Bem-vindo: Sáb, 20 de Abril 2024, 6:42 Pesquisa avançada

Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 26 de Setembro 2013, 23:37

O número de casos de utilização de software open source em grandes empresas está crescer, tal como na Administração Pública. E a tendência aponta para a intensificação.

A polícia francesa, o município de Munique, a Unicer e o Ministério da Saúde foram alguns dos casos que subiram esta manhã ao palco do Linux 2013, o encontro nacional de tecnologia aberta que este ano chega à XI edição.

Entre as apresentações destaca-se a importância que o mundo dos smartphones e tablets está a assumir, com o Android e também com a estratégia da Mozilla no FirefoxOS, mas os servidores continuam a ter um papel relevante, ao mesmo tempo que os desktops com Linux assumem maior peso, apesar da tendência de decréscimo no mercado de computadores pessoais.

Paulo Trezentos, diretor técnico da Caixa Mágica e investigador do ISCTE, lançou mesmo um desafio em forma de aposta: com base nas taxas de crescimento verificadas nos últimos anos, existe uma grande probabilidade de que, daqui a 5 anos, 50% dos desktops corram uma das várias versões de software aberto.

Mesmo sem garantir que a aposta feita será ganha, Raúl Oliveira, CEO da IPBrick, mostrou também a forma como o open source está a ganhar espaço nas grandes empresas portuguesas. Com as soluções de comunicações unificadas da empresa mas também com presença nos desktops.

"Somos fabricantes de servidores mas temos sentido cada vez mais pressão para instalar desktops", explica, citando o exemplo da ARS do norte que substituiu as plataformas Microsoft por Linux em 30 computadores, um número que se pode alargar a outras organizações tuteladas pelo Ministério da Saúde. Aliás, o centro hospitalar do Porto já tem dezenas de servidores IPBrick e está a instalar desktops, prevendo ter 400 até final do ano e em pouco tempo alargar a 6 mil postos de trabalho.

"O Open Source está maduro. Se não acham que está maduro o suficiente têm de ir vindimar para outro lado", desafiou o CEO da empresa portuguesa.

Dois casos internacionais com 10 anos de história



Para provar a maturidade das soluções open source e a sua aplicação a projetos de grande dimensão a organização do Linux 2013 trouxe ao Lispolis dois casos com uma longevidade de uma década e milhares de equipamentos migrados para Linux.

Stéphane Dumond, responsável de projeto da Gendarmerie Nationale, a polícia francesa, contou a história e experiência da organização nos últimos anos. O projeto GendBuntu já garantiu a migração de 37 mil computadores para Ubuntu e planeia chegar aos 72 mil até final de 2014.

A decisão de mudar aconteceu em 2004 na altura em que se registou um crescimento do número de utilizadores na organização de 20 mil para 95 mil, o que teve um impacto enorme na organização de IT.

Admitindo que o resultado dos últimos anos "não é o céu na terra", Stéphane Dumond avisa que o projeto demorou muito tempo a ser bem-sucedido e foi avançando com pequenos passos, que ajudaram a conquistar a confiança dos utilizadores.

Mesmo sem conseguir medir os benefícios obtidos, o responsável do GenBuntu aponta a liberdade de decisão como a principal conquista, mas revela ainda que o custo total de posse (TCO) dos computadores baixou 40% desde 2008, com redução em licenças, melhoria na facilidade de gestão e redução nas intervenções técnicas.

"É possível implementar milhares de Linux em desktops. Nós conseguimos mas o caminho é longo e difícil", sublinha.

O exemplo do município de Munique voltou também a ser destacado no Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta. Frank Siebert, da Trinuts, é um conselheiro do projeto que a empresa acompanhou nos últimos anos e destaca que o caso é bastante diferente pela diversidade de aplicações usadas, pela dispersão da organização em 20 departamentos.

O município implementou 15 mil workstations, superando as metas iniciais, sendo a principal razão da decisão relacionada com a independência em relação aos fabricantes de software proprietário. Frank Siebert defendeu a importância de avançar em pequenos passos mas de garantir apoio de topo, como aconteceu em Munique onde o projeto era patrocinado pelo presidente da câmara.

À parte do caso específico de Munique, Frank Siebert deu também um contributo para a discussão sobre a importância do Linux crescer no mundo dos desktops. "Nos próximos 20 anos vai haver desktops na Administração Pública. A mudança para a mobilidade é um movimento lento e [as administrações] não vão trabalhar com smartphones e tablets por isso é muito importante que o Linux tenha uma fatia importante deste bolo".

Fonte: Tek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Setembro 2013, 16:03

Este é precisamente o efeito do open-source: inicialmente não é algo apelativo para o programador pois não traz retorno, mas com a necessidade académica intrinsecamente ligada inevitavelmente faz este mundo crescer, sempre.

Nesse sentido, mais tarde ou mais cedo chegaríamos a uma situação inevitavelmente sólida ao ponto de começar a ser utilizada em massa. Cada vez mais vamos ver isto mais evidente, é sempre uma questão de tempo, nada mais. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Setembro 2013, 18:44

É sempre de grande satisfação recebermos informações como esta.
O forte empenho que vem surgindo um pouco por todos os meandros linuxeiros tem picos de popularidade que ressaltam à vista. É o tipo de informação que só surte efeito se e quando reiterada por organismos que por opção ou necessidade, ainda que de início seja a título experimental, veiculam resultados satisfatórios ou que correspondam a critérios mínimos exigidos.
É um tipo de imposição de presença no mercado legítima e faz valer esse direito contrariamente a quem segue linhas de divulgação mais segmentadas e restritas sempre acompanhadas de uma agressividade que tem a capacidade de se virar contra si própria a avaliar pela ocasional impopularidade, insuficiência de resultados, etc.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Setembro 2013, 20:03

Mas o que podemos destacar é que esses picos de popularidade são cada vez mais populares a cada dia que passa. Há alguns anos atrás, uma pequena notícia sobre Linux era algo único e atualmente um mês sem pelo menos uma notícia assim é atípico!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor Exploit » Dom, 29 de Setembro 2013, 5:20

O mundo está inteligente..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor hailton » Dom, 29 de Setembro 2013, 9:38

O interesse pelo Linux nesse momento deve em grande parte ao Android da Google. A Google soube aproveitar o sistema Linux e criar um excelente ecossistema de nuvem (Google Drive, Google Cloud Print, Google Docs - só faltou o suporte para ODF, etc).
A Linux Foundation está trabalhando com mais intensidade nesses últimos anos, a todo momento lançam uma atualização do kernel.
Infelizmente ainda existe o monopólio do Windows em computadores, e empresas como Adobe apenas fazem programas para sistemas fechados (Windows e Macintosh).

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 30 de Setembro 2013, 11:36

Acho que isto da expansão do Linux está a ocorrer ainda com pouca velocidade, mas em muitas frentes. Como você disse, ao nível do mobile a expansão tem muitas frentes: Android, FirefoxOS, Taizen, Ubuntu Touch, entre outros. Mas não é só isso, o kernel linux tem recebido muitas atualizações consoante a evolução do hardware da Intel, é interessantíssimo ver isso. O que significa que ao nivel do desktop as coisas têm tido uma evolução constante. Para além disso, ao nível dos servidores, as coisas têm evoluído igualmente bem, sendo os servidores Linux os mais seguros (aliás os Administradores de servidores Linux estão em alta em termos de empregabilidade bem remunerada).

Em suma o Linux não está a evoluir só por causa do Android, que aliás tenta esconder ao máximo as suas origens. O Linux está a ser aproveitado por muitas empresas em muitas áreas visto que é algo praticamente gratuito (apenas exige mão de obra para a personalização consoante as necessidades de cada um).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor José Craveiro » Ter, 1 de Outubro 2013, 18:27

Ora ai está um pormenor que também não concordo muito, alguém pensar que parte da popularidade do Linux se deve ao que a Google tem feito sobretudo na arquitetura do Android, aliás, mas parece que simplesmente se serve e se vale das capacidades que o Linux possui para se afirmar em campo; como já possuia uma popularidade estrondosa antes disso, possuir o que já possui através do Andriod é só somar pontos. Talvez, a meu ver, contudo não sou ninguém, devia clarificar melhor esta recente forma de existir, acredito que a esmagadora maioria nem sabe que base utiliza no uso do Android.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor marcos.vargens » Sáb, 5 de Outubro 2013, 22:35

Mas quem fabrica ou procura alternativas ao Windows, procura casos de sucesso, e não consigo ver caso maior que o Android. Apostar no Linux para rodar em milhões de dispositivos móveis? Não é qualquer um que tem peito para fazer isso, e a Google fez e deu certo. Mesmo que os usuários, que mal sabem usar o Windows, não sabem que existe Linux por trás do Android, quem entende do assunto sabe. E só quem entende do assunto é que vai investir. Quem vai usar, usa o que estiver na moda e mesmo que o Linux esteja no Desktop, nem irão saber o que é isso. Tem muita gente que usa o Ubuntu e nem sabe o que é Linux.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Desktops com Linux começam a ganhar terreno

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 5 de Novembro 2013, 18:06

Sem dúvida que isso é verdade @Marcos, há muita gente que simplesmente usa. Se serve, ótimo! Mas não é isso que procuramos? A maioria de nós sim!

Depois há quem pense mais à frente um pouco, como também muitos de nós que participamos aqui no forum. Falo daqueles que pensam nas vantagens do ser Open-Source. No imediato, todas aquelas questões de desconfiança são reduzidas a muito pouco.

Na minha opinião, estes dois aspetos são os que me fazem usar o Linux. Claro que a segurança do Linux é mais um ponto a favor, bem como as atualizações rápidas devido à continua procura de melhorias da enorme comunidade Linux.

Entretanto, apesar do Android ter uma base Linux, cada vez mais não gosto mais dele. Primeiro porque é pesado. Segundo porque é incompatível com Linux (fico mesmo triste com isto). Terceiro, e mais importante, está a receber políticas monopolistas cada vez mais evidentes, tal como este link retrata essa situação.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes