente andava testando e comentando um fork do Debian que estava começando a aparecer. Uma amiga intrépida teve até mesmo a distinta honra de estar entre as primeiras a perder o conteúdo do HD de seu notebook por se aventurar a instalar os pacotes pré-pré-pré-alfa

Nestes 9 anos bastante coisa aconteceu (veja aqui a evolução dos wallpapers!), com o Ubuntu tendo representado há relativamente pouco tempo – na minha opinião – o apogeu dos desktops baseados no GNOME e um exemplo para qualquer estudo de caso de participação da comunidade nos rumos de um projeto amplo e multifacetado.

Logo depois desse período, surgiram decisões estratégicas envolvendo o mercado mobile e outras iniciativas fora do desktop tradicional, surgiu também o Unity, e distribuições paralelas como o Kubuntu foram encerradas ou passadas adiante, com a mesma velocidade com que iniciativas como o Ubuntu para TVs ou para celulares saíram à cata de fabricantes interessados em embarcá-las em seus produtos, e voltaram.

O ecossistema Ubuntu é atualmente muito vasto! Não só existe versões para desktops, como também para servidores. Não só existe versões para smartphone como estão já pensando em Tablets, não menosprezando a Ubuntu TV. Conheça todo o ecossistema neste apanhado que mostra o crescimento muito grande do Ubuntu:

Imagem


O ano de 2013, no qual a distribuição completa 9 anos, poderia ter sido o ano em que a Canonical provaria que estava certa ao decidir abandonar uma vez mais o que as outras equipes estavam fazendo e optar por criar o Mir, seu próprio servidor gráfico que até o momento bastante gente já rejeitou suportar (e é curioso que no final de semana do aniversário o habilidoso fundador do Ubuntu tenha usado generalização e um discurso político para tentar reduzir a razões políticas as motivações desses outros projetos e organizações que não se vêem motivados a suportar o servidor que a Canonical resolveu criar para sustentar sua própria estratégia).

Mas acabou não sendo assim: na última hora o primeiro aperitivo do Mir que chegaria ao desktop (o XMir) no Ubuntu 13.10 acabou tendo que ser deixado para depois, e boa parte das análises que li sobre o lançamento da nova versão acabaram falando mais sobre o que acabou não estando nela do que sobre cada uma das novidades que de fato foram incluídas.

Não que tenham faltado momentos inesquecíveis para o ano de 2013 do Ubuntu: foi o ano em que o bug #1 do Ubuntu foi encerrado ~administrativamente (apesar de seu critério de encerramento proposto em 2004 ser a maioria dos PCs nas lojas que visitamos terem só software livre instalado), por exemplo, e em que a Canonical tentou e não conseguiu obter diretamente dos usuários os recursos para produzir seu 1º celular com Ubuntu. No Brasil, foi também o ano em que a Canonical encerrou sua presença comercial direta no país.

Parabéns pelos 9 anos, Ubuntu! Que o 10º seja aberto, franco, comunitário e de avanço técnico. (via lists.ubuntu.com - “Announcing Ubuntu 4.10 "The Warty Warthog Release"”)

Fonte: Br-Linux e Lists Ubuntu


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: 9 anos de Ubuntu. Parabéns!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 21 de Outubro 2013, 21:44

Apesar de toda a controvérsia, olhando para traz, houve uma evolução incrível no Linux! O Ubuntu ajudou, mas o Ubuntu surgiu na altura ideal, na altura do boom open-source, onde inevitavelmente alguém ia surgir com uma boa distribuição! Com o Debian da maneira que estava e está, o Ubuntu teve muita sorte. E, claro, os vários serviços comunitários, nomeadamente e principalmente o Launchpad!

Em todo o caso, não podemos menosprezar projetos como o Gnome que foi e ACIMA DE TUDO É a cara atual do Ubuntu, ainda. Também não podemos menosprezar os milhões de linhas de código de trabalho verdadeiramente comunitário que centenas e centenas de programadores trabalham diariamente no Kernel Linux.

São muitos os projetos que fizeram o Ubuntu o que é hoje. E é isto que é a chamada Comunidade open-source. E com isto, gostava de ver o Ubuntu a ser mais participativo na comunidade, ao contrário do que tem demonstrado.

PS: alterei um pouco o tópico, incluindo algumas imagens! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: 9 anos de Ubuntu. Parabéns!

Mensagempor Exploit » Ter, 22 de Outubro 2013, 1:27

Parabéns.. é por ele que tenho o elementary
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: 9 anos de Ubuntu. Parabéns!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 22 de Outubro 2013, 12:12

O Elementary é quase um conceito de interface, por isso acredito que se não fosse o ubuntu seria outro sistema qualquer e possivelmente KDE.

Eu tenho uma opinião particular relativa à guerra infinita entre KDE e Gnome, em que acredito que o KDE4 teria destronado completamente o Gnome se não fosse o Ubuntu. Claro que isto é uma mera suposição que só o futuro diria se teria acontecido tal coisa, mas a verdade é que o KDE4, ao fim de um ano começou a ser (e é) um sistema incrível que apenas não recebeu mais apoio e utilizadores porque o Ubuntu conseguiu canalizar uma quantidade enorme de novos utilizadores de tal forma que conhecer o Linux era quase sinónimo que aprender a utilizar o Ubuntu (=Gnome).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 76 visitantes